sexta-feira, 5 de julho de 2013

Secretaria de Cultura e Turismo realiza pré-conferência no Bananal

A Secretaria de Cultura e Turismo de Viçosa estava na fase de preparação para a realização da Conferência Municipal de Cultura. Na tarde da quinta-feira, 04, o povoado Bananal recebeu a primeira pré-conferência de Cultura. A abertura ficou por conta da alegria do Reisado e de suas peças. O objetivo da pré-conferência é discutir as políticas culturais da comunidade e levar essa discussão para a Conferência Municipal.
 
Para a secretária de Cultura e Turismo, Karina Padilha Rebelo, a comunidade foi escolhida com o objetivo de incentivar ainda mais a valorização do Reisado. “O Bananal já tem o Reisado e nós queremos trazer a comunidade para mais perto dessa manifestação cultural tão bonita, e que é deles.”
 
O assessor técnico cultural de Viçosa, Maylson Honorato, lembrou que o Mestre Expedito é um Patrimônio Vivo. “A comunidade tem um Patrimônio Vivo que é o Mestre Expedito, e ele tem cumprido seu papel de repassar a sua vivência no Reisado, os passos e peças que ele aprendeu com seu pai, o saudoso Mestre Osório.”
 
A participação popular foi intensa e a comunidade apresentou a gastronomia local, incluindo os doces caseiros, quebra-queixo, buchada e caldinho de galinha.
 
A secretária de Cultura e Turismo e o assessor técnico cultural, Maylson Honorato, não resistiram e caíram na dança junto com o Mestre Expedito e o Reisado Virgem dos Pobres, que foi batizado na pré-conferência como Reisado Mestre Osório do Bananal, levando os presentes à emoção.
 
As conferências são realizadas a cada quatro anos com o objetivo de debater as políticas públicas aplicadas e suas melhorias. A próxima pré-conferência será realizada na comunidade do Anel.

Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE