terça-feira, 27 de novembro de 2012

Viçosenses recebem tratamento contra o Glaucoma

A população viçosense respondeu positivamente ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde e do Iofal (Instituto Oftalmológico de Alagoas) para comparecer ao no Centro de Formação Conego Pimentel e participar da campanha de combate ao glaucoma, que foi realizada nos dias 23 e 24 (sexta e sábado) deste mês.
De acordo com a organização da campanha foram atendidas em média 2 mil e quinhentos viçosenses. O glaucoma é uma lesão do nervo óptico, relacionada à pressão ocular alta. “Esta é uma oportunidade para que a população de Viçosa possa verificar a pressão ocular, uma vez que o glaucoma não apresenta qualquer tipo de sintomas, a não ser em casos graves”. Comentou a coordenadora do Núcleo de Promoção a Saúde de Viçosa, Ivanete da Silva.

Durante os atendimentos é feita a verificação da doença e caso seja diagnosticado o glaucoma, o paciente é automaticamente agendado para o tratamento. “A pessoa vem, faz o exame de pressão e se houver suspeita, faz também o de fundo de olho. Sendo confirmado o glaucoma, já é feito o agendamento para tratar a doença”, explicou.

O publico alvo desta campanha foram pessoas acima dos 40 anos ou com histórico de cegueira na família. Para ser atendido foi necessário apenas levar originais e xeros da identidade, CPF e comprovante de residência e cartão do SUS.

Damião da Silva Lima, guarda municipal, de 43 anos, falou que nunca tinha feito e exame de glaucoma antes, mas que achava necessário prevenir a doença. “Gostei muito do atendimento aqui, o pessoal da Secretaria e do Iofal são muito educados e dá para perceber o cuidado que eles têm para nos examinar. Fiquei sabendo da campanha pelo carro de som e resolvi vir fazer o exame, por que como diz o ditado é ‘melhor prevenir do que remediar’, e graças a Deus não foi diagnosticado nada”.

A campanha de combate ao glaucoma acontece em Viçosa periodicamente, com especialistas do Iofal e funcionários do Núcleo de Promoção a Saúde identificando e prevenindo os casos no município, e através de exames de revisão, monitorando as pessoas já fizeram tratamento contra a doença. Um dos principais objetivos da mobilização é mobilização tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre o fato de que essa doença é crônica, não tem cura e pode causar a perda da visão se não for tratada a tempo.

Por: Sidinéia Tavares
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE