segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Viçosa: Conheça a árvore de ‘Latal’ do Vô, assista!


A árvore fica na casa do Vô, na Praça Apolinário Rebêlo em Viçosa-AL. Ainda dá tempo de ver de perto e garantir sua foto.
Conheça e valorize a cultura viçosense.

Fonte: valeagoraweb.com.br

Alunos da Ufal finalizam projeto do Calendário Arquitetônico com casarões de Viçosa

O mês de dezembro encerra a visita dos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) ao município de Viçosa. As visitas fazem parte da construção do Calendário Arquitetônico da disciplina de Prática de Restauro. Ao chegar em Viçosa a equipe foi recebida pelo prefeito de Viçosa, Flaubert Filho.
 
A aluna Bárbara Melânia, que cursa o 8º período, ficou encantada com a arquitetura de Viçosa. “Aqui é tudo muito lindo, na faculdade a gente estuda as eras arquitetônicas e poder ver e saber que aqui pertinho da gente existe uma arquitetura tão antiga e conservada. E muito bom, me deixa muito feliz saber que temos essa beleza em nosso estado”.
 
Os alunos são acompanhados pela professora doutora Josemary Ferrare, que afirmou desconhecer o acervo arquitetônico do município. “Eu não imaginava que Viçosa guardasse um tesouro arquitetônico como esse. Na televisão e nos jornais a cidade aparece muito quando se fala em Arte e Cultura, fiquei muito feliz em poder conhecer e estudar uma arquitetura tão bela e principalmente conservada, mas agora está tudo documentado”.

O Calendário Arquitetônico dos casarões avarandados de Viçosa será lançado na Ufal. O projeto faz parte de uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, a Pró-Reitoria de Extensão e a Superintendência de Infraestrutura da Ufal, com total apoio da Prefeitura de Viçosa.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Flaubert Filho entrega chaves do Residencial Ismael Brandão

Hoje foi um dia de emoção para as famílias beneficiadas com o Residencial Ismael Brandão. O prefeito de Viçosa, Flaubert Filho, e a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social entregou as chaves das casas para as famílias cadastradas.
 
O prefeito reuniu as 50 famílias beneficiadas no Centro de Formação Cônego Pimentel, onde falou sobre a situação das casas, explicou que já estão concluídas só faltando água e energia. O objetivo é que as famílias atuem como parceiras da prefeitura cuidando do imóvel até que ele fique totalmente pronto para ser habitado. Com esta iniciativa da prefeitura evita invasões, como aconteceu no residencial Santa Ana em janeiro.
 
Flaubert Filho informou que as famílias ainda não podem morar nas casas. “Vocês não podem morar nas casas ainda, porque falta água e energia, mas peço a vocês que me ajudem a cuidar do patrimônio de vocês. Se invadirem, infelizmente será mais trabalho, tem que entrar na justiça para pedir reintegração de posse o que vai durar uns três meses, como aconteceu com o Santa Ana. Aqui já está pronto, só falta colocar a água e a energia, que até o final de janeiro estará finalizado e faremos uma grande festa para entregar a casa de vocês”.
 
O prefeito levou as famílias para conhecerem o residencial e anunciou a construção de mais 160 casas e uma praça, além de uma via que vai interligar o Ismael Brandão ao residencial Santa Ana, onde as famílias terão escola para as crianças. Em janeiro começará também as obras do Posto Saúde Família (PSF) do Poeirão que atenderá as comunidades mais afastadas do centro da cidade, como a Santa Ana, Santo Antônio e Ismael Brandão.
 
Para a senhora Selma Otávio, futura residente do Ismael Brandão, a certeza da entrega da casa própria é a realização de um sonho. “Hoje Deus está me dando esse presente, a minha casa é o melhor presente de Natal e Ano Novo. Eu louvo a Deus pela minha casa, pelo prefeito, que assim como o seu pai está realizando o sonho de muitas famílias. Eu só tenho a agradecer”.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Secretaria de Educação empossa diretores eleitos pela gestão democrática

Os diretores gerais e adjuntos de 13 escolas da rede municipal de ensino, eleitos pela comunidade escolar no dia 6 de dezembro, tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 27, em solenidade que ocorreu no Centro Cultural e de Convenções Dr. José Evilásio Torres com a presença do prefeito Flaubert Filho e da secretária municipal de Educação, Ana Paula Torres.
 
O evento teve a participação especial da orquestra Asafe da Igreja Assembleia de Deus de Viçosa, e da professora Viviane Almeida, servidora pública da Universidade Federal de Alagoas, que cantou o Hino Nacional Brasileiro. A coordenadora Edileuza Vilela fez uma homenagem aos diretores eleitos e um discurso emocionado.
 
Para a secretária Ana Paula Torres, o papel do educador vai além da didática, é necessário entrega e amor. “Nós temos que dar o nosso melhor pela Educação. Em Viçosa ela tem sido motivo de orgulho e isso é resultado de um trabalho coletivo. Ser educador vai além da sala de aula, ser educador é a missão de cuidar, ensinar e amar. É ser professor, amigo e pai sempre que necessário. Nossa prioridade é sempre alcançar o melhor, por isso peço cada dia mais a dedicação de todos vocês”.
 
O prefeito ressaltou os avanços na Educação. “Em nossa gestão a Educação realizou avanços importantes, como o Plano Municipal de Educação, onde colocamos as metas para a rede municipal de ensino pelos próximos 10 anos e já alcançamos muitas dessas metas. Com a gestão democrática nós chamamos a comunidade escolar para compartilhar com a gente a responsabilidade pela Educação dos nossos alunos”.
 
Há dois anos a Prefeitura de Viçosa adotou a Gestão Democrática, trazendo a comunidade escolar para mais perto da escola, tendo participação direta na escolha dos gestores. Confira a relação dos empossados:
 
 
1.    Escola Municipal Pedro Carnaúba
   Diretor Geral – Francisco Terto da Silva
   Diretor Ajunto – José Roberto Joventino de Oliveira
 
2.     Escola Municipal São José
 Diretor Geral – Gláucio Allan da Silva Pinto
Diretor Adjunto – José Elias dos Santos
 
3.    Escola Municipal Dr. Manoel Firmino Teixeira de Vasconcelos
Diretora Geral – Rilda Ferreira de Queiroz
Diretor Adjunto – Adenilson Albuquerque da Silva
 
4.    Escola Municipal Maria Nazaré Batista
Diretora Geral – Maria Marta Carnaúba Pontes
Diretora Adjunta – Maria Madalena Fidelis
 
5.    Escola Municipal Alegria e Esperança
 
Diretora Geral – Alba Cléia Vieira Bezerra
 
6.    Escola Municipal Dr. José Pimentel Amorim
 
Diretora Geral – Zilda de Lima Nanes
 
7.    Centro de Educação Infantil Sílvia Vasconcelos Brandão de Almeida
 
Diretora Geral – Maria Angélica de Oliveira Pereira
 
8.    Escola Municipal Cônego Severiano Jatobá
 
Diretora Geral – Francisca Mariana de Melo Balbino
 
9.    Escola Municipal Frei Damião
 
Diretora Geral – Andréia Fernandes de Vasconcelos
 
10.  Escola Municipal Maria Alza Torres
 
Diretora Geral – Luciana Tenório de Vasconcelos
 
11. Escola Municipal Elias Leite dos Passos
 
Maria do Carmo Assunção Ferreira
 
12. Escola Municipal Sítio Boa Vista
 
Diretora Geral – Juliana Tamires Soares Santana
 
13. Escola Municipal Odilon Gato
 
Maria Cristina Rodrigues de Oliveira
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Shows e folguedos animam o Natal da família viçosense

As famílias viçosenses festejaram o Natal na Praça Apolinário Rebelo com boa música e a tranquilidade de um Natal de amor e paz proporcionado pela Prefeitura de Viçosa. O Reisado Mestre Osório do Bananal encantou os presentes. A viçosense Isabela Barbosa e a cantora Jucélia Gomes fizeram a animação durante a madrugada.
 
O Reisado é um folguedo natalino e é tradição da cultura viçosense. O grupo fez todo mundo dançar e cantar as peças do saudoso Mestre Osório e emocionou com uma linda homenagem ao velhinho mais esperado do ano, o Papai Noel. O público que aguardava a Santa Missa dançou junto com o grupo.
 
A senhora Maria Josefa, foi dançarina de Reisado. Ela lembrou dos tempos de criança e mostrou que não esqueceu os passos aprendidos. “Nos meus tempos de moça eu dancei Reisado, ainda com o Mestre Osório. Hoje vejo o filho dele [Mestre Expedito] dando continuidade ao trabalho. Espero que essa tradição nunca acabe”.
 
Na madrugada, a agitação ficou por conta da MPB da viçosense Isabela Barbosa, carinhosamente chamada de MpBela. “É sempre bom cantar em casa, sou uma viçosense apaixonada pela minha terra, estou muito feliz em cantar mais uma vez no Natal, que é uma festa de renovação, de avivamento dos sentimentos mais belos que um ser humano pode sentir”, destacou a cantora.

Para fechar a noite de natal, a cantora Jucélia Gomes - que também tem raízes em Viçosa - fez todo mundo sacudir ao som dos maiores sucessos de forró e brega romântico, inclusive teve uma homenagem ao Rei do Brega – Reginaldo Rossi.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Posse dos diretores eleitos na Gestão Democrática

Nesta sexta-feira, 27, serão empossados os diretores gerais e adjuntos das escolas da rede municipal de ensino, eleitos pela comunidade escolar em votação ocorrida no dia seis de dezembro. A posse acontecerá no Centro Cultural e de Convenções Dr. José Evilásio Torres, às 10h.

Há dois anos a Prefeitura de Viçosa adotou a Gestão Democrática, trazendo a comunidade escolar para perto da escola. A gestão democrática integra a comunidade escolar fazendo com que as pessoas que fazem o ambiente escolar escolham seus representantes e incentive a participação popular nas decisões do ambiente escola-família.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Espetáculo Uma História contada por Pirauê e Pirauá emociona público

Um emocionante passeio pela história e a cultura de Viçosa, assim foi o espetáculo “Uma História contada por Pirauê e Pirauá”, encenada pelos alunos da Escola de Artes e Música Antônio de Barros Araújo - Maestro Dom Ratão. Canto, dança, e poesia engrandeceram o espetáculo.
 
O prefeito Flaubert Filho visivelmente emocionado ressaltou a importância do incentivo à arte. “Esse espetáculo mostrou que não tem obra mais importante que essa. Precisamos de moradia, precisamos de infraestrutura, mas precisamos e estamos incentivando a cidadania. Poder ver a alegria destes pequenos. Foi a coisa mais linda que pude presenciar. Parabenizo e agradeço a toda a equipe”.
 
Ana Paula Torres, secretária municipal de Educação, falou da importância da arte no desenvolvimento das crianças. “Estamos investindo na formação dos nossos alunos, vimos aqui um espetáculo lindo, que foi criado em conjunto com os alunos de teatro, dança e música. Estamos formando cidadãos, é gratificante participar de um momento como esse”.
 
O espetáculo foi escrito e dirigido pelo renomado ator Naéliton Santos, que pesquisou a história da cidade. “O texto foi escrito por mim, baseado no livro do radialista Audálio Honorato, e em alguns livros que me foram indicados pela secretária de Cultura, Karina Padilha. Queria levar esses meninos a conhecer um pouco da identidade e da história de Viçosa. O espetáculo foi uma construção coletiva, dirigi com a  ajuda dos alunos. E hoje termos um resultado que agradou ao público, é muito gratificante”.
 
Jemerson, 13 anos, foi o intérprete do índio Pirauê, para ele o teatro ajudou a melhorar seu comportamento. “Eu era muito bagunceiro na escola, depois que comecei a fazer teatro meu comportamento melhorou muito, minhas notas também melhoraram. Quando olhei para um monte de gente nos aplaudindo, foi muito bom”.
 
O pequeno Gabriel Santos, 11 anos, interpretou o índio Pirauá. Ele disse que o teatro ajudou a melhorar na escola. “Minha atenção melhorou bastante, facilitando aprender os assuntos da escola. No começo a gente não queria fazer a peça, mas quando as pessoas aplaudiram a gente foi muito emocionante”.
 
Patrícia dos Santos é a mãe de Gabriel, emocionada ela falou da oportunidade de ver o filho brilhando no palco. “Foi tudo muito lindo. Meu filho está na Escola de Artes há um ano e por conta do trabalho nunca tinha visto ele atuar. Foi a primeira vez, estou muito emocionada, ele está tendo uma oportunidade única e vamos aproveitar muito.  Eu só tenho a agradecer a prefeitura e mimar muito o Gabriel”.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Educação apresenta resultados do PNAIC

O Centro de Formação Cônego Pimentel recebeu na manhã da sexta-feira, 20, a I Apresentação das Experiências realizadas na Formação Continuada. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Paula Torres.
 
A Secretaria Municipal de Educação oferece aos professores uma formação continuada tendo como objetivo o desejo de que os índices no ensino só melhorem. Professores do 1º ao 3º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino estão tendo essa oportunidade por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Para Ana Soares, coordenadora do PNAIC em Viçosa, a melhoria no aprendizado é visível. “Os professores com a formação continuada vão para a sala de aula mais motivados e empenhados em levar para os alunos uma aula mais dinâmica. Isso facilita o aprendizado dos nossos alunos e o resultado é visível”.

A secretária Ana Paula Torres ressaltou a necessidade da formação. “Desde que assumi a pasta, mesmo sem ter nenhuma experiência com Educação, comecei a buscar a formação continuada para nossos professores. Cheguei na pasta e busquei junto com eles me especializar, hoje faço mestrado em Educação, e graças a Deus estou vendo os resultados dos nossos esforços. Estou como presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL) e vejo que Viçosa está além de muitas cidades mais desenvolvidas. Temos resultados concretos da melhoria do ensino em nosso município”.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Viçosa inicia festividades natalinas

A Praça Apolinário Rebelo está toda ornamentada para receber as festividades natalinas. A Prefeitura de Viçosa preparou uma programação diversificada para celebrar junto com os viçosenses a chegada do Natal e comemorar o nascimento do menino Jesus. As festividades natalinas serão iniciadas neste sábado, 21.
 
A decoração natalina foi idealizada pelo prefeito Flaubert Filho e ficou no capricho. Uma árvore enorme e o Papai Noel esperam os viçosenses na Praça Apolinário Rebelo. Um cenário que Viçosa nunca teve. As estrelas do natal iluminam o coreto central da praça. Não há que resista a este cenário. As pessoas param e pousam para fotos na cadeira ao lado do velhinho mais famoso da época.
 
Teatro, balé, folguedos natalinos, shows e até uma maratoninha fazem parte da programação que foi preparada com o desejo de proporcionar as famílias viçosenses um natal de amor e paz, como ressaltou o prefeito Flaubert Filho. “Queremos proporcionar aos viçosenses um natal encantador. O natal das famílias. Queria que cada viçosense sentisse vontade de visitar a Praça Apolinário Rebelo, levar os filhos, explicar para eles o verdadeiro sentido do natal e transmitir uma mensagem de amor e paz”.
NATAL NAS ESCOLAS - As escolas municipais também capricharam na decoração. A Escola de Artes e Música Antônio de Barros Araújo “Maestro Dom Ratão”, está localizada na comunidade quilombola Sabalangá. A fachada externa da escola recebeu muitas luzes e deixou o bairro no clima natalino.
 
Quem também investiu na decoração foi a Escola Maria Alza Torres, da comunidade Santa Ana. A escola inovou com uma decoração feita com produtos reciclados. A árvore central é imensa e foi toda feita com garrafas pet. Quem passa pela comunidade, principalmente no período noturno, é atraído pelo visual iluminado e inovador. O conceito de sustentabilidade ambiental também foi trabalhado com os alunos da escola que colaboraram no processo de recolhimento das garrafas que estavam jogadas no meio ambiente, conforme informou a diretora da escola, Luciana Tenório.
 
A COMUNIDADE – O clima natalino também contagiou a comunidade. Dona Claudete Pontes, mora na Rua Frederico Maia e há mais de 10 anos prepara sua casa para atrair doadores que se dispõe a proporcionar um natal melhor para famílias carentes.
 
Sua casa é totalmente decorada. Da fachada aos ambientes internos. O visitante além de conhecer os ambientes, ainda conta com a agradável recepção de dona Claudete que ainda serve um cafezinho. As doações deste ano serão para a comunidade Santa Ana, que é a mais recente do município. Conta com 430 moradias doadas pela Prefeitura de Viçosa. 
 
Confira a programação:
Dia 21:
16h - Apresentação do espetáculo “Uma história contada por Pirauê e Pirauá” com alunos da Escola de Artes e Música Sabalangá.
A LENDA - A existência da aldeia dos índios Cambembes em Viçosa deixou uma lenda onde conta que dois índios: Pirauê e Pirauá eram apaixonados pela mesma índia – Inhamunhá. Para não entristecê-los, a índia se jogou de um penasco e foi transformada em uma cachoeira. Os irmãos ficaram muito tristes e também se jogaram, formando assim a Serra Dois Irmãos.
Dia 22:
07h-  I Maratoninha de Natal
Dia 24:
19h- Apresentação do Balé das escolas da rede municipal e Reisado do Mestre Osório;
00h- Shows com Isabela Barbosa e Jucélia Gomes
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Escola de Artes e Música Maestro Dom Ratão apresenta espetáculo neste sábado

O palco do Centro Cultural e de Convenções de Viçosa Dr José Evilásio Torres recebe neste sábado, 21, a partir das 16h o espetáculo “Uma História Contada por Pirauê e Pirauá, encenada pelos alunos da Escola de Artes e Música Antônio de Barros Araújo “Maestro Dom Ratão”- Sabalangá. A entrada é gratuita e aberta ao público.
 
A peça vai relembrar a história da cidade contada pelos famosos índios Pirauê e Pirauá. O espetáculo tem a autoria e a direção do consagrado ator alagoano Naéliton Santos e conta com o apoio da Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
 
A LENDA - A existência da aldeia dos índios Cambembes em Viçosa deixou uma lenda onde conta que dois índios: Pirauê e Pirauá eram apaixonados pela mesma índia – Inhamunhá. Para não entristecê-los, a índia se jogou de um penhasco e foi transformada em uma cachoeira. Os irmãos ficaram muito tristes e também se jogaram, formando assim a Serra Dois Irmãos.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Grupo Renascer encerra ano com grande festa

Amigo secreto, mensagens e muita emoção, assim foi a confraternização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a Pessoa Idosa, Grupo Renascer, da Secretaria Municipal de Assistência Social. A visita surpresa do prefeito Flaubert Filho e da secretária de Educação Ana Paula Torres emocionou os membros do grupo.
 
Com direito a gorro de papai Noel e vestimentas vermelhas, os usuários do Renascer participaram da confraternização de Natal que contou com a participação do Pastoril Nossa Senhora da Salete e o Guerreiro Riacho do Meio, folguedos natalinos que são valorizados pelos viçosenses o ano inteiro.
 
Para Telma Vanderlei, coordenadora do grupo, a troca de experiências faz do trabalho uma grande realização pessoal e profissional. “Dinheiro não compra felicidade. A felicidade eu conheci quando passei a trabalhar com os idosos. Quando Ana Paula foi secretária de Assistência Social e criou esse grupo, foi quando eu comecei a trabalhar com os idosos e descobri que aqui estava a minha felicidade”.
 
A secretária Ana Paula Torres, ressaltou a importância do grupo. “O grupo Renascer é muito importante e é um trabalho muito bonito porque ele torna a vida de vocês mais alegre, vocês se sentem importantes e realizados. O grupo foi criado em nosso primeiro governo. Para nós é uma imensa alegria poder dar continuidade e esse trabalho. Só em ver o sorriso de vocês e saber que eu tenho uma porcentagem nessa história, eu já fico feliz”.
 
O prefeito Flaubert Filho lembrou que o grupo vem preservando a cultura do município. “Estamos finalizando mais um ano de trabalho e vamos iniciar outro, cheio de trabalho e de vitórias. Vamos continuar com esse trabalho tão bonito que vem preservando nossa história com o Pastoril, Guerreiro e outras atividades. Mostrando por onde passa que Viçosa continua sendo o berço do folclore”.
 
Vale lembrar que no segundo semestre deste ano o grupo foi destaque do projeto Corredor Cultural Alagoas Viva, projeto realizado pelo Instituto Boibumbarte em parceira com a Prefeitura de Viçosa.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Fim do Brasileirão de 2013

Um dos maiores campeonatos do mundo teve seu último jogo no dia 08 de dezembro de 2013, contudo rodadas antes já se sabiam o seu Campeão o Cruzeiro. Porem a disputa continuava para se saber que iria entrar no G4 para ter acesso a Libertadores de 2014 e para saber que iria ser rebaixado para a Série B.
VEJA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO FINAL DO BRASILEIRÃO 2013
Brasileirão 2013
VEJA TODAS AS 38 RODADAS DO BRASILEIRÃO 2013



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Projeto Proseando é que se aprende emociona artistas homenageados

A Praça Apolinário Rebelo recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, a culminância do projeto “Proseando é que se aprende”, onde os alunos da Escola Municipal Maria Nazaré Batista homenagearam alguns poetas viçosenses e apresentaram para a comunidade os trabalhos desenvolvidos.
 
Maria Madalena é diretora da escola e falou que o projeto é um incentivo a prática da leitura e da escrita. “Nosso objetivo é formar alunos para a leitura. Hoje estamos homenageando poetas conterrâneos. Amanhã, quem sabe, poderemos estar prestigiando alguns dos nossos alunos”.
 
O projeto teve duração de três meses e a equipe pedagógica escolheu os poetas que seriam estudados pelos alunos. Em seguida, professores e alunos visitaram o Museu Théo Brandão e o I Sarau de Poesias.
 
Os poetas Fernando Alves e Audálio Honorato ficaram emocionados ao verem seus poemas recitados por crianças que estão em fase escolar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “É muito gratificante ver nossos textos recitados com tanto amor por essas crianças”, afirmou Audálio Honorato.

O Guerreiro Riacho do Meio levou música e poesia para o encerramento cantando e dançando as famosas peças do folguedo.

Fonte: vicosa.al.gov.br

Saúde Preventiva é tema de palestra para beneficiados do Residencial Ismael Brandão

Na manhã desta quinta-feira, 12, as 50 famílias beneficiadas com o Residencial Ismael Brandão participaram de uma palestra educativa sobre Saúde preventiva. A palestra aconteceu na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Maria José Padilha.
 
A coordenadora do CRAS, Maria Givalúcia, informou que as famílias estão recebendo diversos atendimentos. “São 50 famílias beneficiadas com o residencial, mensalmente estamos oferecendo palestras e amanhã as mulheres poderão receber encaminhamento para a mamografia”.
 
A senhora Maria da Conceição é uma das beneficiadas com o residencial. Ela informou: “gosto de ouvir as palestras do CRAS, a gente aprende muita coisa boa e vamos usar nas nossas vidas”.
 
Em janeiro as Secretarias de Assistência Social e Saúde de Viçosa estarão realizando vários exames para os beneficiados deste residencial.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Um Feliz Natal Viçosa

 
Viçosa vive um novo momento,
As esperanças se renovam a cada conquista,
E neste natal, reafirmamos o compromisso,
De continuarmos trabalhando pelo desenvolvimento social
de nossa querida Viçosa.
 
Passamos por muitas dificuldades,
Mas o desejo de dias melhores
Superam as nossas limitações,
Reascendendo em nós a responsabilidade
De fazer mais e mais.
 
Que tenhamos um Natal de muito amor e paz.
 
Um feliz natal para todos os viçosenses.
 
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Prefeito de Viçosa informa à comunidade crise financeira que afeta o município

Os municípios brasileiros vivem dias difíceis com mais uma crise financeira que afeta o país. A crise acontece com a queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que compõe a maior receita do município. Em Viçosa, este repasse é de cerca de 80% do total da Receita.
 
O FPM é composto por uma parcela do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). De acordo com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) a queda se deve em virtude da política de desonerações de impostos empreendida pelo governo federal e à queda da atividade econômica.
 
A CNM também calculou que as prefeituras do País deixarão de receber R$ 475 milhões neste ano com o não pagamento do Fundo de Apoio à Exportação (FEX). Esse fundo é pago pela União a Estados e municípios exportadores.
 
A entidade que representa os municípios também afirmou, num levantamento apresentado nesta segunda-feira, 9, em Brasília, que a Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) zerada causou um prejuízo de R$ 1 bilhão às prefeituras, só em 2013. A CNM calculou também uma perda de R$ 3,6 bilhões com a não aplicação da lei que redistribuiu os recursos dos royalties de petróleo entre Estados e municípios não produtores.
 
O prefeito de Viçosa explica que a crise está dificultando honrar os compromissos financeiros, como pagamento de pessoal, fornecedores, inclusive comprometendo o 13º. “Para cumprir os compromissos financeiros e manter os serviços essenciais à população estamos cortando elementos de despesas. No meu mandato já enfrentamos duas enchentes, 2009 e 2010, a crise financeira mundial 2009 e 2010, a seca de 2013 e as crises financeiras econômica de 2012 e 2013. É muito difícil administrar com um cenário constante de crises. Estou informando para a comunidade porque todos precisam saber a realidade do nosso município. Mas não é uma realidade apenas de Viçosa. O Brasil inteiro sofre com os cortes financeiros”.
 
*Com informações da CNM.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Prefeitura de Viçosa lança Programa Municipal de Educação Fiscal

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta quarta-feira, 11, o Programa Municipal de Educação Fiscal. O lançamento do programa acontecerá no Centro Cultural e de Convenções Dr. José Evilásio Torres, às 9h.

O Programa de Educação Fiscal visa levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos, sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo e criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Brasil 2014 tem os 32 países classificados. Descubra quem já tem lugar garantido na Copa 2014:

Brasil 2014 tem os 32 países classificados.  Descubra quem já tem lugar garantido na Copa 2014:


 
 
Grupo A: Brasil, Croácia, México e Camarões.
Grupo B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália.
Grupo C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão.
Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália.
Grupo E: Suíça, Equador, França e Honduras.
Grupo F: Argentina, Bósnia e Herzegovina, Irã e Nigéria.
Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos.
Grupo H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul.  

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Campeões: Em jogo com entrega de faixas, Flamengo e Cruzeiro, donos dos troféus da Copa do Brasil e do Brasileirão, empatam no Maracanã; César rouba a cena

A noite deste sábado (07.12) foi festiva no Estádio do Maracanã. Antes do apito inicial para o jogo entre Flamengo e Cruzeiro, válido pela última rodada do Brasileirão, o elenco rubro-negro tirou a foto oficial do título da Copa do Brasil e os jogadores de ambos os times trocaram entre si as faixas de campeão referentes às duas competições nacionais. Com bola rolando, o confronto foi igual e terminou empatado em 1 a 1, com Hernane marcando para o Mais Querido. No entanto, quem roubou a cena foi César, goleiro flamenguista, de apenas 21 anos, que teve uma atuação brilhante em sua estreia como profissional.
A partida começou com o Flamengo partindo para cima. Nos primeiros minutos, Paulinho criou duas boas jogadas, mas não conseguiu balançar a rede adversária. Coube então ao Brocador fazer o que mais sabe: gol no Maracanã. Aos 13, Hernane recebeu cruzamento de Nixon e cabeceou para o fundo do barbante, marcando seu 36º gol no ano, o 16º no Brasileirão. A partir daí, começou a brilhar a estrela de César. Aos 22, ele fez uma defesa espetacular após chute à queima-roupa de Luan. Pouco depois, o jovem goleiro salvou novamente seu time, espalmando a bola chutada por Léo, que estava muito perto da baliza rubro-negra. Aos 38, Carlos Eduardo e Everton se desentenderam e acabaram expulsos. Passados três minutos, Mayke acertou o travessão flamenguista, no último lance de perigo da etapa inicial.

No segundo tempo, o Cruzeiro foi o time que criou mais chances claras de gol. Nos primeiros 15 minutos, os cruzeirenses ameaçaram a meta de César por duas vezes, mas em nenhuma delas o goleiro precisou espalmar a bola. Quatro minutos depois, porém, o arqueiro rubro-negro nada pôde fazer, quando Souza acertou uma bomba indefensável no ângulo esquerdo, igualando o placar. Aos 23, César novamente não tocou na redonda, mas a viu explodir na trave após chute de Luan. Três minutos depois, Júlio Batista cobrou falta com extrema categoria e o goleiro da Gávea saltou para executar mais uma grande defesa. Aos 30, o Flamengo criou sua primeira chance na etapa final: Nixon arriscou de longe e quase balançou a rede. Quando o cronômetro marcava 37 minutos, o Cruzeiro armou boa jogada pela direita e Léo Moura evitou o gol cortando o cruzamento já dentro da pequena área. Após o apito final, a torcida gritou em coro o nome de César.

 "Maravilhoso estrear no Maracanã. Era meu sonho. Antes do jogo, estava muito ansioso, desde ontem. Só tenho a agradecer pela confiança da comissão técnica, do Wagner Miranda (preparador de goleiros), do Cantareli (auxiliar técnico), dos fisioterapeutas... Passei por cirurgia em dezembro passado e fiquei seis meses parado. Então, quero agradecer a Deus por voltar a jogar dessa maneira. Foi uma estreia inesquecível", disse o goleiro César.
 
Fonte: flamengo.com.br

Comunidade escolar escolhe novos diretores para as escolas municipais

Sexta-feira, 6, foi dia de eleição para a escolha dos novos diretores das escolas municipais de Viçosa. A escolha foi feita pela comunidade escolar e faz parte do processo de gestão democrática. O prefeito de Viçosa Flaubert Filho, e a secretária de Educação, Ana Paula Torres, integraram a comitiva que visitou as escolas. O setor jurídico acompanhou e garantiu a lisura do processo. A posse dos novos gestores acontecerá no dia 27 de dezembro.
 
Após a sensibilização por parte da Comissão Articuladora de Gestão Democrática, a comunidade escolar atendeu ao chamado e foi às escolas escolher os novos gestores escolares. 13 escolas vivenciam o processo democrático.
 
Sirlene Xavier possui um filho em escola da rede municipal. No dia da eleição atuou como fiscal. Ela fala da importância da participação dos pais na vida escolar. “É muito importante os pais se fazerem presentes na escola, não só visitar a escola quando receber o chamado dos professores. Tem que ser exemplo para o filho se preocupando com as ações da escola”.
 
Durante todo o dia algumas escolas mostraram a produção cultural dos alunos, a exemplo da Escola Municipal Dr. José Pimentel Amorim onde os alunos apresentaram um pouco sobre a influência africana na cultura e na culinária brasileira e uma coreografia com a música Canto das Três Raças, de Clara Nunes.
 
Os eleitores além de votar, ainda conferiam o que os filhos estavam aprendendo no ambiente escolar, como o coco de roda, xaxado, e outras danças populares. Além do despertar para a poesia com recitais, confecção de artesanato e outras manifestações artísticas.
 
Alguns pais foram incentivados pelos filhos a se fazerem presentes nas urnas de votação, é o caso do vigilante José Roberto. Os filhos foram buscá-lo no trabalho para que ele votasse. “Eu fico muito feliz. Eles estão aprendendo a exercer o papel deles na sociedade”.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

domingo, 8 de dezembro de 2013

Flamengo 1 x 1 Cruzeiro – Deu empate no duelo dos campeões: Antes da bola rolar, foi dado um minuto de silêncio, pela morte de Nelson Mandela

Flamengo e Cruzeiro – que trocaram as faixas - se enfrentam neste sábado, no Maracanã, em pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque, um foi campeão da Copa do Brasil. Já o outro, levantou a taça do Brasileirão de forma antecipada.
 
E o duelo que encerrou a participação dos dois na competição terminou empatado por 1 a 1. Com gols de Hernane (Flamengo), de cabeça, aos 13 minutos da primeira etapa e Souza, nos 16 do segundo tempo, os cariocas terminaram o Brasileirão na 11ª colocação com 49 pontos.
 
Já os mineiros, com mais um ponto, encerram a competição com a taça de campeão – conquistada de maneira antecipada – na liderança isolada, agora com 76. Mas o Mengão, ainda pode perder posições, já que a última rodada será encerrada somente neste domingo.
 
Homenagem e protesto
Antes do apito inicial, os dois times promoveram uma troca de faixas. Já que o Flamengo foi o campeão da Copa do Brasil e o Cruzeiro levantou de maneira antecipada a taça do Brasileirão. Também aconteceu outra homenagem.
 
Antes da bola rolar, foi dado um minuto de silêncio, pela morte de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul. O volante do Mengão, Luiz Antônio completou neste dia, 100 jogos pelo time carioca. E logo após o apito do árbitro, aconteceu o famoso toque de bola entre os jogadores, que durou cerca de 30 segundos, em mais um protesto do movimento Bom Senso FC.
 
Logo aos cinco minutos, Paulinho recebeu um grande passe, tocou para Léo, que chutou de fora da área e por pouco não abriu o marcador para os donos da casa. Quatro minutos depois, Paulinho tabelou com Hernane, que deixou Bruno Rodrigo e o goleiro Rafael pra trás e se não fosse Everton, o Mengão teria feito o gol.
 
Mas aos 13 minutos, ninguém conseguiu evitar o gol do Flamengo, que aconteceu depois de um cruzamento de Nixon, que parou na cabeça de Hernane. O borcador mais uma vez deixou sua marca no Brasileirão.
 
Aos 17, Luan tentou empatar, mas a bola acabou nas mãos do goleiro do Flamengo, César. Cinco minutos mais tarde, Júlio Baptista passou a bola para Luan, que chutou da entrada da área e mais uma vez, Céasr dez a defesa, que foi muito boa por sinal. Aos 36, Souza cruzou na área adversária e Léo obrigou o arqueiro do Mengão trabalhar mais uma vez.
 
“São César”
O Flamengo voltou para a segunda etapa vestindo a terceira camisa, que era mais preta, mas foi o Cruzeiro que começou pressionando. Tanto é que aos nove minutos, Luan desperdiçou um,a grande chance de empatar a partida. Depois de um cruzamento de Vinícius Araújo, o ex-Palmeiras erra feio e manda a bola longe do gol carioca.
 
Aos 15, Vinícius Araújo arriscou de fora da área e por sorte do goleiro César, a bola passou raspando a trave do gol flamenguista. De tanto pressionar, o Cruzeiro chegou ao empate três minutos depois. Souza driblou dois defensores cariocas e marcou um golaço no Maracanã.
 
E os mineiros quase viraram o jogo aos 23 minutos, quando Luan, de fora da área mandou a bola na trave do Flamengo. E não deu nem tempo para o goleiro César respirar, já que no minuto seguinte Júlio Baptista chutou cruzado e o arqueiro teve que trabalhar novamente.
 
Depois de mais uma defesa, a torcida ovacionou o jogador flamenguista. Aos 37, Léo Moura conseguiu evitar – de carrinho dentro da grande área - o segundo gol, que seria marcado por Júlio Baptista.
 
Fonte: Futebolinterior.com.br

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Aprendizado e emoção marcaram a I Gincana de Matemática da Progressão Parcial

Após muito trabalho e dedicação, a equipe da Progressão Parcial realizou a I Gincana de Matemática que teve a participação massiva dos alunos. Brincadeiras e homenagens fizeram parte da gincana que aconteceu na sexta-feira, 29.
 
A proposta de realizar a gincana surgiu do professor de Matemática, João Paulo Cardoso. A proposta foi apresentada para os outros professores e para a direção, que aceitaram e juntos elaboraram e realizaram o projeto.
 
Os alunos foram divididos em dois times: o time azul e o time vermelho, que se enfrentaram em dinâmicas que pediam conhecimento em números. Uma comissão, formada por professores e universitários, ocupou a mesa julgadora.
 
Torta na cara e o jogo da trilha fizeram a alegria dos estudantes, que tinham de responder as equações em cinco minutos, e da torcida que vibrava a cada acerto. A diretora da Progressão Parcial, Angelita Albuquerque, parabenizou os alunos e o professor pela atividade. “Em nome da equipe da Progressão Parcial parabenizo os alunos por participarem da gincana e ao professor João Paulo que organizou, com a ajuda do professor de Artes, Cristiano Lemos”.
 
A coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Rosa Virgínia, falou da importância da ludicidade no ensino. “Estou muito feliz que a Progressão esteja ensinando de forma lúdica. Aprender brincando é muito bom, principalmente Matemática”.

Para o idealizador do projeto, professor João Paulo, a gincana busca ensinar de forma lúdica. “Com esta atividade temos o intuito de demonstrar que a matemática pode sair do plano abstrato, dinamizando seus conteúdos, o que vem a facilitar a aprendizagem dos alunos”.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Aluna de Rede Municipal de Ensino de Viçosa é selecionada para a final do Caldeirão de Letras

Daniela da Conceição, aluna do 9º ano da Escola Municipal Pedro Carnaúba, foi selecionada para a final do projeto Caldeirão de Letras, organizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL). A viçosense vai representar a Zona da Mata Alagona na final que vai acontecer em janeiro durante a Feira dos Municípios, no Centro de Convenções.
 
A estudante reside no sítio Paturi, zona rural de Viçosa. É uma aluna dedicada e esforçada. Sua rotina começa cedo. Acorda por às 5h30 para chegar na escola no horário das aulas: às 7h. Aluna dedicada e esforçada, Daniela se destaca em todas as disciplinas, ganhando o respeito e admiração dos professores.
 
A Secretaria Municipal de Educação homenageou a aluna na unidade de ensino onde estuda e foi apresentada aos viçosenses numa carreta. “Daniela é um exemplo de aluna. Sua vitória é fruto do seu esforço. A Secretaria de Educação está orgulhosa e espera que este exemplo possa motivar outros alunos a conquistar seus sonhos”, afirmou Ana Paula Torres, secretária de Educação de Viçosa.
 
A coordenadora da Secretaria de Educação, Rosa Virgínia, parabenizou a aluna pelo destaque. “Nós temos que parabenizá-la e orientá-la para que ela continue traçando esse caminho de sucesso. Inteligente, sonhadora. Para nós educadores, é sempre um orgulho encontrar uma aluna assim”.

Sempre tímida, Daniela falou da preparação para a competição. “O professor de Português fez a brincadeira na sala com a turma e eu gostei. Quando soube que ia pro Caldeirão de Letras, alguns professores me deram livros para ajudar na preparação. Agora ganhei um dicionário pra estudar. Eu quero ser professora e vou estudar muito. Minha mãe me abraçou e ficou muito feliz com a minha vitória”.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Satisfação de Jayme de Almeida: Treinador ressalta dificuldade em enfrentar o Vitória na Bahia e elogia postura do Fla

No último domingo (01.12), o Flamengo foi a Salvador para fazer seu primeiro jogo após a conquista do tricampeonato da Copa do Brasil. A partida foi contra o Vitória e valeu pela 37ª rodada do Brasileirão. Apesar do triunfo não ter sido conquistado, o sentimento de Jayme de Almeida, após o apito final, era de satisfação.
"Fizemos uma boa partida no primeiro tempo. Tivemos várias oportunidade para fazer o gol. No segundo tempo, o time entrou em campo e ficou olhando. O Vitória pressionou, até que fez o gol. Foi um jogo muito aberto. Muito lá e cá. Gostei da postura. Aqui (Salvador), é difícil jogar. O time vem de uma conquista fantástica. Faltou atenção, teve uma bobeada nossa, mas, no geral, o Flamengo foi bem. Poderíamos ter uma sorte melhor, mas o Vitória é difícil. Estou satisfeito pelo que vi", afirmou o treinador.

O último jogo do Flamengo no Brasileirão será no próximo fim de semana, contra o Cruzeiro, no Estádio do Maracanã, ainda com data a ser definida pela CBF. Será o reencontro do elenco tricampeão com a torcida carioca após o título da Copa do Brasil. Para um momento especial como esse, Jayme de Almeida pensa em botar em campo sua força máxima.

"Contra o Cruzeiro vai ser nossa festa merecida. Acredito que todos (jogadores) estarão prontos para jogar. O Flamengo sofreu muito, mas termina o ano de cabeça tranquila. Os jogadores se doaram para terminar o ano aliviados", disse.
 
Fonte: flamengo.com.br

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Saúde Itinerante no Sabalangá realiza 400 atendimentos

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 29, o projeto Saúde Itinerante no Povoado Sabalangá, e realizou cerca de 400 atendimentos. O projeto atendeu os moradores das comunidades Sabalangá, Gurgumba e da Rua Evilásio Torres.
 
Os moradores receberam diversos atendimentos, dentre eles: atendimento clínico, pediatria, dermatologia, dentista e psicológico. Os pacientes puderam realizar exames de citologia, aferição de pressão. Ainda aconteceu entrega de preservativos, medicamentos e hipoclorito.
 
A secretária de Saúde, Kenya Valença, participou ativamente do projeto ao lado do prefeito Flaubert Filho. “O Saúde Itinerante vai continuar visitando as comunidades. Em dezembro a equipe da Secretaria estará participando de oficinas de planejamento, onde será feito um calendário e cada mês estaremos em uma comunidade. Nosso objetivo é chegar nas comunidades que ainda não possuem o Posto Saúde da Família (PSF)”.
 
A felicidade estava estampada no sorriso da senhora Thaís Firmino, que buscou atendimento para ela e os filhos. “É bom que este projeto venha mais vezes para o Sabalangá porque aqui ainda não temos posto de saúde. Quando precisamos de atendimento temos que ir até o centro da cidade. O prefeito nos informou que já tem um projeto de fazer um posto aqui, o que vai facilitar muito para nós”.

Os presentes ainda participaram de palestras sobre nutrição e registro civil.  As crianças receberam dicas de como realizar a escovação correta dos dentes. Os agentes de endemias fizeram um trabalho preventivo contra a dengue.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Escola Municipal Nazaré Batista apresenta I Sarau de Poesias

O Centro Cultural e de Convenções de Viçosa Dr José Evilásio Torres foi palco do I Sarau de Poesias do Projeto “Proseando é que se aprende” que aconteceu no início desta semana. O projeto é realizado pela Escola Municipal Maria Nazaré Batista e teve como homenageados os poetas viçosenses Fernando Alves e Audálio Honorato.
 
O projeto teve duração de três meses. A equipe pedagógica escolheu os poetas que seriam estudados pelos alunos e depois, professores e alunos visitaram o Museu Théo Brandão. O I Sarau de Poesias é a penúltima parte do projeto.
 
Para Maria Madalena, diretora da escola, o projeto é um incentivo a prática da leitura e da escrita. “Nosso objetivo é formar alunos para a leitura. Hoje estamos homenageando poetas conterrâneos. Amanhã, quem sabe, poderemos estar prestigiando alguns destes alunos”.

O “Projeto Proseando é que se Aprende” terá sua culminância em 13 de dezembro com uma Mostra Literária onde os alunos apresentarão todo o apanhado do projeto.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

domingo, 1 de dezembro de 2013

Vitória 4 x 2 Flamengo - Baianos aproveitam bem a ressaca dos cariocas: Vitória foi melhor e marcou os gols para brigar pelo G4 da Copa Libertadores

O Vitória se manteve firma na briga por uma vaga no G4, grupo da Copa Libertadores, ao vencer o mistão do Flamengo, por 4 a 2, neste domingo à tarde, no Estádio Barradão, em Salvador, pela 37.ª rodada, a penúltima da temporada. O jogo foi emocionante, mas com resultado justo.
 
O rubro-negro baiano agora soma 58 pontos, bem perto do G4, por enquanto (antes do final da rodada, em sexto lugar. O rubro-negro carioca, de ressaca pela conquista do tricampeonato da Copa do Brasil, está na boa: ocupa posição intermediária, em 11.º lugar, com 48 pontos. Este jogo foi transmitido pela Rádio Excelsior AM 840 de Salvador, parceira da Rádio FUTEBOL INTERIOR.
 
 Na última rodada, no domingo, o Vitória vai sair diante do Atlético Mineiro, preocupado com o Mundial Interclubes. De outro lado, o Flamengo vai atuar em casa, na sua despedida, diante do Cruzeiro, atual campeão brasileiro.
 
PENALTI PERDIDO
 O Vitória começou mais na frente e poderia ter aberto o placar aos 12 minutos, quando Dinei cobrou pênalti, mas o goleiro Paulo Victor caiu no canto esquerdo e espalmou para escanteio.
 
O time da casa não desistiu e saiu na frente aos 43 minutos com Dinei, que aproveitou na pequena área o cruzamento de Marquinhos, do lado esquerdo, após lançamento perfeito do meia Renato Cajá.
 
 Mas a festa baiana durou pouco, porque aos 45 minutos o Flamengo empatou. Depois do lançamento para a área, a bola ficou pipocando até chegar nos pés do zagueiro Wallace, revelado no Vitória, que completou de bico para as redes.
 
MAIS EMOÇÕES O segundo tempo começou quente. Logo no primeiro minuto, o argentino Max Biancucchi fez um golaço. Após a cobrança de lateral, houve um desvio de cabeça de Marquinhos e a bola sobre para Mas, que bateu de virada, com leveza. A bola saiu com efeito e entrou no ângulo direito de Paulo Victor, sem chances de defesa.
 
Aos seis minutos, Marquinhos arriscou o chute de longe e a bola raspou no travessão e foi para fora, o que poderia ser o terceiro gol e definir a partida. Mas o time carioca voltou a empatar aos 14 minutos. Depois de boa jogada pelo lado direito do ataque, o cruzamento veio da linha de fundo para os pés do “Brocador”. Mesmo desequilibrado ele mandou para as redes com o pé direito. Tudo igual.

Mas no vai e volta, o Vitória tratou logo de marcar o terceiro gol. Aos 16 minutos, após cruzamento da esquerda de Juan a defesa não cortou e Dinei entrou sozinho, na pequena área, para tocou de pé direito para as redes.
 
MUDANÇA ERRADA
Neste meio-tempo um mal entendido. O técnico Ney Franco errou ao tirar Renato Cajá, que ao contrário de jogos anteriores, fazia uma boa atuação e colocou Danilo Tarracha para reforçar o sistema de marcação. Cajá reclamou e ao sair de campo tirou a camisa e foi direto para os vestiários. Mas depois, de banho tomado e cabeça fresca, voltou para o banco de reservas.

O Flamengo ainda tentou reagir. Aos 28 minutos, Luis Antônio chutou de longe e o goleiro Wilson fez grande defesa. Mas aos 34 minutos, tudo ficou liquidado. Após troca de passes no ataque, Dinei, de costas, ajeitou a bola para Marquinhos, de frente, que bateu rasteiro e fez 4 a 2.
O Flamengo não teve forças para reagir. E ainda teve que agüentar os gritos de “olé” da torcida nos minutos finais. Aos 44 minutos, Wallace foi expulso por falta violenta, deixando o time carioca com um jogador a menos. Mas tudo estava resolvido.
 
Fonte: Futebolinterior.com.br
CADASTRE-SE