Agricultores de 20 cidades se reuniram hoje, 28, no Centro de Formação Cônego Pimentel, em Viçosa, para discutir melhorias para as políticas públicas no desenvolvimento agrário durante a II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho, recepcionou os conferencistas. “É uma honra para Viçosa sediar um encontro com tamanha importância como é a Conferência de Desenvolvimento Rural, um espaço onde o agricultor vai discutir as necessidades do homem do campo”.
Para Luciano Barros, representante da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, a Conferência é uma oportunidade das gestões municipal e estadual de agricultura conhecer a realidade do homem do campo e traçar políticas públicas estratégicas.
Foram sete temas em pauta, dentre elas: reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar. “É a segunda vez que estamos recebendo a Conferência em Viçosa. 20 municípios foram convidados. Aqui o agricultor tem voz e o que for debatido vai ser levado para a Conferência Estadual”, enfatizou Marcelo Vieira - coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos municipal (PAA).
Viçosa é o primeiro município do país a criar o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal, onde quase todas as secretarias municipais compram gêneros alimentícios da agricultura familiar. Essa iniciativa pioneira incentiva a economia local e valoriza a produção agrícola do município.
Fonte: vicosa.al.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário