quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Alunos da escola Manoel Firmino homenageiam cordelistas alagoanos

Alunos da escola Manoel Firmino homenagearam na manhã desta quinta-feira, 05, os cordelistas Jorge Calheiros, de Maceió, e o viçosense Fernando Alves. A homenagem faz parte da culminância do projeto Literatura de Cordel, que trabalhou o gênero textual. A temática foi uma sugestão da coordenação da Secretaria de Educação de Viçosa.
 
O projeto foi realizado por meio de pesquisas feitas pelos professores do 5º ano, Tiago Fernandes e Sandro Bonfim, que junto com a direção e coordenação da escola abraçaram o tema sugerido e foram em busca de conhecimento sobre cordel. Foi realizado um planejamento com os professores e em seguida foram apresentados trabalhos de reconhecimento do gênero textual em foco.
 
Os professores apresentaram em sala cordéis de Patativa do Assaré e do próprio Jorge Calheiros, e foi feito um estudo da estrutura dos cordéis. Os alunos assistiram a um vídeo contando a história de Jorge, gravado para um programa televisivo.
 
Para Tiago Fernandes, a construção coletiva de um cordel foi o êxtase do aprendizado. “Nós fizemos um cordel coletivo homenageando Jorge Calheiros e o nosso querido Fernando Alves, o Curió da Viçosa, e convidamos os dois para esse momento de troca de experiências”.
 
Os alunos tiraram dúvidas a cerca da literatura de cordel, em um bate papo animado com os cordelistas. O encerramento ficou por conta da apresentação do poeta Fernando Alves, que junto com as crianças, cantou para Jorge Calheiros o hino folclórico da cidade: Viçosa do Nosso Brasil, do saudoso Mestre Osório.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE