quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Viçosa recebe II Cavalgada da Liberdade

Comemorando o mês da Consciência Negra, Viçosa recebeu no último domingo, 17, a II edição da Cavalgada da Liberdade , realizada pelo ministro do Esporte, o viçosense Aldo Rebelo, que há dois anos relembra o herói negro Zumbi dos Palmares traçando sua trajetória de União dos Palmares a Viçosa.
 
A convite da Secretaria de Cultura e Turismo a professora e quilombola, Adriana Lira, recepcionou a cavalaria realizando a leitura de documentos históricos que comprovam que em Viçosa, especificamente na Serra Dois Irmãos, aconteceu a última batalha do Quilombo dos Palmares.
A Banda Afro Gurungumba com seus batuques arrancou aplausos dos presentes, inclusive do conterrâneo ilustre Aldo Rebelo, que ao descer do seu cavalo foi diretamente prestigiar os jovens artistas. O grupo é formado há 11 anos e aplica nas escolas a Lei 10.639/03.  O grupo que tem como maestro Paulo Xavier e coreógrafo Ivaldo Vieira, ambos ex alunos do grupo, encanta a todos por onde passa.
 
A II Cavalgada da Liberdade saiu de União às 5h chegando em Viçosa por volta das 16h. A cavalgada é uma realização do Ministério do Esporte em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Viçosa, entrando para o calendário turístico-cultural do Estado e do município.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE