quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos

Tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, a Majestade da Bola faleceu nesta quinta-feira em São Paulo; CBF decreta luto de sete dias

O maior ídolo do futebol mundial morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, 82 anos, faleceu no Hospital Albert Einstein. O Rei do Futebol foi diagnosticado em 2021 com um câncer no cólon e teve o óbito confirmado nesta tarde em decorrência do problema, com múltipla falência dos órgãos.

A morte do ídolo é a mais triste notícia informada pela CBF desde a sua fundação há 108 anos. Por causa da morte de Pelé, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial por sete dias.

“Estou profundamente emocionado com a partida do Pelé. A CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno e vamos trabalhar sempre para preservar a sua história e perpetuar o seu legado", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. 

“Lembro ainda hoje da emoção de ter visto o Pelé em ação em Ilhéus quando a seleção da cidade enfrentou o Santos em 1967. Eu tinha apenas 13 anos e fiquei impactado. Ele fez um dos gols. Dois anos depois, viajei até Salvador para assistir o milésimo gol dele, que acabou não saindo. O Nildo tirou o gol quase na linha. Eu e a Fonte Nova praticamente inteira vaiamos o zagueiro do Bahia. Três dias depois, o Rei marcou o milésimo no Rio diante do Vasco”, lembra Ednaldo Rodrigues.

O maior jogador do futebol mundial nasceu no dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações, Minas Gerais. Ele é o único atleta a conquistar três Copas do Mundo na carreira. Com suas belas jogadas e mais de mil gols na carreira, Pelé é o responsável pela popularização do futebol no mundo e se tornou mais que um ídolo do futebol mundial. Ele é um ícone da cultura pop.

Pelé na seleção em números

Seleção Brasileira (de 1957 a 1971)

Jogos: 113

Gols: 95

84 vitórias, 15 empates e 14 derrotas

Títulos: Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970), Copa Roca (1957 e 1963), Taça do Atlântico (1960), Taça Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e Taça Bernardo O'Higgins (1959)

O sonho de menino

A relação de Pelé com o futebol começou quando ele era apenas um menino. Pouco antes de fazer dez anos de idade, assistiu à tristeza de seu pai, Dondinho, com a derrota do Brasil na final da Copa do Mundo de 1950. Disposto a consolar o pai, que também foi jogador, prometeu que buscaria o tão sonhado título mundial dentro de campo. E realmente o fez, oito anos depois.

Na infância, a família do jogador mudou-se para Bauru, no interior de São Paulo. Pelé ajudava em casa como podia. Vendeu amendoins, engraxou sapatos (sua caixa de engraxate é um de seus orgulhos e peça fundamental em seu museu) e, aos 16 anos, foi para Santos, onde começou a carreira profissional.

O caminho para a história começou no ano de 1957. Convocado por Vicente Feola, Pelé era uma aposta do treinador para a disputa da Copa Roca, tradicional torneio amistoso entre Brasil e Argentina. Aos 16 anos de idade, Pelé fez sua estreia com a camisa da Seleção no Maracanã em uma derrota. O Brasil perdeu por 2 a 1 para a Argentina, mas Pelé deixou sua marca. O jovem entrou aos 20 minutos do segundo tempo e marcou pela primeira vez com a Amarelinha, empatando a partida.

Superado no primeiro jogo, o Brasil reverteu a desvantagem na partida seguinte, com mais uma boa atuação do Rei. Pelé marcou um dos dois gols da Seleção na vitória por 2 a 0 no Morumbi, que garantiu o título da Copa Roca, o primeiro dele com a Seleção Brasileira.

A primeira estrela na Suécia

Um ano mais tarde, Pelé foi à Suécia para disputar a sua primeira Copa do Mundo. Com apenas 17 anos, o jovem mostrou muita maturidade e um futebol de gente grande entre adversários muito complicados. Sua estreia foi justamente na terceira partida do Brasil. O meio-campista se lesionou em um jogo preparatório contra o Corinthians, ainda no Brasil, e só pôde estrear na última rodada da fase de grupos. Diante da União Soviética, de Lev Yashin, a Seleção Brasileira precisava vencer para garantir a vaga no mata-mata.

Dentro de campo, o Brasil justificou a espera de Feola por Pelé. Ao lado de Garrincha e Didi, o jovem transformou a Seleção em uma verdadeira máquina de jogar futebol e liderou a equipe a uma convincente vitória por 2 a 0, com direito a bola na trave e passe para o segundo gol de Vavá, que fechou o placar. Nas quartas, o Rei marcou o seu primeiro gol em Copas do Mundo, decidindo o confronto contra País de Gales, vencido por 1 a 0.

Se Pelé já estava bem, a semifinal foi ainda melhor. Contra a França, do artilheiro Just Fontaine, ele marcou três vezes e conduziu o Brasil a uma categórica goleada por 5 a 2. Oito anos após ver seu pai chorar em casa, o jovem de Três Corações estava na final da Copa do Mundo. Na decisão, contra a seleção da casa, a Suécia, Pelé voltou a balançar as redes. Foram dois gols em mais um triunfo por 5 a 2, que deu ao Brasil o primeiro título mundial de sua história.

O bi no Chile

Defendendo o título mundial, o Brasil chegou ao Chile, em 1962, cheio de expectativas, principalmente pela reedição de grandes parcerias da Copa do Mundo anterior, como Garrincha, Didi e, é claro, Pelé. Na estreia, contra o México, a Seleção não encontrou dificuldades e venceu por 2 a 0. Pelé deixou o dele. Mas a trajetória do Rei nesta Copa duraria pouco. Ainda no início da partida contra a Tchecoslováquia, ele sentiu uma lesão no músculo adutor da coxa e teve que deixar o campo. Aquela seria a última partida de Pelé na Copa do Mundo do Chile.

Para a graça dos torcedores brasileiros e do próprio Rei, no entanto, Garrincha estava lá. E o Anjo das Pernas Tortas entrou em cena para garantir o bicampeonato. O Mané foi decisivo em todos os confrontos até a final e deu o segundo título mundial ao Brasil, que empatava no número de conquistas com Itália e Uruguai.

A frustração em solo inglês

Bicampeã do mundo, a Seleção Brasileira foi à Inglaterra, em 1966, como grande favorita ao título. Mas o Brasil não conseguiu reeditar as boas atuações das duas Copas anteriores. Caçado na vitória por 2 a 0 sobre a Bulgária, Pelé ficou de fora da segunda rodada, contra a Hungria. Após o empate sem gols com os húngaros, o Brasil precisava derrotar Portugal para avançar de fase. Foi aí que entrou em ação a genialidade de Eusébio, que comandou a equipe lusitana ao triunfo por 3 a 1, mesmo com Pelé como titular. Com o resultado, a Seleção foi eliminada na primeira fase. Aquela seria a única vez que Pelé não venceria um Mundial.

O milésimo gol

Entre uma Copa e outra, Pelé conquistou inúmeros títulos com a camisa do Santos, clube que o revelou e pelo qual jogou a maior parte de sua carreira. Foi pelo Peixe que o Rei se sagrou bicampeão da Conmebol Libertadores e do Mundial Interclubes, em 1962 e 1963. Pelo clube da Baixada Santista, ainda conquistou títulos nacionais e viveu um momento único no Maracanã. Em 1969, diante de quase 200 mil pessoas, o Rei marcou o seu gol 1000 na carreira.

oi de pênalti que o chute rasteiro venceu o goleiro Andrada, do Vasco da Gama, e encontrou as redes do templo do futebol mundial. Um momento histórico, que ficou ainda mais bonito quando o Rei dedicou o feito aos jovens: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas. (...) Volto a lembrança para as criancinhas pobres, necessitadas de uma roupa usada e de um prato de comida. Ajudem às crianças desafortunadas, que necessitam do pouco de quem tem muito", disse à imprensa.

O tri e a coroação no México

Na Copa do Mundo de 1970, Pelé reafirmou sua posição de maior jogador da história do futebol. Em uma Seleção recheada de craques, o Rei foi o grande líder e, com quatro gols e seis assistências, comandou o Brasil rumo ao título. Logo no primeiro jogo, marcou diante da Tchecoslováquia. Contra a Inglaterra, foi dele o passe para o gol de Jairzinho, o único da partida. Diante da Romênia, mais dois gols para a conta do Rei. Nas quartas de final, contra o Peru, Pelé participou dos quatro gols no triunfo por 4 a 2, mas não deixou o dele.

Na semi, o rival foi o Uruguai e Pelé protagonizou um dos lances mais emblemáticos de sua carreira. Lançado em profundidade, o Rei enganou o goleiro Mazurkiewicz apenas usando o corpo e ficou com o gol aberto para fazer um golaço. Mas o chute passou raspando a trave e o lance ficou eternizado como "o gol que Pelé não fez". Na final, Pelé teve uma última exibição de luxo, para não deixar dúvidas de seu status dentro do futebol. Foi uma aula de futebol do início ao fim. O Rei abriu a vitória por 4 a 1 sobre a Itália, com um gol de cabeça, e deu o passe para o quarto gol, marcado por Carlos Alberto Torres.

Pelé é, até hoje, o único jogador a ganhar três Copas do Mundo. Mais do que isso, foi o camisa 10 da Seleção nas três conquistas do Mundial. Diante do Azteca lotado, Pelé se despediu das Copas como o grande craque que sempre foi. Amado pelo povo mexicano, o jogador foi alçado aos céus pelos torcedores, jornalistas e policiais que invadiram o gramado após o apito final.

A despedida como profissional

Mesmo com apenas 31 anos, Pelé deu adeus à Amarelinha em 1971. Diante de um Maracanã lotado, o Rei esteve na Seleção Brasileira que enfrentou a Iugoslávia no dia 18 de julho. O jogo terminou em um empate por 2 a 2, com gols de Gerson e Rivellino. Mas o resultado foi a menor notícia da partida, marcada pela aposentadoria do Rei Pelé. Conhecido por ter um preparo físico notável, ele poderia até mesmo ter estendido sua trajetória com a Seleção, mas preferiu encerrá-la em uma nota alta. Foi assim que o próprio definiu essa decisão uma semana antes, no dia 11 de julho de 1971. Naquele dia, o Brasil enfrentou e empatou com a Áustria por 1 a 1 no Morumbi, em São Paulo.

Pelé marcou o último de seus 95 gols com a camisa da Seleção. Diante dos vários pedidos para que ficasse até a Copa do Mundo de 1974, Pelé justificou sua decisão de dar adeus à Seleção em um grande momento. “Saio agora, quando todo mundo quer que eu fique. Seria muito triste sair quando todos acharem que está na hora", disse em entrevista, ainda no Morumbi.

A última vez em 1990

No gramado do Giuseppe Meazza, em Milão, Pelé foi visto pela última vez em campo com uma camisa da Seleção Brasileira. Em amistoso comemorativo pelos 50 anos do Rei, a Seleção, que era treinada por Paulo Roberto Falcão, mediu forças com um combinado do Resto do Mundo, que tinha estrelas como Marco Van Basten, Hristo Stoichkov e George Hagi. O Brasil perdeu por 2 a 1, mas a grande memória desta noite ficou mesmo para Pelé, que deixou o gramado ovacionado pelos torcedores presentes. Como curiosidade, aquela foi a primeira e única vez que o Rei vestiu a braçadeira de capitão do Brasil.

Em 2012, de volta ao Rasunda

54 anos depois de conquistar o primeiro título mundial, Pelé voltou ao Rasunda, em Estocolmo, para relembrar a grande final da Copa do Mundo de 1958. Ao lado de Zito, Pepe e Mazzola, companheiros de Seleção na Copa, o Rei fez parte de eventos de celebração à história do estádio, que foi demolido no final de 2012. Na véspera de um amistoso entre Brasil e Suécia, os quatro foram ao gramado do Rasunda pela última vez, onde encontraram alguns dos suecos que foram adversários na final da Copa.

"Eu me lembro de tudo", disse o Rei, à época, em entrevista aos jornalistas presentes. "Ainda está vivo, esse sentimento de ajudar o Brasil. O Brasil começou aqui. Antes de 1958, ninguém conhecia o Brasil", destacou Pelé.

Estátua no Museu Seleção Brasileira

No início deste ano, para marcar os 50º aniversário do tricampeonato mundial de 1970, Pelé ganhou uma homenagem especial da CBF. A entidade maior do futebol brasileiro encomendou uma estátua de cera em tamanho real, com medidas baseadas no próprio Rei, para eternizá-lo no Museu Seleção Brasileira. A peça, que fica exposta no museu, no Rio de Janeiro, foi apresentada a ele em fevereiro deste ano, no Guarujá, na casa de Pelé.

O Rei se encantou com a reprodução fiel de como ele era no tricampeonato. Impressionado com a semelhança, brincou e desejou sorte ao seu novo amigo. "Caramba, está mais bonito do que eu. Está perfeito! Boa sorte, Pelézinho", afirmou.

Fonte: cbf.com.br

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Zagueiro do CRB fala quais funções pode exercer em campo: "Até na lateral-esquerda se precisar"

Na tarde dessa quarta-feira (21), o zagueiro Fábio Alemão, um dos reforços do CRB para a temporada 2023, foi o escolhido para falar com a imprensa pela primeira vez como atleta da equipe regatiana. Durante o bate-papo, o jogador falou sobre suas características e da possibilidade de atuar em outras funções caso seja preciso.

“Sou zagueiro, mas atuo como lateral-direito, volante e até mesmo na lateral esquerda caso precise. Tenho por características a imposição física, qualidade técnica, saída de jogo. Gosto também de vez em quando tá ali na frente e tentar fazer o gol”, disse o defensor.

Aos 26 anos, Alemão projetou a próxima temporada do clube alvirrubro e fez uma rápida avaliação dos seus novos companheiros de clube.

“Eu espero que seja uma temporada muito boa. O clube procurou fortalecer ao máximo com todos os jogadores que chegaram e os que permaneceram. Pelo grupo qualificado que temos e pelos treinamentos que vêm sendo realizados na pré-temporada cria uma expectativa muito alta. Claro que isso vai com o decorrer dos jogos, do ano, e vamos tendo que ter jogos fundamentais e pontos importantes para conseguir a vitória”, disse o zagueiro.

Antes de fechar com o CRB, Alemão defendeu a equipe do Sport Recife, e também soma passagens por Internacional, Paysandu, Bahia e Operário.

A primeira partida do time em 2023 será contra o Cruzeiro-AL. A data do confronto está marcada para o dia 11 de janeiro, em jogo válido pela rodada de estreia do Campeonato Alagoano.

*estagiário com supervisão da editoria

Fonte: cadaminuto.com.br

Flamengo se reapresenta no Ninho do Urubu e inicia preparação para a temporada 2023

Elenco rubro-negro passará por exames médicos e testes físicos na primeira semana da pré-temporada

Foi dada a largada para a temporada 2023! Na tarde desta segunda-feira (26), o elenco rubro-negro se reapresentou no Ninho do Urubu e deu início à pré-temporada visando as competições do próximo ano. O Mengão terá pela frente as disputas do Campeonato Carioca, Supercopa, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

Durante a chegada dos atletas ao CT, Márcio Tannure, gerente de saúde e alto rendimento do CRF, falou com a FlaTV sobre o início dos trabalhos.

“Toda pré-temporada nós iniciamos com avaliações médicas, nas quais incluímos exames cardiológicos, eletrocardiograma, teste de esforço e ergométrico. Tudo isso hoje, por toda a estrutura que temos, pode ser realizado dentro do centro de treinamento, o que é muito importante para o processo", disse.

“O Bruno Henrique nós sabíamos que era uma cirurgia bem complexa e que o prazo de retorno girava em torno de 12 meses, com muitas etapas a serem cumpridas. Durante as férias tanto ele quanto o Rodrigo Caio continuaram a recuperação com o nosso departamento médico. Esperamos que em janeiro possamos começar uma nova etapa com o Bruno, de transição física, já com algumas ações no campo, para iniciarmos sua reabilitação, sabendo que ainda tem um longo caminho pela frente", explicou Tannure.

“Em relação ao Rodrigo Caio, é um atleta que também tratou durante as férias. Então é óbvio que todo jogador que passa por cirurgia complexa tem um trabalho específico individualizado, com um controle de carga. Mas ele vai iniciar normalmente a pré-temporada com o restante do elenco já fazendo as atividades físicas", concluiu o médico.

O VP de futebol, Marcos Braz, e o diretor-executivo da pasta, Bruno Spindel, também conversaram com a FlaTV sobre o planejamento para a próxima temporada.

“Chegamos bem cedo no CT para receber os novos integrantes da comissão técnica do Vitor Pereira. Eles já conheceram o pessoal, o ambiente e foram apresentados aos jogadores. Enfim, começaram todos os testes e procedimentos para que tenhamos uma boa temporada de 2023”, afirmou Braz.

“Temos três competições muito importantes neste início, que são a Supercopa, o Mundial e a Recopa. Por isso fizemos a reapresentação hoje para iniciarmos os exames e os testes físicos, e a partir de amanhã já começar os treinamentos com a nova comissão técnica. O Mister vai se juntar a nós no dia 2 de janeiro para comandar uma grande pré-temporada e preparar a equipe para os primeiros desafios do ano”, revelou Spindel.

A novidade na reapresentação ficou por conta do retorno do preparador físico Mário Monteiro, que volta ao clube após passagem em 2019/20. Ele fará parte da nova comissão técnica do treinador português Vítor Pereira.  

Fonte: flamengo.com.br

sábado, 17 de dezembro de 2022

CSA fará pré-temporada no CT do Retrô em Pernambuco

O CSA irá intensificar os trabalhos de pré-temporada longe do solo alagoano. Neste sábado (17) o grupo marujo segue viagem para Camaragibe em Pernambuco, onde irá treinar e ficar hospedado no moderno Centro de Treinamento do Retrô, visando o início da temporada 2023.

Já tem sido praxe o time alagoano fazer parte dos seus trabalhos de início de temporada no CT do clube pernambucano. Para as competições de 2023, além do time marujo, ASA e CRB também terão atividades no centro de treinamento.

O time marujo ainda não está completo. Encabeçado pelo novo treinador, Roberto Fonseca e o executivo de futebol, Sidclei Menezes, o grupo irá trabalhar em Camaragibe com 25 a 30 atletas, incluindo os jogadores com contrato renovado, atletas da base e os oito reforços anunciados, como os zagueiros Xandão e Thales, os laterais Anderson Pará e Celsinho e os volantes Moisés Gaúcho, Lucas Alisson e Bruno Matias.

O período de treinos fora de Alagoas começa neste sábado e segue até o dia 23, ante véspera de Natal. O CSA terá o seu primeiro compromisso na temporada 2023 no dia 05 de janeiro, diante do Potiguar de Mossoró, em jogo válido pela Pré-Copa do Nordeste, ainda sem local definido, tendo em vista a reforma no gramado do Estádio Rei Pelé.

Fonte: cadaminuto.com.br

Mengão acerta a aquisição de Ayrton Lucas junto ao Spartak Moscou

Lateral-esquerdo assinou contrato com o Mais Querido até dezembro de 2027

O Flamengo informou na manhã desta sexta-feira (16) que chegou a um acordo com o Spartak Moscou, da Rússia, para a aquisição do lateral-esquerdo Ayrton Lucas, de 25 anos. O novo contrato do atleta com o Mengão tem início em 1º de janeiro de 2023 e vai até dezembro de 2027.

Na atual temporada, Ayrton conquistou os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil com o Mais Querido. O lateral, inclusive, teve uma participação importante na decisão do torneio continental. Ele substituiu Filipe Luís ainda no primeiro tempo e sofreu a falta que culminou na expulsão do zagueiro Pedro Henrique, do Athletico-PR.

Fonte: flamengo.com.br

Flamengo renova com o zagueiro David Luiz por mais uma temporada

Defensor de 35 anos assinou a extensão de contrato até dezembro de 2023

Ele fica! O Flamengo acertou nesta sexta-feira (16) a renovação de contrato do zagueiro David Luiz, de 35 anos, até dezembro de 2023. Nesta temporada, o defensor conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores com o Manto Sagrado.

Um dos líderes do elenco, David Luiz é uma influência positiva dentro do Ninho do Urubu, principalmente por orientar e dar conselhos aos atletas mais jovens. Em pouco mais de um ano no Mais Querido, ele se identificou rapidamente com o clube e com a Nação.

- Acho que o Flamengo te dá oportunidade de, em todas as semanas, ter sentimentos que você não vai sentir em todos os clubes, em todos os lugares e em todos os jogos do mundo. O Flamengo é "tudo muito". É tudo à flor da pele. Você sente a todo dia. O treino do Flamengo é especial, o jogo do Flamengo é especial. Você colocar a camisa do Flamengo é especial. O Flamengo é viver o melhor que o futebol tem.

Em 2023, David Luiz terá pela frente as disputas do Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Mundial de Clubes, Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.

Fonte: flamengo.com.br

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

CRB segue forte no mercado e fica perto de anunciar a contratação do atacante Copete

O CRB segue forte no mercado, visando iniciar a temporada com um elenco reforçado. Após uma fase de renovações e o anúncio das primeiras contratações, o “Galo” deve ter juma semana movimentada e um dos prováveis nomes anunciados, será do atacante colombiano Copete, de 34 anos.

O jogador que construiu carreira na Colômbia e no México, iniciou a sua trajetória no Brasil em 2016, quando atuou com certo destaque pelo Santos. Ainda em solo nacional atuou por Avaí e Bahia, onde finalizou a última Série B.

Presidente executivo do time alvirrubro, Mário Marroquim, mantém a cautela em relação ao acerto, mas confirma que está próximo do anúncio. “Estamos conversando, o cenário é positivo e essa semana devemos ter grandes novidades”, afirmou.

Copete tem 34 anos e também acumulou passagens por clubes de renome internacional na América Latina, como Santa Fé da Colômbia, Velez Sarsfield da Argentina e Santos e Pachuca do México.

O “Galo” manteve uma base de atletas de 2022, como o goleiro Diogo Silva, o zagueiros Gum, o lateral-esqierdo Gulherme Romão, os meis Juninho Valoura e Rafael Longuine, além do atacante Anselmo Ramon.Foram contratados atletas comi os defensores Matheus Ribeiro, Saimon e Auremir, além dos meias Anderson Leite e Renato. 

Se faz necessário um grupo de qualidade e quantidade, tendo em vista a temporada movimentada, com direito a Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileiro da Série B.

Fonte: cadaminuto.com.br

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Seleção Masculina Sub-20 convocada para Torneio Conmebol Sul-Americano

Técnico Ramon Menezes anunciou a lista de 22 jogadores na manhã desta quinta-feira (8)

O técnico da Seleção Masculina Sub-20, Ramon Menezes, convocou 22 jogadores para a disputa do Torneio Sul-Americano Conmebol 2023. A lista foi anunciada ao vivo na manhã desta quinta-feira (8). A competição será realizada na Colômbia entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro. As sedes ainda não foram anunciadas. O sorteio dos grupos será no próximo dia 21 de dezembro.

A delegação brasileira se apresenta no dia 5 de janeiro para o período de preparação antes da estreia na disputa.

Confira os convocados:

Goleiros:

Kaíque - Palmeiras 

Kauã Santos - Flamengo

Mycael - Athletico

Laterais:

Arthur - América -MG

Kaiki Bruno - Cruzeiro

Patryck - São Paulo

Zagueiros:

Beraldo - São Paulo

Douglas Mendes - Red Bull Bragantino

Robert - Corinthians

Weverton - Cruzeiro

Meio campistas:

Andrey Santos - Vasco da Gama

Marlon Gomes - Vasco da Gama

Matheus França - Flamengo

Ronald - Grêmio

Victor Hugo - Flamengo

Atacantes:

Endrick - Palmeiras

Giovani - Palmeiras

Marcos Leonardo - Santos

Matheus Martins - Fluminense

Sávio - PSV

Vitor Roque - Athletico

Ângelo - Santos

Fonte: cbf.com.br

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

CARTÃO ESCOLA 10 É PREMIADO NO CONCURSO AÇÕES INOVADORAS

O programa, que beneficia mais de 100 mil estudantes no Estado, conquistou o primeiro lugar na categoria Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas

Joyce Andrea, sob supervisão / Ascom Seduc

O Cartão Escola 10 segue recebendo reconhecimentos pelo trabalho desenvolvido no combate à evasão no ensino público. Desta vez, o programa foi premiado com o 1° lugar no concurso “Ações Inovadoras, na categoria Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas”, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). A cerimônia de premiação foi realizada segunda-feira (5), na sede do Polo Tecnológico e de Inovação, em Jaraguá. 

A honraria, que premiou servidores que desenvolveram e apresentaram as melhores ideias ou projetos, teve o objetivo de motivar a inovação e a transformação no funcionalismo público estadual. Para a seleção dos vencedores, os jurados avaliaram 21 criações finalistas, em três categorias diferentes. A banca organizadora foi composta por representantes das instituições Brazillab, Banco BID, Sebrae, Microsofit, Fundação Dom Cabral, Centro de Liderança Pública (CLP) e Empresa Gringo.

O superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, apresentou o programa para os jurados, com seus impactos para os cidadãos alagoanos e taxas de combate à evasão escolar em Alagoas. Vencendo a categoria em 1º lugar, a equipe da Seduc ainda ganhou uma viagem internacional para fazer uma visita técnica a locais que priorizam trabalhos inovadores como o Cartão Escola 10. 

A secretária da Seduc, Roseane Vasconcelos, ressaltou que a inovação tem sido uma marca da gestão do governador Paulo Dantas, principalmente na educação. “O Cartão Escola 10 é um programa que nos orgulha muito. Ele é o grande responsável pelo retorno de mais de 30 mil alunos à sala de aula. Foi pensando fora da caixa, buscando exemplos dentro e fora do país, que chegamos a esta ação, que é exemplo nacional de política de combate à evasão escolar e agora vencedora do prêmio de Ações Inovadoras. Parabenizo toda a equipe aguerrida da Seduc que faz esse programa acontecer e beneficiar tanta gente”, ressalta a secretária. 

Durante o concurso, a Seduc ainda concorreu com mais três programas inovadores, o Conecta Professor, o Vem que dá Tempo e Professor Mentor, além do projeto de Educação Alimentar e Nutricional, que foi finalista junto com o Cartão Escola 10, na categoria de políticas públicas.

Fonte: educacao.al.gov.br

NOS PÊNALTIS, BRASIL PERDE PARA A CROÁCIA E ESTÁ ELIMINADO DA COPA DO MUNDO

Após empate em 1 a 1 na prorrogação, Brasil foi derrotado nos pênaltis pela atual vice-campeã mundial.

Em jogo de muita emoção, o Brasil perdeu para a Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. A Seleção Brasileira chegou a sair na frente com gol de Neymar, aos 15 minutos do 1ºT da prorrogação, mas sofreu o empate na segunda etapa, com Petkovic, aos 11 minutos do 2ºT da prorrogação. Nas cobranças de pênalti, a Canarinho perdeu duas batidas com Rodrygo e Marquinhos, enquanto os croatas acertaram todas e, assim, avançaram à semifinal.

O jogo

O primeiro tempo foi equilibrado, o Brasil chegou a criar boas chances, mas os tentos pararam nas mãos do goleiro Livakovic. No segundo tempo, a Canarinho seguiu pressionando, no entanto, não conseguiu furar o bloqueio croata. 

Já na prorrogação, o Brasil chegou ao gol com Neymar. Aos 15 min do 1º T, o atacante tabelou com Rodrygo e Paquetá, recebeu dentro da área, driblou o goleiro e abriu o placar para a Canarinho. A Croácia chegou ao empate aos 11 minutos do 2ºT da prorrogação, após contra-ataque e gol de Petkovic.

Com o empate na prorrogação, a decisão pela vaga na semifinal foi para a disputa de pênaltis. A seleção croata iniciou as cobranças e abriu o placar com Vlasic. Pelo lado brasileiro, Rodrygo foi o primeiro e parou nas mãos de Livakovic. Na sequência, Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas batidas, no entanto, Marquinhos acertou a trave direita.

BRASIL: Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Vini Jr (Rodrygo) e Richarlison (Pedro). 

Fonte: cbf.com.br

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Vini Jr: jovem de grandes conquistas e grato a Neymar

Aos 22 anos de idade e com currículo vitorioso, atacante da Seleção Brasileira relembra origens e fala da relação de aprendizado com Neymar

Aos 22 anos de idade, o atacante Vinicius Jr. tem um currículo invejável. Revelado pelo Flamengo e atleta do Real Madrid desde 2018, ele tem em sua galeria de títulos conquistas importantes como o Campeonato Espanhol, Mundial de Clubes e a Liga dos Campeões, este com gol decisivo que garantiu o título do time merengue. Agora, na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, busca mais um feito.

“Eu fico muito feliz, dentro das metas que eu coloquei na minha vida, ter alcançado tudo isso com apenas 22 anos e quero seguir fazendo todo o trabalho que venho fazendo até aqui para chegar nesse momento tão importante da minha vida. Tenho os melhores jogadores ao meu lado não só aqui na Seleção, como também no Real Madrid. Se Deus quiser, até o dia 18, a gente possa colocar mais um na lista e depois tentar ganhar tudo outra vez”, disse em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

O próximo desafio de Vinicius será na sexta-feira, duelo com a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Com três jogos disputados, ele tem um gol marcado e duas assistências dadas.

Nascido em Macuco, no Rio de Janeiro, ele relembrou um pouco suas origens e agradeceu as pessoas que o ajudaram a chegar ao lugar de destaque que está no futebol.

“Eu tento trabalhar bastante para cada dia dar mais orgulho para as pessoas que me ajudaram, minha família e todo mundo que está torcendo por mim e pelo hexa do Brasil”, agradeceu.

Vinicius Jr. também comentou sobre sua relação com o atacante Neymar e disse viver um sonho na Seleção Brasileira

“É a realização de um sonho. Eu acompanho a carreira toda do Ney e sempre foi o meu ídolo. Eu sempre quis estar perto dele, fazer as coisas que ele fazia dentro de campo. Com o passar do tempo, ele foi virando um amigo e hoje é um irmão que me dá muitas dicas. Antes de começar cada jogo ele tira toda a responsabilidade de nós que somos os mais novos. E ele pode confiar na gente nos momentos importantes. Estar junto com ele é um sonho que nem todos podem viver. É o nosso melhor jogador, ídolo da galera e a gente fica feliz de estar perto dele”, elogiou.

Fonte: cbf.com.br

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Seleção Brasileira inicia preparação para enfrentar a Croácia

Após garantir classificação com goleada sobre Coreia do Sul, Brasil faz primeira atividade para as quartas de final. Partida decisiva está marcada sexta-feira (9)

A Seleção Brasileira já iniciou a preparação para as quartas de final para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Após garantir classificação nas oitavas de final com a vitória sobre a Coreia do Sul, a equipe brasileira treinou nesta terça-feira (6) de olho no confronto decisivo contra a Croácia. A partida está marcada para a sexta-feira (9), às 12 horas (horário de Brasília), no estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar.

Na primeira atividade para enfrentar a Croácia, o lateral esquerdo Alex Sandro fez um trabalho físico à parte e trabalhos com bola. O jogador se recupera de uma lesão muscular no quadril esquerdo. O jogador desfalcou o time nos últimos dois jogos contra a Coreia do Sul e Camarões.

Para o confronto com a Croácia, o Brasil tem dois jogadores pendurados com um cartão amarelo: Eder Militão e Fred. Caso eles sofram nova advertência e o time avance para as semifinais, não poderão atuar. Na próxima fase, os cartões são zerados.

A classificação para as quartas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 foi a oitava consecutiva da Seleção Brasileira. Nestas oito classificações, o time foi campeão em duas oportunidades: em 1994 e 2002.

O time brasileiro volta a treinar nesta quarta-feira no Grand Hamad Stadium. Será a penúltima atividade antes do confronto decisivo contra os croatas.

Fonte: cbf.com.br

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Seleção Brasileira homenageia Pelé após vitória sobre a Coreia do Sul

Atletas posaram com faixa de apoio à recuperação do Rei do Futebol após a classificação para as quartas de final

Após a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo FIFA do Qatar, a Seleção Brasileira prestou homenagem a Pelé. Neymar e Danilo buscaram uma faixa com o nome do Rei do Futebol e uma imagem de sua famosa comemoração. Todos os atletas convocados juntaram-se no meio do gramado para enviar a mensagem de apoio à recuperação do ídolo brasileiro. 

“É difícil falar sobre o momento o qual Pelé está passando, mas eu desejo todas as melhores coisas para ele. Espero que fique bem de saúde o mais rápido possível e que ele possa pelo menos ser confortado com a vitória de hoje e com a faixa que dedicamos a ele no final”, disse Neymar, que marcou de pênalti na vitória sobre a Coreia do Sul por 4 a 1.

Vinicius Jr, autor do primeiro gol do Brasil na partida, também dedicou palavras ao ídolo. “Queria mandar também um forte abraço para o Pelé, que está precisando de muita força da gente e essa vitória vai para ele. Que tudo ocorra bem, que ele possa sair dessa situação e que a gente possa ser campeão por ele”, falou.

Internado desde a última terça-feira (29), Pelé foi levado ao Hospital Albert Einstein para reavaliar o tratamento contra o câncer de cólon.

Fonte: cbf.com.br

Neymar marca sétimo gol em terceira Copa do Mundo pela Seleção Brasileira

Camisa 10 se igualou a Pelé e Ronaldo na lista de jogadores brasileiros que marcaram gols em três edições de Copa do Mundo

Neymar voltou à Seleção Brasileira após duas rodadas de fora da Copa do Mundo FIFA do Qatar, por conta de uma lesão no tornozelo no jogo de estreia contra a Sérvia. O camisa 10 marcou o segundo gol do Brasil na goleada sobre a Coreia do Sul por 4 a 1, na noite desta segunda-feira (5), no Estádio 974, em Doha. A bola na rede, em cobrança de pênalti, foi a sétima de Neymar em 12 jogos disputados em Copa do Mundo. O gol também colocou Neymar ao lado de Pelé e Ronaldo como os únicos jogadores brasileiros a marcar em três edições diferentes de Mundiais. 

"Atingir marcas é um orgulho muito grande. Alcancei números que jamais imaginaria alcançar, isso é sempre muito bom. Me deixa muito feliz", comentou o craque após a partida que classificou o Brasil para as quartas de final da Copa do Mundo. 

Neymar chegou a 76 gols vestindo a Amarelinha. Em sua terceira Copa do Mundo, o atacante chega novamente às quartas de final.

"Com certeza chegou a hora de ir mais longe. A gente sonha com o título, mas temos que ir passo a passo. Foi o quarto jogo hoje, faltam três. Estamos muito preparados, com a cabeça focada para conseguir esse título.

O Brasil enfrenta a Croácia na próxima sexta-feira, às 12h, no Education City Stadium. No caso de classificação sobre os croatas, a Seleção Brasileira pode enfrentar Argentina ou Holanda nas semifinais. 

Fonte: cbf.com.br

BRASIL VENCE COREIA DO SUL E SE CLASSIFICA PARA AS QUARTAS DE FINAL

Com gols de Vini Jr, Neymar, Richarlison, Paquetá, a Canarinho passou com tranquilidade sobre os asiáticos na noite desta segunda-feira (5), no último jogo do Estádio 974, em Doha

O Brasil venceu a Coreia do Sul por 4 a 1 e está classificado para as quartas de final da Copa do Mundo FIFA do Qatar 2022. Com gols de Vini Jr, Neymar, Richarlison, Paquetá, a Canarinho passou com tranquilidade sobre os asiáticos, na noite desta segunda-feira (5), no último jogo do Estádio 974, em Doha. O gol da Coreia foi marcado por Paik. A equipe brasileira vai enfrentar a Croácia na próxima etapa decisiva. 

A Seleção Brasileira começou implacável o jogo decisivo contra os coreanos no Estádio 974, em Doha. Muita marcação sem a bola e objetividade com a posse dela. O ritmo acelerado rendeu resultado logo aos seis minutos do duelo. Vini Jr abriu o placar para o Brasil, após bola cruzada por Raphinha, pela direita. O camisa 20 fez seu segundo gol na Copa. 

Richarlison sofreu pênalti aos 10 minutos. Ele se adiantou ao zagueiro em bola tocada por Neymar e foi derrubado. O camisa 10 foi para a cobrança e ampliou o placar., deslocando o goleiro coreano. Marcou seu sétimo gol em 12 jogos em Copas do Mundo. Entrou para o rol de jogadores que conseguiu marcar gols em três mundiais.

lisson apareceu aos 16 minutos para fazer sua primeira grande defesa na Copa do Mundo. De mão trocada, buscou bola batida com perigo pelo sul-coreano. 
Se eles depositavam esperança em Son, o Brasil tinha RicharliSon. O camisa 9 brigou pela bola, tabelou com Marquinhos e recebeu na frente de Thiago Silva. Foi só escolher o canto para marcar seu terceiro gol na Copa: 3 a 0 antes dos 30 minutos do primeiro tempo. Até o técnico Tite se rendeu e fez a dança do Pombo.

Aos 35 minutos, Lucas Paquetá marcou o quarto gol. Vini Jr cruzou na medida para o camisa 7 só escorar para o gol, de direita.  O meia voltou a fazer um gol contra os sul-coreanos. Em 2019, ele marcou um dos gols brasileiros em amistoso contra os asiáticos. Nos acréscimos, ainda deu tempo para Richarlison arrancar pela direita e chutar cruzado, mas o goleiro defendeu.

O Brasil voltou sem alterações para o segundo tempo. Com o placar elástico construído na primeira etapa, a Seleção Brasileira teve postura mais reativa, buscando aproveitar os contra-ataques, já que só restou aos sul-coreanos partirem para o tudo ou nada.

Raphinha quase ampliou o placar aos 54 minutos. Fez ótima jogada individual pela direita, driblou a zaga e chutou cruzado. Goleiro defendeu. Dois minutos depois, o camisa 11 bateu falta e a barreira afastou para escanteio.

Aos 17 minutos do segundo tempo, Tite fez a primeira mexida no time. Entrou Dani Alves no lugar de Eder Militão.

Alisson fez outra grande defesa na partida, na segunda finalização mais clara dos asiáticos no confronto. O camisa 1 espalmou chute à queima roupa. Entraram Bremer e Martinelli nos lugares de Danilo e Vini Jr.

Aos 30 minutos, Coreia descontou com Paik, em chute de fora da área. A bola desviou e tirou chance de defesa do goleiro Alisson. Mais duas substituições: Weverton e Rodrygo entraram no jogo. Saíram Alisson e Neymar. Nos últimos minutos, Dani Alves recebeu passe de `Martinelli e lançou um lindo voleio, mas a defesa conseguiu cortar para escanteio.

BRASIL: Alisson (Weverton), Eder Militão (Dani Alves), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo (Bremer); Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar (Rodrygo); Raphinha, Vini Jr (Martinelli) e Richarlison.

Fonte: cbf.com.br

Alagoano: CRB pode anunciar gringo que fez sucesso no Santos

Copete tem 34 anos e participou da campanha de acesso do Bahia nesta temporada.

Maceió, AL, 04 (AFI) – O CRB pode acertar nos próximos dias a contratação do atacante Copete. O jogador de 34 anos estava no Bahia e fez parte da campanha do acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.

Os números de Copete não foram tão bons no time da Boa Terra. Em 14 jogos marcou apenas um gol. Já no seu clube anterior, o Avaí, Copete teve identificação com a torcida e teve participação importante na campanha do acesso em 2021. Em duas temporadas do colombiano pelo Avaí foram 55 jogos, dez jogos e duas assistências.

Copete chegou ao Brasil em 2016 para vestir a camisa do Santos. Ele despertou o interesse santista após a conquista da Copa Libertadores daquele ano com a camisa do Nacional de Medellin. Os primeiros anos do atacante na Vila Belmiro foram bons. No entanto, ele perdeu espaço e foi negociado com o Avaí.

Fonte: futebolinterior.com.br

Atriz Giovanna Lancellotti sai em defesa a Neymar após declarações contra o atleta

Atriz é amiga do atleta e vai mostrar que está do seu lado neste momento de repercussão negativa nas redes sociais

Giovanna vai para as o restante da Copa do Mundo no Catar e vai aproveitar para dar apoio ao jogador

Rio de Janeiro, RJ, 05 (AFI) – A atriz Giovanna Lancellotti se prepara para embarcar para o Catar para ver os jogos restantes da Copa do Mundo e aproveitou para defender o atacante Neymar nas declarações feitas contra o atleta.

Na ocasião da lesão de Neymar, houve apoio ao jogador nas redes sociais, mas surgiu também uma torcida para que ele não se recuperasse.

A atriz é amiga de Neymar e , segundo o jornal O Globo, ela mantém sempre contato com o atacante da Seleção Brasileira. O noticiário do jornal revelou um comentário dela sobre a repercussão da lesão do atacante.

“A gente fica chateada. Acho absurdo torcerem contra, independentemente das divergências políticas. Torço muito, tenho certeza de que ele vai ajudar a gente a trazer o hexa. Ele é um menino muito legal, que está aí há tantos anos. Merece ter uma Copa bem jogada”, disse a atriz.

Fonte: futebolinterior.com.br

Roberto Fonseca já trabalhou em Alagoas no CRB. Agora é a vez de dirigir o CSA.

Maceió, AL, 05 (AFI) – A semana começou agitada nos bastidores do CSA. A diretoria ainda não confirmou, mas tudo leva a crer que um novo nome será oficializado nas próximas horas. Trata- se Roberto Fonseca.

O treinador de 60 anos, chegaria para substituir Adriano Rodrigues, demitido no último fim de semana. Rodrigues sequer chegou a dirigir o time como um treinador de fato.  Ele foi anunciado em 25 de novembro passado pelo então presidente-executivo do clube, Omar Coelho, que renunciou à presidência na sexta-feira passada (02).

Rodrigues comandou o CSA nas três últimas partidas da Série Bmas ainda como um interino e não conseguiu evitar o rebaixamento.

Com isso, o presidente licenciado do Conselho Deliberativo, Rafael Tenório, iniciou um  processo de transição no CSA e avisou que fará um choque de gestão porque o clube foi rebaixado para a Série C do Brasileiroe as finanças estão complicadas.

Fonte: futebolinterior.com.br

Brasil enfrenta Coreia do Sul por vaga nas quartas de final

Após classificação em primeiro lugar no grupo G, Seleção Brasileira joga contra coreanos pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

A Seleção Brasileira faz confronto decisivo nesta segunda-feira, às 16 horas (horário de Brasília), contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Com o retorno do lateral Danilo e do atacante Neymar, o time pentacampeão precisa da vitória para avançar às quartas de final e manter vivo o sonho da sexta estrela. A partida será no Estádio 974, em Doha, no Catar.

A classificação da equipe para a fase final do Mundial veio após garantir a primeira colocação no grupo G, com seis pontos conquistados. A Coreia do Sul foi vice-líder do grupo G, com quatro pontos, eliminando Uruguai e Gana, que também estavam na chave.

Para o duelo desta segunda-feira, o técnico Tite não poderá contar com o lateral esquerdo Alex Telles e com o centroavante Gabriel Jesus, ambos lesionados. A novidade é o retorno de Danilo e Neymar, que estão recuperados de lesão no tornozelo e estão relacionados para o duelo.

Poupado contra Camarões, o zagueiro Thiago Silva será o capitão brasileiro nas oitavas de final. Aos 38 anos de idade, o jogador aprovou o planejamento executado pela comissão técnica e lamentou as lesões dos companheiros.

“Nós não temos certeza sobre a nossa continuidade. O que a gente tem controle é da preparação e do planejamento. O planejamento foi feito. Como todas as decisões, o risco existe. Quando se sai de casa já tem um risco. Esse risco valeu a pena correr para que a gente estivesse bem fisicamente, tirando o Alex Telles e o Gabriel Jesus que a gente fica triste. Fora os dois, estamos bem”, definiu o jogador.

Atleta do Chelsea, Thiago Silva reencontrará o atacante Son, do Tottenham. O jogador da Coreia do Sul tem tido grande destaque na Premier League, mas não é o único atleta que exigirá atenção da Seleção Brasileira nesta segunda-feira.

“O Son está em Londres, conheço bem. O primeiro meio campista tem uma qualidade enorme no passe e o contra-ataque deles é muito bom. O segundo gol deles é um exemplo. Todo cuidado é pouco com o time deles que é muito bom tecnicamente”.

Fonte: cbf.com.br

Tite e Sampaio homenageiam Pelé e relembram histórias com o Rei do Futebol

Antes da partida contra a Coreia, membros da comissão técnica da Seleção Brasileira falam sobre relação com o Rei Pelé e pedem orações para que o Rei se recupere o mais rápido possível

O técnico Tite prestou uma homenagem ao Rei Pelé na entrevista coletiva antes da partida contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Além de desejar melhoras ao maior jogador de todos os tempos, o treinador relembrou uma passagem com o craque e como ficou impactado ao conhecê-lo.

“Vou falar do meu sentimento. Vou fazer uma abertura. Talvez seja a única pessoa que tenha tremido presencialmente para cumprimentar. Eu estou falando de coração e estou falando de emoção. Em 2018, eu vou contar o episódio. Nós estávamos sentados e aí começaram a falar do sorteio, do técnico histórico, de não sei quem, de tirar foto. E eu não queria nem saber disso aí. Eu estava concentrado. Mas aí disseram, olha, vai lá dar um abraço no Pelé. Eu levantei e tremi, cara. Minha mão suou, pulsação aumentou. Cara, eu vou ter a oportunidade de cumprimentar a representatividade humana... Saúde, Pelé. Saúde. O carinho que posso te dar é transmitido por todos nós”, disse o treinador.

Além de Tite, o assistente técnico César Sampaio também pediu orações ao rei do futebol para que ele se recupere logo e agradeceu a importância que ele teve em sua vida.

“Eu também tive a benção, posso dizer assim, né? Eu fui formado no Santos e tive o direcionamento algumas vezes com o Pelé. E minha primeira convocação para a Seleção, eu tive oportunidade de jogar com o Pelé foi algo tremendo. Mais do que o Tite disse. Até se dirigir a ele dentro de campo era difícil. Imagina falar cuidado, Pelé, toca, Pelé. Jamais pensei isso na minha vida. Nesse momento a gente pede a todos, independente da religião, que a gente possa estar intercedendo, orando, rezando, enviando energias positivas. É uma pessoa que influenciou diretamente minha formação. Não só como atleta, mas também como homem”, pediu.

Fonte: cbf.com.br

Com novidades, Seleção Brasileira encerra preparação para oitavas de final

Recuperados, Neymar e Danilo participam de último treinamento da Seleção Brasileira para enfrentar a Coreia do Sul pela Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

A Seleção Brasileira encerrou a preparação para o duelo contra a Coreia do Sul. Com a presença do lateral Danilo e do atacante Neymar, ambos recuperados de lesão, a equipe brasileira treinou neste domingo no Grand Hamad Stadium. O jogo pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 está marcado para esta segunda-feira, dia 5, às 16 horas (horário de Brasília), no 974 Stadium.

O capitão brasileiro nesse duelo decisivo será Thiago Silva. Poupado na última partida da fase de grupos contra Camarões, o defensor retorna ao time nesta segunda-feira e elogiou a decisão da comissão técnica em relação ao planejamento feito para a competição.

“Nós não temos certeza sobre a nossa continuidade. O que a gente tem controle é da preparação e do planejamento. O planejamento foi feito. Como todas as decisões, o risco existe. Quando se sai de casa já tem um risco. Esse risco valeu a pena correr para que a gente estivesse bem fisicamente, tirando o Alex Telles e o Gabriel Jesus, que a gente fica triste. Fora os dois, estamos bem”, disse o capitão.

No treinamento deste domingo, o técnico Tite observou a evolução de Danilo e Neymar. A dupla sofreu uma lesão no tornozelo no jogo contra a Sérvia, primeira partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, e desfalcou a equipe nos confrontos contra Suíça e Camarões.

O vencedor de Brasil e Coreia do Sul avança às quartas de final do Mundial para enfrentar o classificado de Japão e Croácia, que jogam no dia seguinte, na terça-feira, fechamento das oitavas de final.

Fonte: cbf.com.br

sábado, 3 de dezembro de 2022

CSA tem fim de ano com rebaixamento, renúncia e cobrança por elenco competitivo

O final de ano para o torcedor azulino não será dos melhores. Após o rebaixamento no Brasileiro da Série B, o CSA agora sofre com a renúncia do presidente Omar Coelho, o que amplia a crise e quem assumir o cube, terá de conviver com a pressão por um elenco competitivo para a temporada 2023.

Nesta sexta-feira o presidente executivo, Omar Coelho, entregou a carta de renúncia ao Conselho Deliberativo, que é presido por Rafael Tenório, afastado e quem responde atualmente é a conselheira Miriam Monte.

A Carta renúncia foi entregue após fortes pressões da torcida, como também internas no clube. “Impossível continuar trabalhando com uma pressão igual a essa, com pessoas remando contra”, afirmou.

Neste sábado, às 11h00 no CT Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa, está marcada uma entrevista coletiva Omar, Mirim e Rafael, para anunciar o passo a passo da transição executiva no clube marujo.

FORMAÇÃO DO ELENCO

O clube marujo convive com pressão nos bastidores e também no elenco. Se uma parte já se foi após o rebaixamento, outra deve permanecer e mais alguns chegarão para encarar o desafio.

O time tem contrato com atletas e segue negociando quem permanece ou será desligado. As renovações foram do goleiro Paulo Ricardo, dos laterais Diego Renan e Éverton Silva e dos zagueiros Douglas e Ferreira.

Durante a semana, foram anunciadas as contratações do volante Lucas Alisson e Moisés Gaúcho, além do velho conhecido Xandão, que retorna ao clube marujo depois de passagens por vários clubes, incluindo o maior rival, CRB.

A temporada 2023 exigirá qualidade e quantidade do elenco azul, tendo em vista a Copa Alagoas, Campeonato Alagoano, Pré-Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileiro da Série C.

Fonte: cadaminuto.com.br

BRASIL É SUPERADO POR CAMARÕES NA TERCEIRA RODADA DA FASE DE GRUPOS

Com gol nos minutos finais, Seleção é superada por Camarões no último jogo da fase de grupos. Canarinho avança em primeiro e vai encarar a Coreia do Sul nas oitavas

Fim da primeira fase da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Na tarde desta sexta-feira (2), no Estádio Lusail, o Brasil pressionou do início ao fim, teve as melhores oportunidades da partida mas acabou superado por 1 a 0 por Camarões. O adversário da Canarinho nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 será a Coreia do Sul. A partida acontece na próxima segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), no Estádio 974.

O jogo

O duelo final da fase de grupos começou com o Brasil em cima, pressionando os camaroneses. Com domínio total na primeira etapa, a Seleção teve mais posse de bola e as melhores chances de abrir o placar.

Martinelli chegou perto em duas oportunidades: uma logo no início do jogo, quando recebeu cruzamento de Dani Alves e, dentro da área, cabeceou para defesa de Epassy. Depois, no fim do período, o camisa 26 ficou com sobra na entrada da área e bateu firme para outra defesa do goleiro Epassy.

Logo na sequência, aos 46 minutos, Rodrygo apareceu na área para bater firme e quase inaugurar o placar para o Brasil. Na única chance de Camarões no primeiro tempo, aos 47, Ederson fez linda defesa em cabeceio de Mbeumo.

O Brasil começou o segundo tempo da mesma forma que terminou o primeiro: buscando o gol. Ele por pouco veio aos 10, quando Martinelli arrancou pela esquerda, cortou para o meio e chutou firme pro gol. No minuto seguinte, Militão ficou com a sobra na área e chutou para outra boa defesa do goleiro Epassy. 

Depois, na marca dos 32, foi a vez de Ederson brilhar ao defender chute perigoso de Ntcham. A Canarinho seguiu em busca do gol. Na marca dos 38, Bruno Guimarães recebeu cruzamento rasteiro na área, chegou chutando e só não fez porque foi travado em cima do lance. 

Mas em uma infelicidade, a seleção de Camarões chegou ao gol. Na casa dos 46, Mbekeli cruzou na área para Aboubakar acertar o cabeceio e decretar o triunfo africano na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar.

BRASIL: Ederson; Dani Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho e Fred (Bruno Guimarães); Rodrygo (E. Ribeiro), Gabriel Martinelli, Antony (Raphinha) e Gabriel Jesus (Pedro).

Fonte: cbf.com.br

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Claudinho no Flamengo? Novo lateral? David Luiz fica? Entenda como diretoria trabalha mercado rubro-negro para 2023

O Flamengo encerrou a temporada 2022 sendo campeão da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil. E o planejamento para 2023 começou pouco tempo depois para a diretoria.

Depois de a novela com Dorival Jr. ter seguido o caminho do rompimento, o clube carioca tem acordo encaminhado com Vítor Pereira para que o português seja o comandante na próxima temporada. Além do treinador, a diretoria trabalha ainda com renovações e contratações.

O que está bem próximo de ser sacramentado é o caso que envolve o zagueiro David Luiz. Titular absoluto e líder do elenco, o experiente defensor tem contrato até o fim do ano. Mas a ampliação do vínculo não deve ser problema.

Adaptado e identificado com a torcida rubro-negra, David quer continuar no Flamengo. A reportagem da ESPN apurou que ele deve assinar a renovação do contrato por mais uma temporada.

Se o zagueiro pela direita deve ficar, o mesmo não pode falar da lateral. Rodinei não chegou a acordo com a diretoria e vai deixar o clube. Matheuzinho e Varela são as outras opções. Nenhuma contratação para o setor será feita sem antes ter um aval do treinador para a posição.

Outra permanência ainda não sacramentada, mas também tratada com otimismo, é a de Ayrton Lucas. O lateral está emprestado pelo Spartak Moscou até o fim do ano e tem valor de compra fixado em 9 milhões de euros, cerca de R$ 48,6 milhões. O Flamengo aguarda a resposta do clube para ficar com o atleta, que foi muito bem na final da Libertadores quando precisou entrar na vaga de Filipe Luís.

Claudinho vem para o Flamengo?

Um nome que foi ventilado no Flamengo nos últimos dias foi o do meia-atacante Claudinho. Atualmente no Zenit, da Rússia, o ex-jogador do Red Bull Bragantino foi ligado ao clube carioca.

No entanto, a reportagem da ESPN apurou que ainda não houve um contato entre as partes. Além disso, os dirigentes rubro-negros sabem que atualmente qualquer negócio envolvendo brasileiros valorizados que atuam no exterior renderia uma compensação financeira praticamente fora do padrão do clube. Ainda mais se tratando do Zenit, que paga salários altíssimos a seus atletas e torna quase inviável tirar algum jogador de lá.

Fonte: alagoas24horas.com.br

CSA anuncia renovação de contrato do lateral Diego Renan

Ainda em ritmo lento, o CSA segue formando o grupo de jogadores para a temporada 2023. Nesta terça-feira (29), o clube marujo anunciou a renovação de contrato do lateral Diego Renan.

Com mais de uma função, o lateral-esquerdo, que também atua do lado direito e também no meio de campo, atualmente com 32 anos, será um dos remanescentes da temporada 2022 do CSA.

Diego Renan jogou pela primeira vez no clube marujo entre os anos e 2020 e 2021 e voltou neste ano para a disputa da Série B, mas não conseguiu ajudar a equipe a permanecer na divisão.

Oficialmente, Diego Renan é apenas o terceiro atleta confirmado do elenco. Anteriormente, o goleiro Paulo Ricardo e o zagueiro Douglas, além do técnico Adriano Rodrigues.

O clube segue negociando renovações e reforços, mas também aguarda o acerto com o novo executivo de futebol, para acelerar a formação do elenco para a temporada, que contará com Pré-Copa do Nordeste, Copa Alagoas, Campeonato Alagoano, Copa do Brasil e Brasileiro da Série C.

Fonte: cadaminuto.com.br

Pré-matrícula da rede estadual de ensino começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (1º) o processo de pré-matrícula para ingresso de novos estudantes na rede pública estadual de ensino para as séries de entrada. A pré-matrícula é realizada de forma online, exclusivamente pelo site www.matriculaonline.al.gov.br, até o dia 20 de dezembro. O candidato ainda pode conferir a relação das unidades participantes da pré-matrícula no mesmo site.

Durante o processo, os estudantes devem preencher um formulário eletrônico com os dados pessoais, série pretendida e selecionar três opções de escola onde deseja estudar. O candidato com deficiência deve declarar a informação no ato do cadastro. E, além disso, é obrigatório que todos os alunos possuam CPF para efetivação da pré-matrícula. Após esse passo, o aluno deve aguardar o resultado do processo que está previsto para o dia 23 de janeiro.

Na mesma data, inicia o período de confirmação de matrícula que vai até o dia 2 de fevereiro, quando o candidato deverá consultar a escola para qual foi selecionado, o local e data para realização da matrícula, no site da matrícula online. Toda a documentação exigida para a etapa da pré-matrícula até a confirmação já está disponível no edital publicado no site.

*Com Ascom Seduc

Fonte: cadaminuto.com.br

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Brasil vence a Suíça pela primeira vez em Copas do Mundo

Vitória marcou a primeira do Brasil diante dos suíços em Copas do Mundo. Até a partida de hoje, o retrospecto do confronto era de dois empates na competição, ambos na primeira fase.

A Seleção Brasileira ganhou da Suíça por 1 a 0, nesta segunda-feira (28), no Estádio 974, em Doha, no Catar. A vitória marcou a primeira do Brasil diante dos suíços em Copas do Mundo. Até a partida de hoje, o retrospecto do confronto era de dois empates na competição, ambos na primeira fase.

O primeiro empate foi na Copa do Mundo do Brasil, em 1950, no Estádio do Pacaembu, com gols de Alfredo e Baltazar a partida ficou no 2 a 2. Já o segundo empate ocorreu na estreia brasileira no Mundial da Rússia, em 2018, na oportunidade,  Philippe Coutinho marcou o gol brasileiro no 1 a 1.  

Entre amistosos e Copas do Mundo, o retrospecto do Brasil contra a Suíça é de 10 jogos, sendo quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 12 gols marcados e 9 sofridos.

Líder do Grupo G com seis pontos conquistados, a Seleção Brasileira está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo. A Suíça é a segunda colocada, com 3 pontos, seguida de Sérvia e Camarões, ambos com 1 ponto.

O Brasil volta a campo na sexta-feira (02) contra Camarões, no Estádio Nacional de Lusail, às 16h (Horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos.

Histórico de Brasil x Suíça

28/06/50 – Brasil 2x2 Suíça – Copa do Mundo

11/04/56 – Brasil 1x1 Suíça – Amistoso

21/12/80 – Brasil 2x0 Suíça – Amistoso

19/05/82 – Brasil 1x1 Suíça – Amistoso

17/06/83 – Brasil 2x1 Suíça – Amistoso

21/06/89 – Brasil 0x1 Suíça – Amistoso

15/11/06 – Brasil 2x1 Suíça – Amistoso

14/08/13 – Brasil 0x1 Suíça – Amistoso

17/06/18 – Brasil 1x1 Suíça – Copa do Mundo

28/11/22 - Brasil 1x0 Suíça - Copa do Mundo

Fonte: Memória e Acervo CBF

Fonte: cbf.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

BRASIL VENCE A SUÍÇA E CONFIRMA VAGA NAS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO FIFA CATAR 2022

Com gol de Casemiro, Seleção Brasileira vence a Suíça por 1 a 0 e garante vaga antecipada na próxima fase da Copa do Mundo Catar FIFA 2022.

Classificada! Nesta segunda-feira (28), no Estádio 974, em Doha, a Seleção Brasileira venceu a Suíça por 1 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo G. Com seis pontos, o Brasil confirmou a vaga antecipada nas oitavas de final. A Canarinho encerra a fase de grupos diante de Camarões, na sexta-feira (02), às 16h (Horário de Brasília), no Estádio Nacional de Lusai.

O jogo começou equilibrado com boas chances para os dois lados. Após um primeiro tempo amarrado, a Seleção Brasileira encontrou o caminho do gol na etapa final, primeiro com Vinicius Junior, aos 20 min, mas a arbitragem marcou impedimento na jogada. 

A Canarinho investia nas jogadas ofensivas, principalmente, com Vinicius Jr. pela esquerda, e foi dos pés do atacante que começou a jogada do gol. Após bela tabelinha entre Vini Jr e Rodrygo, Casemiro chegou livre na área e chutou sem chances para o goleiro Sommer. 

Esta é a primeira vez que a Seleção Brasileira venceu a Suíça em Copas do Mundo. Nas outras duas oportunidades, as equipes ficaram no empate. Na Rússia em 2018, placar final em 1 a 1. Em 1950, no Mundial no Brasil, mais uma igualdade no marcador, em 2 a 2. 

Com o triunfo, o Brasil segue 100% na Copa do Mundo com duas vitórias e três gols marcados. A. Canarinho é líder do Grupo G, seguida da Suíça, Camarões e Sérvia. 

BRASIL: Alisson; E.Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Lucas Paquetá (Rodrygo), Fred (Bruno Guimarães) e Raphinha (Antony); Vinicius Jr e Richarlison (Gabriel Jesus).

Fonte: cbf.com.br

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Após vitória na estreia, Seleção inicia preparação para enfrentar Suíça

Com três pontos, Seleção Brasileira pode garantir classificação na próxima partida. Jogo contra Suíça está marcado para segunda-feira (28)

A estreia contra a Sérvia é passado para a Seleção Brasileira. Um dia após a vitória por 2 a 0 contra os europeus, o técnico Tite comandou nesta sexta-feira (25) o primeiro treinamento na preparação para enfrentar a Suíça. A partida está marcada para a segunda-feira (28), às 13 horas (horário de Brasília), no estádio 974, em Doha.

Na atividade desta sexta-feira, o grupo que começou a partida contra a Sérvia fez um trabalho regenerativo na academia, enquanto os outros atletas foram ao campo do Grand Hamad Stadium.

Com três pontos, o Brasil pode garantir a sua classificação às oitavas de final na próxima fase. Basta uma vitória sobre a Suíça e um empate entre Camarões e Sérvia, que também jogam na segunda-feira.

A Seleção Brasileira volta a treinar neste sábado, penúltima atividade antes da partida. Após o treinamento, haverá atendimento à imprensa no Grand Hamad Stadium.

Fonte: cbf.com.br

Richarlison e Vini Jr puxam a fila dos estreantes em vitória contra a Sérvia

Além da dupla dos gols brasileiros, outros seis jogadores fizeram sua primeira partida em Copa do Mundo

Na vitória da Seleção Brasileira contra a Sérvia por 2 a 0, nesta quinta-feira (24), em Doha, no Catar, oito jogadores fizeram sua estreia com a Amarelinha em Copas do Mundo: Paquetá, Alex Sandro, Antony, Rodrygo, Martinelli, Raphinha, Vinícius Júnior e Richarlison. 

Nos onze titulares, Tite escalou Alex Sandro, Paquetá, Raphinha, Vinícius Júnior e Richarlison, que não sentiram a pressão da estreia e fizeram boa partida. O destaque do jogo foi Richarlison, que marcou os dois gols do Brasil, e para Vini, que participou diretamente das duas jogadas.

Alex Sandro, Raphinha e Paquetá não ficaram atrás dos companheiros e também foram importantes durante o todo o tempo em que estiveram em campo, com boas construções de jogadas e protagonismo em lances de perigo.

Tite promoveu as entradas de Antony, Rodrygo e Martinelli no segundo tempo. O trio manteve o ritmo alto da partida e buscaram ampliar o placar. Foram 18 finalizações do Brasil na etapa complementar. 

Na zona mista, após o duelo, Vini Jr comemorou sua estreia e ressaltou a importância de começar a Copa do Mundo do Catar com vitória.

"Muito feliz com a minha estreia, com vitória e com o pé direito. Não tem coisa melhor! Esperei 22 anos para chegar aqui, com muito suor, muito trabalho e fico feliz de, no primeiro jogo, poder ajudar a equipe a sair com a vitória. A caminhada é longa, são sete finais e já vencemos a primeira”, celebrou.

O lateral-esquerdo Alex Sandro quase abriu o placar no segundo tempo, em chute de fora da área que bateu na trave. Ele falou de sua dedicação e do apoio de colegas da posição para estar na lista para o Catar.

"Se eu estou aqui é porque eu lutei lá atrás. Tive ajuda de vários companheiros, do Filipe e do Marcelo, que me ajudaram muito. Em 2018, fui muito bem representado pelos dois, mas agora chegou a minha hora. Estou fazendo e vou fazer de tudo para poder fazer o meu melhor", destacou Alex Sandro.

Dos 26 convocados por Tite para a Copa do Mundo do Catar, 16 atletas estão disputando a competição pela primeira vez.

Fonte: cbf.com.br

SELEÇÃO BRASILEIRA VENCE A SÉRVIA NA ESTREIA DA COPA DO MUNDO CATAR 2022

Com grande atuação coletiva, Brasil estreou com vitória por 2 a 0 sobre os sérvios. Richarlison foi o responsável por balançar as redes com direito a golaço de voleio. 

A espera acabou! A Seleção Brasileira estreou nesta quinta-feira (24) com vitória na Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Diante da Sérvia, no Estádio Nacional de Lusai, a Canarinho venceu por 2 a 0. Com grande jogo coletivo, o Brasil pressionou os sérvios e conquistou o primeiro passo rumo ao hexacampeonato. Richarlison foi o responsável por balançar as redes do Brasil com direito a golaço de voleio. 

Com o resultado, o Brasil é líder no Grupo G com três pontos e dois gols de saldo, seguido da Suíça com os mesmo três pontos, mas um de saldo. Na sequência, estão Camarões e Sérvia. Na próxima rodada, a Seleção enfrenta os suíços na segunda-feira (28), às 13h (Horário de Brasília), no Estádio 974, em Doha.

O jogo

O Brasil começou o primeiro tempo dominando a posse de bola e controlando o jogo. Com uma marcação forte, a Sérvia parou a Canarinho muitas vezes na falta. As principais jogadas foram pelos pontas com Vinicius Júnior e Raphinha. A dupla foi responsável por criar as melhores chances na etapa inicial. Aos 26 min, Thiago Silva viu Vini Jr. livre na área e enfiou a bola entre a defesa sérvia. No entanto, o goleiro Vanja Milinkovic-Savic agiu rápido e tirou a bola dos pés do atacante brasileiro. 

Aos 34 min, Lucas Paquetá tabelou com Raphinha, o camisa 11 chegou livre na área, mas o chute foi fraco e sem muita dificuldade para a defesa do goleiro sérvio. A Canarinho teve mais uma chance de perigo, aos 40 min, Marquinhos viu Vini Jr. livre, mas de novo, Vanja Milinkovic-Savic apareceu para salvar a seleção sérvia. Se a defesa da Sérvia trabalhou bastante na etapa inicial, o setor defensivo do Brasil não foi muito exigido. 

O Brasil começou o segundo tempo mantendo a intensidade, e o gol parecia apenas questão de tempo. Primeiro com Raphinha, que roubou a bola do zagueiro na entrada da área, mas o chute parou na defesa do goleiro sérvio. Aos 14 min, foi a vez de Alex Sandro arriscar de fora da área, mas a bola acertou a trave.

E como o gol era apenas questão de tempo, aos 16 min, Richarlison abriu o placar para o Brasil. Em jogada que começou dos pés de Neymar, o camisa 10 limpou a marcação na área, Vinicius Jr ficou com a sobra, mas o goleiro deu rebote, coube ao camisa 9 finalizar no gol. 

O dia era dele! Richarlison também foi o autor do segundo gol. Aliás, golaço! Vini Jr. avançou pela esquerda e encontrou o centroavante livre na área. De voleio, fechou o placar para o Brasil.

A melhor chance da Sérvia veio em cobrança de escanteio, Sergej Milinkovic-Savic cabeceou com perigo em direção ao gol, mas Marquinhos tirou o perigo. Com a vantagem no marcador, o técnico Tite promoveu algumas mudanças na equipe. A Canarinho seguiu pressionando com boas chances e, por muito pouco, o terceiro gol não veio.

BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Raphinha (Martinelli), Vinicius Jr (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus).

Fonte: cbf.com.br

CADASTRE-SE