Profissionais da rede municipal de ensino de Viçosa participaram de um encontro motivacional no Centro de Formação, promovido pela Secretaria de Educação, sob a coordenação da psicóloga Patrícia Barros, da empresa Talento Multicultural. Ela iniciou com uma dinâmica do sorriso, abraço e massagem, para mostrar a importância de começar o dia feliz.
O evento contou com a presença do prefeito Flaubert Filho, que tem sido um entusiasta da campanha de engajamento do funcionalismo público na promoção da cultura de paz nas escolas e mobilização da comunidade no combate à violência.
Ao falar sobre qualidade de vida, a palestrante destacou a tendência que as pessoas têm de valorizar pensamentos e acontecimentos negativos, mesmo com muitas coisas positivas ao seu redor, o que acaba influenciando as crianças nesse processo de negatividade.
“A felicidade é a relação interpessoal e qualidade de vida. Uma pesquisa mostra que existem três tipos de felicidades: a desfrutante, que é o prazer pessoal; a gratificante, que são as conquistas, e a significante, que é a nossa razão de viver. Então precisamos viver essas felicidades, e distribuí-las”, ponderou.
Patrícia Bastos falou sobre o incentivo à violência em casa, exercido inconscientemente pelos próprios pais, que ao verem seus filhos chegando da escola machucados querem que eles revidem da mesma forma a agressão sofrida. “Muitas vezes, os pais colocam a culpa do mau comportamento do filho na escola, nos professores, e não percebem que estão contribuindo para esse comportamento agressivo”, disse. “Até alguns brinquedos infantis induzem à violência, a exemplo de revólveres, espadas, vídeo games de lutas, entre outros.
A psicóloga apresentou alguns dados mostrando que a cada 30 minutos uma criança é vitima acidental de arma de fogo. E chamou a atenção para a importância de incentivar o desarmamento infantil nas escolas e em casa.
A qualificação profissional e a motivação do trabalhador foram os principais tópicos da palestrante, com ênfase para a importância da troca de conhecimento e o respeito mútuo entre professores e alunos. Ela encerrou o evento com uma palavra de estímulo aos profissionais da Educação para que não desistam de suas metas, de seus sonhos. “É importante que o profissional possa fazer o que gosta e trabalhar por amor, dar um pedaço de si para crescer no trabalho e na vida. Assim, as crianças se espelharam nos professores que têm”, concluiu.
Por Sidinéia Tavares (Estagiária)
Por Sidinéia Tavares (Estagiária)
Nenhum comentário:
Postar um comentário