terça-feira, 27 de novembro de 2012

Viçosa Encerra festividades do mês da Consciência Negra

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra,  20 de novembro, Prefeitura de Viçosa, através das Secretarias de Cultura e Turismo, e de Educação realizou uma trilha ecológica com destina a Serra dos dois irmãos; oficinas de Berimbau, percussão, Coco de Roda, som e Sentido e capoeira, e apresentações culturais nas Escolas e praças do Município.

Durante as duas primeiras semanas de novembro os viçosenses presenciaram apresentações da capoeira Arte Ligeira, das bandas afro Gurungumba e Afro Peti, e do coco de roda da Escola Alegria e Esperança.

Na Trilha de Zumbi - No domingo (11) os viçosenses participaram da quarta caminhada ecológica “Viçosa na Trilha de Zumbi”, com destino à Serra Dois Irmãos, local onde o líder negro foi capturado e morto. Toda a trilha foi conduzida pelo grupo de escoteiros Camaleão, da 7° AL. Ao longo do percurso a secretária de Cultura de Viçosa, Karina Padilha foi explicando para os participantes, a saga de Zumbi na Serra dois Irmãos.

No dia 14 foi a vez da população assistir apresentação do grupo Ynaê, na Praça das Amêndoas, na Avenida Firmino Maia, no momento também foi exposta a Culinária Afro, e peças de artesanato com bambu.

Para Celebrar o dia 20 de Novembro Viçosa recebeu a caravana da I Cavalgada da Liberdade, a Cavalgada ocorreu no dia 18, data que marcou a demarcação do local do assassinato de Zumbi, cometido pelo português Domingos Jorge Velho,a cerimônia que contou com a participação dos ministros Aldo Rebelo(Esporte) e Luiza Bairros(Igualdade Racial), do Prefeito Flaubert Filho.

A 1ª Cavalgada da Liberdade partiu às 6h da manhã do domingo, 18 de novembro,  de União dos Palmares, na serra da Barriga, com uma tropa de 50 cavaleiros. Vestido a caráter como homem do sertão, usando um gibão, calças de couro e um chapéu típico de sertanejo, Aldo Rebelo fez todo o percurso de 48km numa égua, acompanhado do secretário de Esportes de Alagoas, Jorge Sexto, e de dezenas de outros participantes.

O encerramento da comemoração do mês Consciência Negra ocorrerá no próximo dia 30 com exposições de Arte relacionada à temática “Cultura e Identidade Afro-brasileira” e o grande Concurso da Beleza Negra.


Por: Sidinéia Tavares
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE