quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Estudante viçosense participa da Semifinal das Olimpíadas de Português

A viçosense Francine Joana da Conceição de Melo, 11 anos, participará nos próximos dias 20, 21 e 22, em Fortaleza, da semifinal das Olimpíadas Nacional de Língua Portuguesa, gênero Poema. Dentre 125 concorrentes na categoria poema a nível Nacional, a estudante representará Viçosa e Alagoas na etapa Regional.
A seleção do poema de Francine Joana é fruto de do trabalho desempenhado pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a coordenação pedagógica que incentiva a leitura e a produção textual, em todos os seus gêneros, nas escolas da Rede Municipal.
“Nós que fazemos a Educação em Viçosa já vínhamos incentivando a produção de texto e a leitura nas escolas, e essa conquista é fruto de um trabalho da Prefeitura, da Secretaria, da coordenação pedagógica e das escolas que vem sendo desenvolvido com muito empenho. Prezamos sempre pela qualidade educacional, para que nossas crianças e adolescentes tenham um futuro promissor e nos encham de orgulho, como fez a estudante Francine Joana”. Comentou a secretária de municipal de Educação, Ana Paula Calazans.
Francine Joana Conceição de Melo é estudante do 5° ano B, da Escola Municipal Dr. José Pimentel Amorim e moradora do Conjunto Padre Cícero. Na escola e na comunidade onde Francine Joana reside está um verdadeiro clima de felicidade, segundo ela, todos estão lhe dando os parabéns, falando sobre seu desempenho nas olimpíadas e lhe desejando boa sorte.
“Todo mundo fica me parabenizando, falando sobre mim. Estou muito ansiosa, quero que chegue logo o dia da viagem, e eu acho que vai ser uma coisa muito boa pra mim e para Viçosa, porque uma pessoa do interior do nordeste passar para a semifinal de um projeto como esse, é muito bom, agora acho que vou ganhar.”
A estudante, também comentou que a olimpíada despertou nela o interesse de continuar escrevendo poemas. “Há quase um mês a professora Márcia Barbosa começou a nos ensinar a fazer poemas, ela falou sobre a variedade de assuntos bons que Viçosa tem. Eu iria falar sobre as belezas naturais de Viçosa, mas mudei de ideia e escrevi sobre a feira livre que todo mundo vai e gosta de conhecer. Agora eu estou com vontade de escrever mais, sobre tudo que eu puder”.
O projeto é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do MEC (Ministério da Educação) e tem como objetivo colaborar para a melhoria ensino da leitura e da escrita. Para valorizar a interação com o meio a olimpíada adota o tema: ‘O lugar onde vivo’. Desta forma o aluno resgata histórias e aprofunda o conhecimento sobre a realidade em que vive, contribuindo assim para a sua cidadania.
O Prefeito Flaubert Filho se diz muito orgulhoso pela classificação da estudante. “É com um imenso orgulho que comemoramos a classificação para as Olimpíadas Nacional de Língua Portuguesa, Categoria Poema, de nossa futura poetiza Francine Joana, que Viçosa está torcendo pela vitória dela, mas independente do resultado, Francine e Viçosa já estão ganhando com esta classificação, pois mostra o avanço na Educação do Município e o empenho de nossos estudantes para o aprendizado”.
Em Fortaleza serão realizadas oficinas com objetivo de ampliar a competência de leitura e escrita e o universo cultural de alunos e professores selecionados. Ao final será anunciado os textos que concorrerão como finalistas. A etapa seguinte será a premiação dos vencedores, no dia 10 de dezembro, em Brasília.
De acordo com a diretora da Escola Dr. José Pimentel Amorim, Zilda de Lima Nanes, o processo de seleção do poema é muito minucioso. Incialmente reúne os alunos e trabalha a temática proposta com todo material disponibilizado pelo MEC, depois é feita uma pré-seleção dentro da escola, tendo como avaliadores os pais, professores, profissionais da escola e comunidade local (conselho escolar). Em seguida os poemas são enviados para a Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, para que eles façam uma nova triagem. Nesse processo os textos são enviados para o site do MEC e passa pela avaliação da comissão Estadual e por fim pela comissão do Ministério de Educação.
Para a professora Márcia Barbosa foi um grande orgulho a escolha do poema para a seleção estadual. “Para nós de Viçosa e da escola uma grande alegria, e motivo de muito orgulho. Estamos muito confiantes e essa confiança só aumenta com o passar das etapas. Essa é a minha primeira olimpíada, é a primeira olimpíada da escola e do município. A expectativa e a confiança são enormes. Espero que toda Viçosa, e do Estado de Alagoas torçam por nós, pela nossa estudante Francine Joana, para que ela chegue à etapa final e que traga essa vitória para o nosso município”.
Por: Sidinéia Tavares
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE