quinta-feira, 13 de abril de 2023

ESTUDANTES PODEM SOLICITAR ISENÇÃO PARA O ENEM 2023 A PARTIR DO DIA 17

Até 28 de abril, interessados também podem justificar a ausência na última edição do exame nacional

Joyce Andrea*/ Ascom Seduc Foto: Thiago Ataíde

Os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano podem solicitar a isenção da inscrição a partir da próxima segunda-feira (17), por meio do portal do participante. Além disso, até o dia 28 deste mês, os candidatos que se inscreveram para a edição 2022 do exame e, por qualquer motivo, não compareceram, podem justificar a ausência e, com isso, garantir novamente a isenção.

Tanto para solicitar a isenção da taxa de inscrição, quanto para justificar a ausência à prova do ano passado, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento, assim como informar endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Pode solicitar a isenção o participante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2023 nas escolas da rede pública. Também tem direito ao benefício o inscrito que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada – nesse caso tendo que comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

A isenção pode ser solicitada, ainda, pelo participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deve informar o seu Número de Identificação Social (NIS).

Após este procedimento, os interessados, isentos ou não, devem realizar sua inscrição na Página do Participante, no período de 5 a 16 de junho.

Justificativa

Já a justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar a isenção na edição de 2023. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência.

Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Outro detalhe é que serão aceitos apenas documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Fonte: educacao.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE