quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Escola Frei Damião encerra festividade folclórica

Os alunos da escola Frei Damião comemoraram nesta segunda-feira, 09, o Dia do Folclore. Os alunos apresentaram para a comunidade danças folclóricas, capoeira e mostraram habilidades artesanais. A comunidade acompanhou atenta e ainda seguiu a banda Afro Gurungumba, em desfile pelas principais ruas da comunidade.
 
Xaxado, capoeira, coco de roda, vaquejada, misticismo, foram alguns dos temas abordados pelos professores em sala de aula. Vestidos a caráter, os alunos apresentaram o resultado do que foi estudado em sala de aula. No artesanato, o destaque foi para os chapéus de guerreiro e bonecas com reciclados, produzidos pelos próprios alunos.
 
O Guerreiro Riacho do Meio, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, apresentou um dos mais importantes folguedos da cidade. A comunidade do Frei Damião é raiz do Guerreiro e local de moradia do Mestre Sebastião, falecido, e da Mestra Quitéria, que dá continuidade ao folguedo.
 
Jamille Domingos é aluna da escola, ela dançou o coco de roda e gostou da experiência. “Eu dancei o coco de roda e achei muito legal, é muito bom. O passo que eu mais gostei de aprender foi o canário amarelo”.
 
Para a diretora, Andréia Fernandes, incentivar a cultura é primordial. “A educação precisa de cultura, e nós tratamos de temas que são do cotidiano dos nossos alunos, como o Guerreiro e o misticismo com a devoção a padre Cícero Romão e Frei Damião”.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE