O Referencial Curricular de Alagoas nasceu de um processo com inúmeras intervenções e contribuições dos mais variados colaboradores, BNCC e os referenciais estadual e municipais, além de pesquisas, consultas públicas, seminários, grupos de trabalhos, visitas técnicas, leituras críticas por especialistas, oficinas, debates, audiências públicas etc.
Todo o trabalho de (re)elaboração do Referencial Curricular de Alagoas contou com uma equipe de técnicos e especialistas: coordenadores, redatores, articuladores da SEDUC, da UNDIME, UNCME e CEE.
Este documento contempla competências e habilidades essenciais em todo território brasileiro, por meio da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como as experiências das pessoas que vivem, aprendem e ensinam no território alagoano.
O Referencial Curricular de Alagoas propõe que a educação escolar alagoana deva organizar a formação e desenvolver as potencialidades de todos os envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem.
Crianças e estudantes, em suas diversidades, valorizadas em seu território, aprenderão e ampliarão os saberes historicamente construídos pela humanidade e pelo povo alagoano.
A Escola, em seu papel transformador, precisa promover uma Aprendizagem Significativa, considerando a variedade de interfaces que o Ensino do conhecimento escolar realiza, por meio da inovação, da contextualização, da interdisciplinaridade, da pesquisa e dos letramentos.
Acesse aqui os Documentos:
Material de Apoio para as aprendizagens complementares
Orientações de priorização das habilidades do referencial Curricular de Alagoas - ReCAL 2020
Referencial Curricular de Alagoas para Educação Infantil
https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/recal-da-educacao-infantil
Referencial Curricular de Alagoas para Ensino Fundamental
https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/recal-do-ensino-fundamental
Referencial Curricular de Alagoas para Ensino Médio
https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/recal-do-ensino-medio
Fonte: educacao.al.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário