quinta-feira, 25 de julho de 2013

População viçosense discute o fortalecimento cultural na I Conferência Municipal de Cultura

O Centro Cultural e de Convenções de Viçosa - Dr. José Evilásio Torres recebeu nesta quarta-feira, 24, a I Conferência Municipal de Cultura, com o objetivo de debater ações que vão fortalecer o movimento cultural da cidade. A abertura foi embalada ao som da banda de pífano do Mestre Bia, Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, que cantou a peça de Reisado “Viçosa do Nosso Brasí” que ficou imortalizada como um dos hinos da cidade, eternizada pelo saudoso Mestre Osório.
 
Para o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a conferência é o momento em que a população vai falar o que é preciso ser fortalecido. “As conferências são momentos únicos de troca de diálogos entre o povo e o governo, aqui a população vai poder expressar onde é preciso fortalecer a manifestação cultural. Viçosa é o Berço da Cultura Alagoana e tem um patrimônio cultural inestimável, a arquitetura de Viçosa é luxuosa, com seus casarios que estão sendo tombados. Vamos hoje discutir ações que venham fortalecer a valorização da cultura viçosense, rica em arquitetura, cultura popular, mestres e pessoas ilustres, pois ‘seu nome é Viçosa, Princesa das Matas”.
 
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Viçosa, Karina Padilha Rebelo, a conferência vem fortalecer as políticas públicas aplicadas na cultura. “Nós sairemos daqui com propostas concretas para o fortalecimento da nossa cultura. Vamos debater as melhorias necessárias, para que as manifestações culturais se desenvolvam ainda mais. Já está em andamento um projeto para fazermos um sítio histórico em nossa cidade, com o credenciamento e o tombamento dos prédios históricos da nossa cidade”.
 
O Prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho, falou da satisfação da reativação do antigo cine Godói que embalou a juventude de muitos presentes e agora será um ponto de fortalecimento da cultura de Viçosa. “É muito bom ter esse lugar movimentado. A maioria das pessoas que estão aqui presentes viveram histórias no antigo cinema, muitos já vieram assistir a filmes de bang bang, kung fu, Os Trapalhões. Estamos prestes a devolver esse espaço para a população viçosense, agora com o Centro de Convenções, que vem homenageando meu avô, Dr. José Evilásio Torres -  prefeito, deputado estadual e secretário de Estado - que fez parte da história política de Viçosa nos anos 20. Estou muito feliz com a participação em massa da sociedade viçosense aqui na conferência, é muito importante a participação da comunidade para discutirmos juntos o fortalecimento da nossa cidade”, destacou o prefeito acrescentando: “As políticas que estamos trazendo para Viçosa já estão funcionando: a cultura afro brasileira, por exemplo, o aprofundamento da história de Zumbi, além das ações como o próprio Centro de Convenções e a Orla Ribeirinha, que está para ser construída, irão alavancar a produção cultural da nossa cidade”.

A mesa de autoridades também contou com a presença do vice-prefeito, Manoel dos Passos Vilela - o Vô, a secretária municipal de Educação - Ana Paula Torres, a consultora do Sistema Nacional de Cultura da Unesco - Vânia Brayner, representando a Câmara dos Vereadores, o vereador Valério Passos e representando a comunidade, o presidente da Associação Comercial de Viçosa e integrante da Associação Fazendo Fazeres, Durval Joaquim.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE