terça-feira, 9 de novembro de 2021

Flamengo empata com a Chapecoense em 2 a 2 na Arena Condá

Matheuzinho e Michael marcaram os gols da equipe rubro-negra. Time enfrenta o Bahia na próxima quinta (11), às 19h, no Maracanã

Pela 30ª rodada do Brasileirão, o Flamengo empatou com a Chapecoense em 2 a 2 na noite desta segunda-feira (8), Arena Condá. Matheuzinho e Michael marcaram os gols da equipe rubro-negra. Agora, o Mais Querido terá o Bahia pela frente, na próxima quinta (11), no Maracanã

O jogo

Com muitos desfalques, o Flamengo começou a partida trocando passes no campo de ataque em busca de espaços para finalizar a gol. A Chapecoense priorizava a defesa e esperava o time rubro-negro atrás. Aos 25’, o Mengão abriu o placar! Matheuzinho fez bela jogada individual, entrou na área e bateu cruzado no cantinho, sem chance para o goleiro: 1 a 0.

Após o gol, a Chapecoense reagiu rapidamente, empatou e virou a partida, com Kaio Nunes marcando duas vezes: 2 a 1. O Mengão não deixou por menos e deixou tudo igual aos 40’. Gabigol deu um belo lançamento para Michael, que cortou a marcação e só empurrou para o gol vazio: 2 a 2. A primeira etapa terminou bastante movimentada e com lances polêmicos da arbitragem contra o Flamengo.

No segundo tempo, o atacante Kaio Nunes, da Chapecoense, fez falta dura na entrada da área, levou o segundo amarelo e foi expulso. Na cobrança, Everton Ribeiro bateu forte no canto e Keiller conseguiu espalmar. Em seguida, Bruno Henrique serviu Gabigol, que finalizou em cima do goleiro.

Aos 43’, Everton Ribeiro foi expulso em outro lance duvidoso. O time rubro-negro buscou o gol da vitória até o fim, mas a partida terminou empatada.

Próximo compromisso

O Rubro-Negro volta a campo na próxima quinta-feira (11) para enfrentar o Bahia, às 19h, no Maracanã, pela 31ª rodada do Brasileiro.

Ficha técnica

Chapecoense 2x2 Flamengo – 30ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena Condá, Chapecó-SC

Data: 08/11/2021

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)

Assistentes: Esdras Mariano Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)

Cartões amarelos: Matheuzinho (FLA), Gabi (FLA), Kaio Nunes (CHA), Alan Santos (FLA), Renê Júnior (CHA) e Bruno Viana (FLA)

Cartão vermelho: Kaio Nunes (CHA), Everton Ribeiro (CHA)

Gols: Matheuzinho (25’1ºT), Kaio Nunes (30’1ºT e 34’1ºT) e Michael (40’1ºT).

Escalação do Flamengo

Gabriel Batista; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Ramon (Vitor Gabriel); Willian Arão, João Gomes (Vitinho), Everton Ribeiro e Michael; Bruno Henrique e Gabi.

Técnico: Renato Gaúcho.

Escalação da Chapecoense

Keiller; Matheus Ribeiro, Joílson, Ignácio e Busanello; Moisés Ribeiro (Alan Santos), Anderson Leite (Ezequiel), Denner (Geuvânio) e Mike (Bruno Silva); Henrique Almeida (Renê Júnior) e Kaio Nunes.

Técnico: Felipe Endres.

Fonte: flamengo.com.br

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Inscrições para docentes efetivos em readaptação funcional estão abertas até o próximo dia 19 de novembro

O procedimento deve ser realizado na Unidade de Ensino de lotação do servidor. Edital publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (4) detalha regras.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas convoca docentes efetivos para o programa de readaptação funcional. As inscrições acontecem na própria unidade de ensino de lotação do servidor até o próximo 19 de novembro. 

O procedimento para as inscrições está publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOEAL) do último dia 04 de novembro. O servidor deve preencher a Carta de Intenção (Anexo I) e entregar ao gestor da unidade de ensino onde atua. Feito isso, os responsáveis deverão convocar um Colegiado da Comunidade Escolar e analisar as Cartas de Intenção entregues pelos servidores em readaptação funcional, conforme detalha o anexo II do edital. O resultado dessa análise será divulgado até o próximo dia 30. 

A chamada pública interna de docentes efetivos tem como objetivo capacitar os profissionais para atuarem no engajamento dos estudantes, na elaboração de conteúdos pedagógicos e na recomposição e apoio à aprendizagem no âmbito das unidades de ensino.

O intuito da ação também é beneficiar os estudantes frente aos prejuízos de déficit de aprendizagem, através de assessoramento virtual, encontros assíncronos e atividades no Google Sala de Aula. Para conferir os detalhes da portaria, publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (4), acesse https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial

Cronograma

Inscrições (Entrega da Carta de Intenção) - Até 19/11/2021

Análise do Colegiado da Comunidade - Até 26/11/2021

Envio para GERE (Gerência Regional de Educação) Resultado - 30/11/2021

Fonte: educacao.al.gov.br

domingo, 7 de novembro de 2021

Mais de 14 mil estudantes alagoanos fazem provas da 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Provas terão início às 14h30 e serão compostas por seis questões discursivas

Alagoas conta com 14.927 estudantes das redes pública e privada classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujas provas ocorrem neste sábado, dia 06, a partir das 14h30 em todo o país. Na primeira fase, cerca de 18 milhões de estudantes brasileiros – dos quais 328.921 alagoanos – participaram das provas aplicadas entre os dias 30 de junho e 03 de agosto.

Segundo Adelailson Peixoto, Professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da olimpíada, 125 polos aplicam as provas neste sábado. “Dos 14.927 alunos classificados para esta etapa, 7.784 são das redes municipais, 6.287 são da rede estadual e 856 do Instituto Federal de Alagoas e escolas particulares”, informa.

Nesta fase, as provas são discursivas e possuem seis questões. O resultado final da OBMEP, com a divulgação dos estudantes premiados com medalhas e Menção Honrosa, deve ser divulgado em 18 de janeiro de 2022.

Expectativa

Com 119 estudantes participando das provas deste sábado, a Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió, foi a unidade da rede estadual que teve o maior número de alunos classificados para a segunda fase. “Estamos muito animados para a prova e, durante toda semana, reforçamos com os alunos a importância de participar da olimpíada e como esse esforço e dedicação podem ser recompensados, visto que os medalhistas ganham bolsas de iniciação científica. Agradeço também aos nossos professores que dão o melhor de si e sempre incentivam nossos alunos. Temos tradição de premiação na OBMEP e esperamos que, nesta edição, mais nomes se destaquem”, conta a diretora Mônica Oliveira.

Segundo lugar dentre as escolas estaduais com maior quantitativo de alunos classificados para esta última fase da OBMEP – 100 ao todo –, a Escola Estadual Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, também está otimista em relação à prova.

“Os obstáculos impostos neste período de pandemia não afetaram o empenho de nossos alunos e professores. Nestes últimos meses, trabalhamos as questões de provas passadas da OBMEP durante as aulas e estamos confiantes em bons resultados tanto na olimpíada quanto no Enem”, revela o diretor José Antônio dos Santos.

Fonte: educacao.al.gov.br

Novo ensino médio deve ser implantado de forma gradativa a partir de 2022 em AL

O novo ensino médio começa a ser implantado em 2022 nas escolas públicas e privadas de todo país. O projeto prevê aumento da carga horária diária e que cinco Itinerários Formativos sejam ofertados para que possibilitem ao estudante aprofundar seus conhecimentos em uma das áreas para formação técnica e profissional.

Ao Cada Minuto, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) explica que, no estado, o projeto de implementação das mudanças funcionará de forma gradativa. Em 2022, apenas o 1º ano do ensino médio irá desenvolver o chamado “projeto de vida” e os componentes curriculares eletivos. Na sequência, em 2023 e 2024, outras mudanças acontecerão em função do desenvolvimento dos itinerários formativos propostos.

Para a Seduc, a implementação do novo ensino médio é uma oportunidade de refletir e proporcionar a melhor oferta de educação para os estudantes das juventudes de Alagoas. Além disso, representa uma oportunidade para planejar e operacionalizar as competências gerais da a Base Nacional Comum Curricular a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os modelos de itinerários formativos nas escolas estaduais e privadas.

O órgão explica que, o projeto gradativo de implementação do Novo Ensino Médio, será introduzido no estado, a partir da implantação do Referencial Curricular de Alagoas  - ReCAL, com oferta do projeto de vida, componentes curriculares eletivos, itinerários formativos e desenvolvimento de competências e habilidades, que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Estamos com o documento estadual, o ReCAL, no Conselho Estadual de Educação de Alagoas - CEE/AL, que já está analisando e editando uma resolução estadual. Portanto, as perspectivas abrem possibilidade para um projeto inovador e com mais sentido para as juventudes do ensino médio de Alagoas”, destaca a Seduc.

Mudanças representam desafios

Segundo o professor de ensino médio, Deividy Carlos, as mudanças representam um desafio, mesmo que tenham sido sinalizadas desde 2017. “Principalmente depois do que aconteceu ano passado. É importante deixar claro que, para nós professores, houve uma adaptação às novas condições de uso de tecnologias para dar aula, foi um desafio e a gente superou. Agora surge um novo desafio que também vamos superar”.

Na opinião do professor, as mudanças podem ser positivas, pois estão ligadas a uma situação de possibilidades e novos horizontes. “Tem um autor português, que diz assim ‘nós estamos no modelo de escola do Século 19, com professores do Século 20 e alunos do Século 21’. Então a nossa grade, a forma como a aula é transmitida hoje, boa parte das vezes não se torna mais atrativo para o aluno”.

Ele diz que há formas, métodos e explicações mais atrativas nas mídias digitais e em plataformas, como o YouTube, que se tornam mais interessantes para o aluno. “Eu acho que, dentre os pontos positivos, é introduzir novas formas de ensinar nas disciplinas”.

“Se você fizer uma breve pergunta para um aluno, questionando se ele tem mais interesse em estudar espelhos côncavos e organelas citoplasmáticas ou matemática e educação financeira, ele vai dizer que tem mais interesse em ter aula de educação financeira. Ele vai querer ter mais aulas sobre primeiros socorros ou culinária básica. Até assuntos da minha disciplina, como pensadores do passado, que não são tão interessantes, como disciplinas do ‘dia a dia’”, afirma Deividy.

Questionado sobre os possíveis pontos negativos do novo programa, ele acredita que a falta de estrutura e de formação profissional de muitos educadores são os principais. “Estou dentro de uma realidade de sala de aula em uma escola privada, em que haverá toda uma estrutura para o aluno e para o professor, mas dentro de um universo que é a educação pública no Brasil, no estado de Alagoas, não sei se haverá todo esse suporte”.

O professor explica que os sistemas de ensino estão fornecendo cursos de formação para aprender como adequar sua vivência e aplicar junto ao aluno. “A ideia do novo ensino médio é que o aluno seja protagonista do desenvolvimento. Para que ele traga uma experiência diária para a gente discutir em sala, e que, talvez, nessa troca, outros colegas também se identifiquem”.

Ele acredita que, mesmo com o novo currículo do ensino médio, a barreira da valorização do profissional ainda permanecerá. “Em Alagoas, se você compara com 10 anos atrás, estamos crescendo em vários aspectos sociais, isso é uma realidade, mas o da educação, especialmente, ainda está sendo um entrave muito grande para o desenvolvimento”.

O professor de história do ensino médio, Moacir Gama, explica que foi estabelecido um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para reformar o ensino brasileiro com prioridade na formação técnica básica para que as pessoas conseguissem trabalho nas indústrias. Com o investimento no ensino técnico, alguns cursos de formação política chegaram a fechar devido ao baixo investimento.

“Historicamente não deu certo, perdemos duas gerações no que se refere ao intelectualismo, produção científica, financiamento de pesquisa, análise documental e criticidade. Esse  novo ensino médio vem exatamente para retornar o projeto tecnicista, não um perfil tão batido quanto no passado, mas é uma ideia parecida”, explica.

Ele pondera que o novo ensino médio trabalha com disciplinas que são chamadas de “disciplinas eixo” onde o aluno terá disciplinas obrigatórias e será direcionado às outras de acordo com as escolhas e necessidades futuras. Porém, para o professor, o modelo atual no ensino médio deve ser revisado por apresentar algumas problemáticas.

“A grade curricular do ensino médio é muito extensa, o aluno tem que dar conta de um conteúdo imenso de todas disciplinas. O aluno não consegue se aprofundar em muitas delas, então vai se tornando mediano e terminando o ensino médio às vezes com muito louvor em nota, mas sem ter lido clássicos, sem ter acesso a grandes obras”, afirma o professor.

Moacir avalia que as disciplinas devem trabalhar os eixos temáticos, mas não podem deixar de existir, ou serem colocadas em segundo plano, dado que fazem parte da formação acadêmica e humana. “Não é só uma questão do aluno passar no vestibular para alcançar a universidade, o processo educacional vai muito além disso.”

Para o professor é necessário reavaliar a quantidade de conteúdos nas disciplinas e trabalhar eixos temáticos, já que a forma prevista direciona o aluno para um determinado curso Com isso,  o aluno não irá se aprofundar nos conhecimentos destacando uma falha no processo de formação.

Gama destaca a importância de refletir sobre a grade curricular no que se refere a quantidade de conteúdo. No entanto, o novo ensino médio prioriza o tecnicismo e coloca em segundo plano disciplinas que refletem sobre a problemática brasileira, sociais e políticas. “Os professores da área de humanas dialogam com muito receio  a princípio o novo ensino médio apresenta retrocesso”, diz.

Ele avalia que a grade curricular pré definida geralmente é destinada a cursos de melhor remuneração. No entanto, a rede escolar, principalmente as públicas, não possuem estrutura abrangente para formatar o projeto, montar a grade e enfatizar a informação. “Inicialmente acho que não vai funcionar e a médio longo prazo representa o retrocesso no processo educacional, porque enfatiza disciplinas relacionadas à formação técnica e não intelectual e cidadã”, conclui.

*Estagiárias, sob a supervisão da editoria

Fonte: cadaminuto.com.br

Flamengo encerra a preparação para encarar a Chapecoense, pelo Brasileirão

Confronto será disputado nesta segunda-feira (8), às 20h, na Arena Condá

Na manhã deste domingo (7), o Flamengo concluiu a preparação, no Ninho do Urubu, visando a partida de amanhã (8), às 20h, na Arena Condá, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido é o atual segundo colocado com 53 pontos.

O técnico Renato Gaúcho comandou uma atividade tática no campo do CT. O goleiro Diego Alves apresentou um desgaste físico acentuado e realizará exercícios específicos. David Luiz segue a programação de retorno gradual estabelecida pelo Departamento Médico. Já Thiago Maia sofreu uma pancada no quadril e no pé esquerdo no último jogo e não se recuperou a tempo das dores. Após o treino, a delegação rubro-negra seguiu para o aeroporto e embarcou para Chapecó-SC.

Flamengo e Chapecoense já se enfrentaram em 15 oportunidades, com ampla vantagem rubro-negra. Foram onze vitórias do Mengão, dois empates e duas derrotas. O último confronto entre as duas equipes terminou 2 a 1 para o Fla, no Maracanã, pelo primeiro turno do Brasileirão. Arrascaeta e Michael marcaram os gols do Mais Querido.

Fonte: flamengo.com.br

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