Técnicos do Ministério da Saúde visitaram nesta quinta-feira, 11, a Unidade de Pronto Atendimento de Viçosa(UPA). A visita foi para fazer uma avaliação da unidade a fim de qualificá-la apta para executar os serviços propostos pelo Ministério da Saúde.
Dentre os critérios avaliados pelos técnicos estão: ambiente limpo, conservação de equipamentos, atendimento, e estatísticas de atendimento e transferências. Segundo registros da UPA e do SAMU, a Unidade apresenta um baixo índice de transferência para a unidade referenciada da capital, o Hospital Geral do Estado (HGE), o que é muito positivo.
A coordenadora administrativa da UPA, Aparecida da Silva Oliveira, evidenciou que o baixo registro de transferências mostra que a maioria dos casos médicos são solucionados em Viçosa e atesta que o município tem todo o aparato necessário para cuidar dos pacientes. “A avaliadora do Ministério da Saúde ficou muito impressionada com a qualidade que trabalhamos. Recebemos nota 9,99. Isso é um fato a se comemorar. Os padrões são de extrema exigência e estamos dentro dos padrões estabelecidos”, celebrou a coordenadora.
A UPA de Viçosa foi inaugurada em julho de 2012 e habilitada em outubro do mesmo ano, desde então ela vem sendo mantida com recursos próprios. Em fevereiro recebeu a primeira contribuição do Governo Federal. A visita da equipe do Ministério resulta na qualificação da Unidade, o que significa dizer que o município vai receber um apoio financeiro para manter os serviços oferecidos pela Unidade que é referência para o Vale do Paraíba.
Fonte: vicosa.al.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário