segunda-feira, 29 de novembro de 2021

CRB perde para o Operário e dá adeus ao sonho da Série A

O CRB seguirá disputa do o Campeonato Brasileiro da Série B. Na tarde e noite deste domingo (28), o time regatiano perdeu para o Operário no Estádio Germano Kruger em Ponta Grossa no Paraná, por 2 a 1 e segue na segunda divisão nacional.

O Jogo

Bola rolando em Ponta Grossa e o time da casa mostrou que queria terminar a competição com dignidade. Ex-rival regatiano, quando defendeu o CSA, Paulo Sérgio recebeu cruzamento e precisou bater duas vezes para abrir o placar em favor do Operário diante do CRB, aos 5 minutos.

Aos 10 minutos, novo cruzamento na área, Felipe Garcia toca de cabeça, a bola desvia em Frazan e balança as redes regatianas. 2 a 0.

O jogo seguiu movimentado e um outro azulino quase marca para o Operário, quando Rodrigo Pimpão mandou bola na trave.

As emoções retornaram no segundo tempo. Os dois times buscavam o ataque, de forma diferente.

O CRB se lançou em busca do gol, tentando de todas as formas diminuir o placar. Bressan e Marthã pararam no goleiro Thiago Braga.

Já o Operário, em vantagem no placar, preferia administrar a posse de bola e atuar nos contra golpes.

Aos 39 da etapa final o CRB diminuiu. Escanteio cobrado, o goleiro saiu mal e Marthã cabeceou para as dessa. 2 a 1.

Até o final do jogo, pressão do CRB, que não conseguiu empatar o jogo.

Fonte: cadaminuto.com.br

domingo, 28 de novembro de 2021

Desta vez não deu

Após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar, Palmeiras faz 2 a 1 na prorrogação e conquista o título da Libertadores

MONTEVIDÉU - Dois anos depois de conquistar o bicampeonato da Libertadores, o Flamengo viu a chance de ser tri escapar ao perder para o Palmeiras por 2 a 1, na prorrogação, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. A partida foi disputada no mítico Estádio Centenário, onde há 40 anos o rubro-negro conquistara sua primeira Libertadores. 

A Nação foi maioria e fez um verdadeiro espetáculo no Centenário, empurrando o Flamengo desde o primeiro minuto. A maioria rubro-negra nas ruas de Montevidéu foi comprovada no estádio, com os rubro-negros dando um verdadeiro show nas arquibancadas. Com maioria da torcida, naturalmente, o Flamengo tomou a iniciativa do jogo, mas as equipes ainda se ajustavam em campo quando o Palmeiras abriu o marcador. Logo aos cinco minutos, num erro de marcação, Rafael Veiga recebeu na marca do pênalti e fez 1 a 0, placar da primeira etapa.

No segundo tempo, o Flamengo martelou e chegou ao empate aos 26 minutos, com Gabi. A partida foi para a prorrogação e Deyverson fez o gol que deu o título ao Palmeiras.
     
FICHA TÉCNICA 

LOCAL: Estádio Centenário (Montevidéu)

PALMEIRAS: Weverton, Mayke (Gabriel Menino), Luan, Gómez e Piquerez (Felipe Melo); Zé Rafael (Danilo Barbosa), Danilo (Patrick de Paula), Gustavo Scarpa e Rafael Veiga (Deyverson); Dudu  (Wesley) e Rony.

TÉCNICO: Abel Ferreira.

FLAMENGO: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luis (Renê); Willian Arão, Andreas Pereira (Pedro), Everton Ribeiro (Michael) e De Arrascaeta (Vitinho); Gabi e Bruno Henrique (Bruno Henrique).

TÉCNICO: Renato Gaúcho

GOLS: Primeiro tempo, Rafael Veiga aos 5 minutos. Segundo tempo, Gabi aos 26. Prorrogação, Deyverson  aos 5 minutos

JUIZ: Néstor Pitana (ARG)

CARTÕES AMARELOS: Rodrigo Caio, Piquerez, Gabi, Gómez, De Arrascaeta, Abel Ferreira (técnico), Felipe Melo.

Fonte: flamengo.com.br

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

FAF divulga regulamento do Campeonato Alagoano 2022

A Federação Alagoana de Futebol divulgou nesta quarta-feira (24) o regulamento específico do Campeonato Alagoano InoveBanco 2022. O Estadual tem início no dia 19 de janeiro e previsão de término para o dia 02 de abril.

Oito Clubes estarão na disputa jogando entre si apenas em partidas de ida na primeira fase. Os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal. O Alagoano terá ASA, CSA, CRB, CSE, Desportivo Aliança, Cruzeiro, Jaciobá e Murici. 

A tabela do Alagoano será divulgada pela FAF em após a definição do mando de campo do clássico entre CRB e CSA pela Copa do Nordeste por parte da CBF, conforme ficou estabelecido entre os clubes durante a realização do Conselho Arbitral realizado no último dia 17.

Clique aqui e confira o regulamento do Campeonato Alagoano 2022

VEJA AQUI

Fonte: cadaminuto.com.br

Em Montevidéu, Mengão segue preparação para a grande final da Libertadores

No segundo dia em solo uruguaio, elenco rubro-negro treina forte no Estádio Campeón Del Siglo

Na tarde desta quinta-feira (25), em Montevidéu, o Flamengo seguiu a preparação para o confronto contra o Palmeiras, que definirá o grande campeão da Libertadores 2021. Sob o comando de Renato Gaúcho, o elenco rubro-negro realizou um treino tático e técnico no Estádio Campeón Del Siglo, que pertence ao Peñarol. O local está sendo a “casa” do Mais Querido durante a estadia na capital uruguaia.

Amanhã, o Mengão fará a última atividade no estádio antes da final deste sábado (27), marcada para às 17h, no Centenário de Montevidéu.

Fonte: flamengo.com.br

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

CRB vence o Vitória e segue vivo na luta pelo acesso

O CRB vai brigar pelo acesso até a última rodada da Série B. O “Galo”  venceu o Vitória, por 3 a 1, no Estádio Rei Pelé, na noite desta segunda-feira (22), pela 37ª rodada da competição nacional. Renan Bressan duas vezes e Pablo Dyego marcaram os gols da equipe regatiana. No time baiano, Fernando Neto descontou.

No próximo domingo (28), o “Galo” visita o Operário, às 16h, pela 38ª rodada da Série B.

O JOGO

A bola rolou no Estádio Rei Pelé e o CRB começou melhor. Bressan cobrou falta, a bola passou por todo mundo e foi para no fundo do gol. 1 a 0.

O vitória reagiu no jogo. Fernando Neto ganhou a disputa no meio, puxou para a canhota e soltou um foguete. Empatando o jogo.

Na segunda etapa, o time regatiano começou melhor. Logo aos 3 minutos, Celsinho cruzou na área, Bressan chutou de primeira no ângulo. Virando o jogo.

Aos 29 minutos, Diego Torres cobrou falta com perigo, a bola foi no ângulo. O goleiro fez grande defesa, mas no rebote, Pablo Dyego ampliou.

Final de jogo, CRB 3 x 1 Vitória.

Fonte: cadaminuto.com.br

Em segundo tempo bastante movimentado, Flamengo e Grêmio empatam por 2 a 2 em Porto Alegre

Vitinho foi o autor dos dois gols do Rubro-Negro na partida. Mais Querido seguirá para Montevidéu, onde encara o Palmeiras na final da Libertadores

Em jogo atrasado da segunda rodada do Brasileirão, o Flamengo empatou com o Grêmio em 2 a 2 na noite desta terça-feira (23), em Porto Alegre-RS. Vitinho marcou os dois gols do Mais Querido, ambos no segundo tempo. Agora, o Mengão muda o foco e ajusta os últimos detalhes para a finalíssima da Libertadores contra o Palmeiras, no próximo sábado (27), em Montevidéu-URU.

O jogo

O Flamengo começou a partida tocando a bola com paciência, enquanto o Grêmio tentava apertar a marcação. Aos 15’, Gustavo Henrique tirou uma bola quase em cima da linha e impediu o gol da equipe gaúcha. O time rubro-negro tentava descer ao ataque, mas pecava no último passe. Aos 39’, Rodinei fez boa jogada individual, levou até a entrada da área e bateu forte, mas a bola subiu. Com poucas oportunidades de gol, a primeira etapa terminou com o placar em branco.

No início da segunda etapa, o Mengão abriu o placar! No primeiro toque na bola, Arrascaeta fez um lançamento preciso para Rodinei, que cruzou na área. Vitor Gabriel tentou a finalização e a bola sobrou para Vitinho, que bateu na saída do goleiro: 1 a 0.

Logo após o gol do Fla, Jhonata Robert levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Grêmio com um a menos. Aos 21’, em jogada de contra-ataque, João Gomes abriu na esquerda para Kenedy, que puxou para o meio e soltou a bomba para grande defesa de Gabriel.

O Mais Querido fez o segundo aos 28’. Kenedy ganhou na velocidade pela direita, invadiu a área e só rolou para Vitinho, que dominou e bateu de canhota no canto: 2 a 0. Dois minutos depois, Borja descontou para o Grêmio: 2 a 1. Aos 36’, Ferreira bateu colocado no canto esquerdo de Hugo e empatou a partida para o tricolor gaúcho: 2 a 2.

O Flamengo tentou uma pressão no final em busca do gol da vitória, mas a partida terminou empatada.

Próximo compromisso

O Rubro-Negro volta a campo no próximo sábado (27) para enfrentar o Palmeiras, às 17h (de Brasília), no estádio Centenário, em Montevidéu, na grande final da Libertadores 2021.

Ficha técnica

Grêmio 2x2 Flamengo – 2ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS

Data: 23/11/2021

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)

Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)

Cartões amarelos: Jhonata Robert (GRE), Lucas Silva (GRE), Renê (Fla), Campaz (GRE) e Kenedy (FLA)

Cartão vermelho: Jhonata Robert (GRE)

Gols: Vitinho (12’2ºT e 28’2ºT), Borja (30’2ºT) e Ferreira (36’2ºT).

Escalação do Flamengo

Hugo; Rodinei, Gustavo Henrique (Bruno Viana), Léo Pereira e Renê (Ramon); João Gomes, Thiago Maia e Diego (Arrascaeta); Vitinho (Piris da Motta), Kenedy e Vitor Gabriel (Pedro).

Técnico: Renato Gaúcho.

Escalação do Grêmio

Gabriel Grando; Rafinha (Vanderson), Geromel, Ruan e Bruno Cortez; Thiago Santos (Victor Bobsin), Lucas Silva (Alisson) e Campaz (Douglas Costa); Jhonata Robert, Ferreira e Diego Souza (Borja).

Técnico: Vagner Mancini.

Fonte: flamengo.com.br

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Com gol de Bruno Henrique nos acréscimos, Mengão vence o Corinthians por 1 a 0 no Maraca

Diante de mais de 48 mil rubro-negros, Rei dos Clássicos decide no fim e garante o triunfo em

Em duelo disputado, o Flamengo não desistiu, lutou até o final e venceu o Corinthians por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (17), no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, a equipe permanece na segunda colocação da competição.

O jogo

A primeira chance criada pelo Mengão foi aos cinco minutos. Após cruzamento na área, Vitor Gabriel subiu mais alto e cabeceou no meio do gol. Aos 29, Vitinho fez boa jogada individual e bateu por cima. A pressão seguiu e cinco minutos depois, Matheuzinho arriscou de fora da área e a bola passou muito perto. Aos 44, o lateral-direito aproveitou rebote e obrigou Cássio a fazer grande defesa no último lance da primeira etapa. 

No segundo tempo, aos nove, Thiago Maia bateu forte da entrada da área e levou perigo. Aos 15, Michael deu belo passe para Bruno Henrique, que quase abriu o placar. Na sequência, João Gomes lançou Kenedy e o camisa 33 chutou colocado pra fora. Aos 21, Kenedy pegou de primeira após cobrança de escanteio e a bola tirou tinta da trave. Aos 32, Rodinei cabeceou, Bruno Henrique chutou e o goleiro adversário fez outra defesa difícil. Na reta final da partida, Michael cruzou e João Gomes acertou a trave. Nos acréscimos, a pressão deu resultado! Rodinei fez fila pela lateral e cruzou para Bruno Henrique estufar as redes e levar a Nação ao delírio no Maraca: 1 a 0! 

Próximo compromisso

O Mais Querido agora vai encarar o Internacional, no próximo sábado (20), às 21h30, no Beira-Rio.

Escalação do Flamengo

Hugo; Matheuzinho, David Luiz (Gustavo Henrique), Léo Pereira e Ramon (Filipe Luís); João Gomes, Thiago Maia e Diego; Vitinho (Michael), Kenedy (Rodinei) e Vitor Gabriel (Bruno Henrique). Técnico: Renato Gaúcho.

Escalação do Corinthians

Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Giuliano (Du Queiroz), Renato Augusto (Luan) e Gabriel Pereira (Gustavo Silva); Róger Guedes e Jô (Vitinho). Técnico: Sylvinho.

Ficha técnica

Flamengo 1x0 Corinthians - 33ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Maracanã

Data: 17/11/2021

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Rafael Da Silva (RS) e Michael Stanislau (RS)

Cartões amarelos: Vitor Gabriel (FLA), Gabriel Pereira (COR), João Victor (COR)

Gol: Bruno Henrique (47'2ºT)

Fonte: flamengo.com.br

terça-feira, 16 de novembro de 2021

CRB perde para o Brusque fora de casa e não entra no G4 da Série B

O CRB perdeu para o Brusque, por 1 a 0, no Estádio Augusto Bauer, na tarde desta segunda-feira (15), pela 36ª rodada da Série B.

A equipe regatiana volta a campo na próxima segunda-feira (21), contra o Vitória, no Rei Pelé, às 19h, pelo Brasileirão.

O JOGO

A bola rolou no Estádio Augusto Bauer e o CRB começou melhor. Pablo Dyego entrou, mas na hora de finalizar, ele escorregou. Desperdiçando grande chance.

O time do Brusque tinha mais a posse de bola, mas não conseguia levar perigo.

Na segunda etapa, a partida começou mais movimentada. Romão fez boa jogada, arriscou de longe, mas a bola passou por cima do gol.

Edilson cruzou na área, Edu cabeceou, mas a bola bateu no travessão.

O Brusque seguia melhor no jogo.

Aos 38 minutos, Foguinho cruzou na área, Thiago Alagoano, livre, tocou na saída do goleiro Diogo Silva. 1 a 0.

Final de jogo, Brusque 1 x 0 CRB.

Fonte: cadaminuto.com.br

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Com início avassalador, Mengão goleia o São Paulo por 4 a 0 no Morumbi

Gabi, Bruno Henrique e Michael (duas vezes) marcaram os gols da grande vitória rubro-negra.

Pela 32ª rodada do Brasileirão, o Flamengo se impôs em campo e goleou o São Paulo por 4 a 0 na tarde deste domingo (14), no Morumbi. Os gols do Mais Querido foram marcados por Gabi, Bruno Henrique e Michael (2), que se tornou o artilheiro isolado do campeonato com 13 gols. Com a vitória, o Mengão chegou aos 60 pontos e está a oito pontos do líder.

O jogo

O Flamengo começou a partida avassalador, e com menos de um minuto, abriu o marcador! Liziero vacilou na saída de bola, Andreas conseguiu o desarme, Bruno Henrique lançou para Gabi, que tocou na saída do goleiro: 1 a 0. Na sequência, o Mengão ampliou a vantagem. Michael deixou Diego para trás e rolou na medida para Bruno Henrique escorar para o gol vazio: 2 a 0.

Aos nove minutos, Calleri fez falta duríssima em David Luiz e foi expulso, após o árbitro consultar o VAR. Com um jogador a menos, o São Paulo passou a adotar um jogo mais cauteloso e esperava para sair no contra-ataque. Aos 28’, Hugo bateu tiro de meta e encontrou Bruno Henrique pela esquerda. O atacante rolou para Gabi, que dominou mas bateu pra fora.

Aos 41’, o Mais Querido fez o terceiro, e foi uma pintura! Após escanteio, Michael ficou com a sobra, limpou a jogada em cima de Gabriel e chutou colocado no ângulo, sem chance para Tiago Volpi: 3 a 0. O Rubro-Negro foi para o intervalo com uma vantagem confortável.

No segundo tempo, o Fla voltou valorizando a posse de bola e trocando passes no ataque. Aos 9’, Michael marcou o quarto gol rubro-negro e o segundo dele na partida. Bruno Henrique ganhou a disputa com Igor Gomes e cruzou rasteiro no segundo pau. O robozinho rubro-negro só escorou para o gol e virou o artilheiro isolado do Brasileirão: 4 a 0.

Mesmo com uma ampla vantagem, o Mais Querido seguiu no ataque em busca do quinto. Destaque da partida, Michael era uma ótima válvula de escape do time pelo lado esquerdo, dando muito trabalho para a defesa são paulina. Nos minutos finais, o Mengão administrou o resultado e saiu de campo com um ótimo resultado fora de casa.

Próximo compromisso

O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira (17) para enfrentar o Corinthians, às 21h30, no Maracanã. Vale ressaltar que este será o último jogo do Mengão no Rio de Janeiro antes da grande final da Libertadores contra o Palmeiras, no dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Ficha técnica

São Paulo 0x4 Flamengo – 32ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Morumbi-SP

Data: 14/11/2021

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)

Cartões amarelos: Matheuzinho (FLA), Shaylon (SÃO)

Cartão vermelho: Calleri (SÃO)

Gols: Gabi (1'1ºT), Bruno Henrique (3'1ºT) e Michael (41'1ºT e 9'2ºT).

Escalação do Fla

Hugo Souza; Matheuzinho (Rodinei), Rodrigo Caio (Gustavo Henrique), David Luiz (Bruno Viana) e Renê; Willian Arão (Piris da Motta), Andreas e Everton Ribeiro; Michael, Bruno Henrique e Gabi (Kenedy).

Técnico: Renato Gaúcho.

Escalação do São Paulo

Tiago Volpi; Diego (Orejuela), Miranda, Léo e Reinaldo (Shaylon); Gabriel (Bruno Alves), Liziero e Igor Gomes; Rigoni (Luciano), Calleri e Marquinhos (Vitor Bueno).

Técnico: Rogério Ceni.

Fonte: flamengo.com.br

domingo, 14 de novembro de 2021

Flamengo conclui preparação no Ninho do Urubu e embarca para São Paulo

Mais Querido encara o Tricolor Paulista neste domingo (14), às 16h, no Morumbi

Na manhã deste sábado (13), o Flamengo realizou o último treino antes da partida contra o São Paulo, que acontece amanhã (14), às 16h, no Morumbi, pela 32ª rodada do Brasileirão. O Mais Querido é o atual terceiro colocado com 57 pontos.

Ainda no Rio, o técnico Renato Gaúcho comandou uma atividade tática. Diego Ribas, expulso no último jogo, cumpre suspensão automática. Após o treino, a delegação rubro-negra seguiu viagem para a capital paulista.

O Flamengo defende uma invencibilidade de cinco partidas na temporada (3v/2e), com dez gols marcados e apenas quatro sofridos. Artilheiro do Mengão no Brasileiro, com onze gols marcados, Michael balançou as redes adversárias nos últimos três jogos: 2x0 no Atlético-GO (dois gols), 2x2 com a Chapecoense (um gol) e nos 3x0 contra o Bahia (um gol).

Fonte: flamengo.com.br

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Com centésimo gol de Gabi, Flamengo bate o Bahia por 3 a 0 no Maraca

Michael e Andreas marcaram os outros gols da vitória rubro-negra em noite histórica para Gabriel Barbosa

A noite desta quinta-feira (11) foi histórica para um predestinado artilheiro chamado Gabigol. Além de abrir a contagem (de pênalti) para a boa vitória contra o Bahia por 3 a 0 no Maraca, Gabriel Barbosa definitivamente marcou seu nome na história do Flamengo ao chegar a incrível marca de 100 gols com o Manto Sagrado, se tornando o 19º maior artilheiro da história do Clube, que completará 126 anos anos na próxima segunda-feira (15). Michael e Andreas Pereira completaram o triunfo rubro-negro. Com o resultado, o Mengão chegou aos 57 pontos e ocupa a terceira colocação do campeonato. Vale destacar que a partida teve três expulsões: duas pelo lado baiano e uma pelo lado rubro-negro.

O jogo

O Flamengo começou a partida com uma posse de bola muito maior que o Bahia, que mal conseguia sair do campo de defesa. O time rubro-negro trocava passes no setor ofensivo em busca de espaços para penetrar na área. Aos 24’, Rodinei cruzou da direita e Vitinho apareceu livre na pequena área, mas cabeceou para fora.

Dois minutos depois, Thiago Maia lançou Diego na área, que dominou e tentou uma bicicleta, mas foi bloqueado pelo defensor. O árbitro marcou pênalti pelo toque no braço de Conti. Gabi foi para a cobrança, deslocou o goleiro e marcou seu centésimo gol com a camisa rubro-negra: 1 a 0. O atacante é o artilheiro do Flamengo na temporada com 30 gols, e agora se tornou o 19º maior goleador da história do clube.

Nos minutos finais da primeira etapa, Matheus Bahia cometeu falta dura em Kenedy, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. O Mais Querido foi para o intervalo em vantagem.

No início da segunda etapa, o Fla quase ampliou. A zaga do Bahia afastou o cruzamento de Rodinei, a bola sobrou para Andreas, que rolou para Thiago Maia chutar forte da entrada da área. Danilo Fernandes espalmou para escanteio. Aos 12’, o Mengão marcou o segundo! Vitinho invadiu a área pela direita e cruzou para Michael, na pequena área, completar para o gol vazio: 2 a 0.

Na sequência da partida, Rossi e Diego foram expulsos por jogada imprudente. O primeiro deu uma cotovelada no rosto do camisa 10 rubro-negro, que acabou revidando e segurou o atacante pelo pescoço. Após consultar o VAR, o árbitro deu cartão vermelho para ambos.   

Com domínio amplo, o Flamengo girava a bola no ataque, até que aos 43’, ampliou ainda mais a vantagem. Andreas avançou pelo meio com liberdade, abriu espaço na defesa baiana e bateu rasteiro de canhota da entrada da área. A bola entrou no cantinho esquerdo, sem chance para o goleiro: 3 a 0. O meia acabou dando números finais à partida com um belo gol.

Próximo compromisso

O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (14) para enfrentar o São Paulo, às 16h, no Morumbi, pela 32ª rodada do Brasileiro.

Ficha técnica

Flamengo 3x0 Bahia – 31ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Maracanã-RJ

Data: 11/11/2021

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)

Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Hugo Savio Xavier Correa (GO)

Cartões amarelos: Matheus Bahia (BAH) e Conti (BAH)

Cartão vermelho: Matheus Bahia (BAH), Diego (FLA) e Rossi (BAH)

Gols: Gabi (31’1ºT), Michael (12’2ºT) e Andreas (43’2ºT).

Escalação do Flamengo

Hugo Souza; Rodinei, David Luiz (Bruno Viana), Gustavo Henrique e Ramon (Bruno Henrique); Thiago Maia (Piris da Motta), Diego, Andreas e Vitinho (Renê); Kenedy (Michael) e Gabi.

Técnico: Renato Gaúcho.

Escalação do Bahia

Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Daniel (Ronaldo César), Edson (Luizão), Lucas Mugni, Raí (Rossi) e Juninho Capixaba (Renan Guedes); Gilberto.

Técnico: Guto Ferreira.

Fonte: flamengo.com.br

Flamengo só pagará 'bicho' aos jogadores em caso de título ou vice do Brasileiro

Atual terceiro colocado no Brasileiro, com 54 pontos, o Flamengo só pagará ao elenco premiação na competição em caso de título ou de vice-campeonato. Desde 2020, o clube não paga "bicho" por rodada no G-4. Nem aos jogadores nem aos membros da comissão técnica e do departamento de futebol como um tudo.

A situação gera incômodo especialmente entre funcionários, que já se sentem desvalorizados pelo clube. A motivação financeira é mais uma forma de o elenco se manter concentrado nas rodadas finais, embora haja pequena possibilidade de conquista frente ao Atlético-MG.

O clube destina parte da premiação paga pela CBF aos jogadores. O vencedor do Brasileirão 2021 embolsará cerca de R$ 33 milhões, enquanto o segundo colocado ficará com R$ 31,3 milhões. Metade é direcionada ao elenco pelo Flamengo. Segundo a diretoria, tudo que foi combinado até aqui está em dia, inclusive o pagamento do ano passado pelo título do torneio.

Este ano, os atletas já ficaram sem prêmio na Copa do Brasil, pois não chegaram à decisão. Na Libertadores, o campeão irá arrecadar pouco mais de R$ 120 milhões, enquanto o segundo colocado fica com cerca de R$ 73 milhões de premiação.

Fonte: cadaminuto.com.br

CRB vence o Londrina, cola no G4 e segue na briga pelo acesso

O CRB venceu o Londrina, por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, na noite desta quarta-feira (11), pela 35ª rodada da Série B. Emerson marcou o gol regatiano.

Na próxima segunda-feira (15), o “Galo” visita o Brusque, fora de casa, às 16h, pela 36ª rodada do brasileiro.

O JOGO

A bola rolou no Estádio Rei Pelé e o CRB começou melhor.

Jajá recebeu na entrada da área e finalizou colocado. Mas a bola passou perto do travessão.

Romão cruzou, Nicolas Careca cabeceou e a bola foi para fora.

Na segunda etapa, Diego Torres recebeu na entrada da área, tocou para Emerson, que chutou cruzado. Abrindo o placar. 1 a 0.

Final de jogo, CRB 1 x 0 Londrina.

Fonte: cadaminuto.com.br

Flamengo está pronto para encarar o Bahia, pelo Brasileiro

Confronto válido pela 31ª rodada será disputado nesta quinta-feira (11), às 19h, no Maracanã

Após o empate com a Chapecoense, o Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (11) para enfrentar o Bahia, às 19h, no Maracanã, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O elenco rubro-negro realizou nesta tarde, no Ninho do Urubu, o último treino antes da partida.

Flamengo e Bahia já se enfrentaram em 91 oportunidades, com vantagem para o Rubro-Negro. Foram 35 vitórias do Mengão, 31 empates e 25 derrotas. No último confronto entre os times, o Mais Querido goleou por 5 a 0, no Pituaçu-BA, pelo primeiro turno do Brasileirão. O retrospecto recente do Fla contra a equipe baiana é positivo, vencendo as últimas quatro partidas, todas por Brasileiros.

Fonte: flamengo.com.br

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Referencial Curricular de Alagoas

O Referencial Curricular de Alagoas é um documento para todo território alagoano, construído democraticamente, com participação dos alagoanos, mas principalmente, professores e instituições de ensino de Alagoas.

O Referencial Curricular de Alagoas nasceu de um processo com inúmeras intervenções e contribuições dos mais variados colaboradores, BNCC e os referenciais estadual e municipais, além de pesquisas, consultas públicas, seminários, grupos de trabalhos, visitas técnicas, leituras críticas por especialistas, oficinas, debates, audiências públicas etc.

Todo o trabalho de (re)elaboração do Referencial Curricular de Alagoas contou com uma equipe de técnicos e especialistas: coordenadores, redatores, articuladores da SEDUC, da UNDIME, UNCME e CEE.

Este documento contempla competências e habilidades essenciais em todo território brasileiro, por meio da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como as experiências das pessoas que vivem, aprendem e ensinam no território alagoano.

O Referencial Curricular de Alagoas propõe que a educação escolar alagoana deva organizar a formação e desenvolver as potencialidades de todos os envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem.

Crianças e estudantes, em suas diversidades, valorizadas em seu território, aprenderão e ampliarão os saberes historicamente construídos pela humanidade e pelo povo alagoano.

A Escola, em seu papel transformador, precisa promover uma Aprendizagem Significativa, considerando a variedade de interfaces que o Ensino do conhecimento escolar realiza, por meio da inovação, da contextualização, da interdisciplinaridade, da pesquisa e dos letramentos.

 Acesse aqui os Documentos:

 Material de Apoio para as aprendizagens complementares

Orientações de priorização das habilidades do referencial Curricular de Alagoas - ReCAL 2020

Referencial Curricular de Alagoas para Educação Infantil

https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/recal-da-educacao-infantil

Referencial Curricular de Alagoas para Ensino Fundamental

https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/recal-do-ensino-fundamental

Referencial Curricular de Alagoas para Ensino Médio

https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/recal-do-ensino-medio

Fonte: educacao.al.gov.br

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Rede pública estadual retoma aulas 100% presenciais com reforço de novos programas

Rumo às Aulas e Equipa Escola garantiram melhorias na infraestrutura e segurança do ambiente escolar; Secretário Rafael Brito conferiu o 1ª dia de retorno das atividades

Depois de aproximadamente dois anos em modelo remoto e híbrido, os alunos da rede estadual de ensino retornaram às aulas com 100% dos estudantes em salas de aula. A medida, que antes era apenas para séries que iriam realizar as provas do Saveal ou do Enem, passa a valer para todas as turmas a partir desta segunda-feira (8). A portaria que regulamenta o retorno total foi publicada em 1° de novembro, no Diário Oficial do Estado.

Neste primeiro dia de volta às aulas, o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito acompanhou a retomada na Escola Estadual Noel Nutels, no bairro do Jacintinho, na capital Maceió, que atende alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.

"Hoje é um dia importante para a Educação de Alagoas. O retorno definitivo das aulas presenciais é resultado de um esforço coletivo de todos que integram a comunidade escolar. A pandemia foi muito dura para o setor em todo país, mas já estamos conquistando importantes avanços no estado. Através do maior investimento da história do segmento, o governador lançou uma série de novos programas que garantiram melhorias de infraestrutura e segurança do ambiente escolar. Além disso, nossas ações de Busca Ativa trouxeram 68% dos alunos ausentes de volta, transformando esse momento de retorno integral muito especial para quem acredita na Educação”, reforça o titular da pasta.

Uma das maiores escolas da rede estadual, localizada no Cepa (Centro Educacional de Pesquisa Aplicada), no bairro do Farol, em Maceió, vivenciou um momento de reencontro entre os estudantes. A Diretora da Escola Estadual Moreira e Silva, Ely Quintela, explica que, para eles, esse momento foi como um ‘primeiro dia de aula no meio do ano letivo’.

“Os alunos estão claramente felizes, eufóricos. Acreditamos que esse retorno é de extrema importância para que os alunos continuem focados nos estudos, mantendo o foco para aprender. Por meio do programa Equipa Escola, pudemos nos organizar da melhor forma para que os alunos tivessem um ambiente escolar ideal para garantir todo o aprendizado”, explica Ely Quintela.

Com a implantação dos programas Equipa Escola e Rumo às Aulas, foi possível destinar cerca de R$100 milhões em recursos para melhoria das unidades, garantindo a compra de 100% dos mobiliários das escolas e investimentos em infraestrutura. A medida contempla, além de obras estruturantes, a compra de  carteiras, mesas, armários, ar-condicionados e estantes, que são fundamentais para que os alunos tenham um retorno às aulas completamente motivados e renovados para dar continuidade aos estudos.

Bárbara Silva é uma das mais de 70 mil de estudantes em todo o estado que participaram deste primeiro dia de retorno 100% presencial. Aluna do último ano do ensino médio da Escola Moreira e Silva, ela explica sua emoção ao reencontrar seus amigos.

“Retornar para aulas com todos os meus colegas é um momento bem especial. Nas aulas híbridas existiam muitos problemas com internet que podiam atrapalhar meu aprendizado, aqui no presencial posso tirar dúvidas na hora e, com isso, me sinto mais preparada para meus objetivos no futuro”, comemora Bárbara.

Fonte: educacao.al.gov.br

Flamengo empata com a Chapecoense em 2 a 2 na Arena Condá

Matheuzinho e Michael marcaram os gols da equipe rubro-negra. Time enfrenta o Bahia na próxima quinta (11), às 19h, no Maracanã

Pela 30ª rodada do Brasileirão, o Flamengo empatou com a Chapecoense em 2 a 2 na noite desta segunda-feira (8), Arena Condá. Matheuzinho e Michael marcaram os gols da equipe rubro-negra. Agora, o Mais Querido terá o Bahia pela frente, na próxima quinta (11), no Maracanã

O jogo

Com muitos desfalques, o Flamengo começou a partida trocando passes no campo de ataque em busca de espaços para finalizar a gol. A Chapecoense priorizava a defesa e esperava o time rubro-negro atrás. Aos 25’, o Mengão abriu o placar! Matheuzinho fez bela jogada individual, entrou na área e bateu cruzado no cantinho, sem chance para o goleiro: 1 a 0.

Após o gol, a Chapecoense reagiu rapidamente, empatou e virou a partida, com Kaio Nunes marcando duas vezes: 2 a 1. O Mengão não deixou por menos e deixou tudo igual aos 40’. Gabigol deu um belo lançamento para Michael, que cortou a marcação e só empurrou para o gol vazio: 2 a 2. A primeira etapa terminou bastante movimentada e com lances polêmicos da arbitragem contra o Flamengo.

No segundo tempo, o atacante Kaio Nunes, da Chapecoense, fez falta dura na entrada da área, levou o segundo amarelo e foi expulso. Na cobrança, Everton Ribeiro bateu forte no canto e Keiller conseguiu espalmar. Em seguida, Bruno Henrique serviu Gabigol, que finalizou em cima do goleiro.

Aos 43’, Everton Ribeiro foi expulso em outro lance duvidoso. O time rubro-negro buscou o gol da vitória até o fim, mas a partida terminou empatada.

Próximo compromisso

O Rubro-Negro volta a campo na próxima quinta-feira (11) para enfrentar o Bahia, às 19h, no Maracanã, pela 31ª rodada do Brasileiro.

Ficha técnica

Chapecoense 2x2 Flamengo – 30ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena Condá, Chapecó-SC

Data: 08/11/2021

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)

Assistentes: Esdras Mariano Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)

Cartões amarelos: Matheuzinho (FLA), Gabi (FLA), Kaio Nunes (CHA), Alan Santos (FLA), Renê Júnior (CHA) e Bruno Viana (FLA)

Cartão vermelho: Kaio Nunes (CHA), Everton Ribeiro (CHA)

Gols: Matheuzinho (25’1ºT), Kaio Nunes (30’1ºT e 34’1ºT) e Michael (40’1ºT).

Escalação do Flamengo

Gabriel Batista; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Ramon (Vitor Gabriel); Willian Arão, João Gomes (Vitinho), Everton Ribeiro e Michael; Bruno Henrique e Gabi.

Técnico: Renato Gaúcho.

Escalação da Chapecoense

Keiller; Matheus Ribeiro, Joílson, Ignácio e Busanello; Moisés Ribeiro (Alan Santos), Anderson Leite (Ezequiel), Denner (Geuvânio) e Mike (Bruno Silva); Henrique Almeida (Renê Júnior) e Kaio Nunes.

Técnico: Felipe Endres.

Fonte: flamengo.com.br

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Inscrições para docentes efetivos em readaptação funcional estão abertas até o próximo dia 19 de novembro

O procedimento deve ser realizado na Unidade de Ensino de lotação do servidor. Edital publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (4) detalha regras.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas convoca docentes efetivos para o programa de readaptação funcional. As inscrições acontecem na própria unidade de ensino de lotação do servidor até o próximo 19 de novembro. 

O procedimento para as inscrições está publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOEAL) do último dia 04 de novembro. O servidor deve preencher a Carta de Intenção (Anexo I) e entregar ao gestor da unidade de ensino onde atua. Feito isso, os responsáveis deverão convocar um Colegiado da Comunidade Escolar e analisar as Cartas de Intenção entregues pelos servidores em readaptação funcional, conforme detalha o anexo II do edital. O resultado dessa análise será divulgado até o próximo dia 30. 

A chamada pública interna de docentes efetivos tem como objetivo capacitar os profissionais para atuarem no engajamento dos estudantes, na elaboração de conteúdos pedagógicos e na recomposição e apoio à aprendizagem no âmbito das unidades de ensino.

O intuito da ação também é beneficiar os estudantes frente aos prejuízos de déficit de aprendizagem, através de assessoramento virtual, encontros assíncronos e atividades no Google Sala de Aula. Para conferir os detalhes da portaria, publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (4), acesse https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial

Cronograma

Inscrições (Entrega da Carta de Intenção) - Até 19/11/2021

Análise do Colegiado da Comunidade - Até 26/11/2021

Envio para GERE (Gerência Regional de Educação) Resultado - 30/11/2021

Fonte: educacao.al.gov.br

domingo, 7 de novembro de 2021

Mais de 14 mil estudantes alagoanos fazem provas da 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Provas terão início às 14h30 e serão compostas por seis questões discursivas

Alagoas conta com 14.927 estudantes das redes pública e privada classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujas provas ocorrem neste sábado, dia 06, a partir das 14h30 em todo o país. Na primeira fase, cerca de 18 milhões de estudantes brasileiros – dos quais 328.921 alagoanos – participaram das provas aplicadas entre os dias 30 de junho e 03 de agosto.

Segundo Adelailson Peixoto, Professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da olimpíada, 125 polos aplicam as provas neste sábado. “Dos 14.927 alunos classificados para esta etapa, 7.784 são das redes municipais, 6.287 são da rede estadual e 856 do Instituto Federal de Alagoas e escolas particulares”, informa.

Nesta fase, as provas são discursivas e possuem seis questões. O resultado final da OBMEP, com a divulgação dos estudantes premiados com medalhas e Menção Honrosa, deve ser divulgado em 18 de janeiro de 2022.

Expectativa

Com 119 estudantes participando das provas deste sábado, a Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió, foi a unidade da rede estadual que teve o maior número de alunos classificados para a segunda fase. “Estamos muito animados para a prova e, durante toda semana, reforçamos com os alunos a importância de participar da olimpíada e como esse esforço e dedicação podem ser recompensados, visto que os medalhistas ganham bolsas de iniciação científica. Agradeço também aos nossos professores que dão o melhor de si e sempre incentivam nossos alunos. Temos tradição de premiação na OBMEP e esperamos que, nesta edição, mais nomes se destaquem”, conta a diretora Mônica Oliveira.

Segundo lugar dentre as escolas estaduais com maior quantitativo de alunos classificados para esta última fase da OBMEP – 100 ao todo –, a Escola Estadual Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, também está otimista em relação à prova.

“Os obstáculos impostos neste período de pandemia não afetaram o empenho de nossos alunos e professores. Nestes últimos meses, trabalhamos as questões de provas passadas da OBMEP durante as aulas e estamos confiantes em bons resultados tanto na olimpíada quanto no Enem”, revela o diretor José Antônio dos Santos.

Fonte: educacao.al.gov.br

Novo ensino médio deve ser implantado de forma gradativa a partir de 2022 em AL

O novo ensino médio começa a ser implantado em 2022 nas escolas públicas e privadas de todo país. O projeto prevê aumento da carga horária diária e que cinco Itinerários Formativos sejam ofertados para que possibilitem ao estudante aprofundar seus conhecimentos em uma das áreas para formação técnica e profissional.

Ao Cada Minuto, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) explica que, no estado, o projeto de implementação das mudanças funcionará de forma gradativa. Em 2022, apenas o 1º ano do ensino médio irá desenvolver o chamado “projeto de vida” e os componentes curriculares eletivos. Na sequência, em 2023 e 2024, outras mudanças acontecerão em função do desenvolvimento dos itinerários formativos propostos.

Para a Seduc, a implementação do novo ensino médio é uma oportunidade de refletir e proporcionar a melhor oferta de educação para os estudantes das juventudes de Alagoas. Além disso, representa uma oportunidade para planejar e operacionalizar as competências gerais da a Base Nacional Comum Curricular a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os modelos de itinerários formativos nas escolas estaduais e privadas.

O órgão explica que, o projeto gradativo de implementação do Novo Ensino Médio, será introduzido no estado, a partir da implantação do Referencial Curricular de Alagoas  - ReCAL, com oferta do projeto de vida, componentes curriculares eletivos, itinerários formativos e desenvolvimento de competências e habilidades, que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Estamos com o documento estadual, o ReCAL, no Conselho Estadual de Educação de Alagoas - CEE/AL, que já está analisando e editando uma resolução estadual. Portanto, as perspectivas abrem possibilidade para um projeto inovador e com mais sentido para as juventudes do ensino médio de Alagoas”, destaca a Seduc.

Mudanças representam desafios

Segundo o professor de ensino médio, Deividy Carlos, as mudanças representam um desafio, mesmo que tenham sido sinalizadas desde 2017. “Principalmente depois do que aconteceu ano passado. É importante deixar claro que, para nós professores, houve uma adaptação às novas condições de uso de tecnologias para dar aula, foi um desafio e a gente superou. Agora surge um novo desafio que também vamos superar”.

Na opinião do professor, as mudanças podem ser positivas, pois estão ligadas a uma situação de possibilidades e novos horizontes. “Tem um autor português, que diz assim ‘nós estamos no modelo de escola do Século 19, com professores do Século 20 e alunos do Século 21’. Então a nossa grade, a forma como a aula é transmitida hoje, boa parte das vezes não se torna mais atrativo para o aluno”.

Ele diz que há formas, métodos e explicações mais atrativas nas mídias digitais e em plataformas, como o YouTube, que se tornam mais interessantes para o aluno. “Eu acho que, dentre os pontos positivos, é introduzir novas formas de ensinar nas disciplinas”.

“Se você fizer uma breve pergunta para um aluno, questionando se ele tem mais interesse em estudar espelhos côncavos e organelas citoplasmáticas ou matemática e educação financeira, ele vai dizer que tem mais interesse em ter aula de educação financeira. Ele vai querer ter mais aulas sobre primeiros socorros ou culinária básica. Até assuntos da minha disciplina, como pensadores do passado, que não são tão interessantes, como disciplinas do ‘dia a dia’”, afirma Deividy.

Questionado sobre os possíveis pontos negativos do novo programa, ele acredita que a falta de estrutura e de formação profissional de muitos educadores são os principais. “Estou dentro de uma realidade de sala de aula em uma escola privada, em que haverá toda uma estrutura para o aluno e para o professor, mas dentro de um universo que é a educação pública no Brasil, no estado de Alagoas, não sei se haverá todo esse suporte”.

O professor explica que os sistemas de ensino estão fornecendo cursos de formação para aprender como adequar sua vivência e aplicar junto ao aluno. “A ideia do novo ensino médio é que o aluno seja protagonista do desenvolvimento. Para que ele traga uma experiência diária para a gente discutir em sala, e que, talvez, nessa troca, outros colegas também se identifiquem”.

Ele acredita que, mesmo com o novo currículo do ensino médio, a barreira da valorização do profissional ainda permanecerá. “Em Alagoas, se você compara com 10 anos atrás, estamos crescendo em vários aspectos sociais, isso é uma realidade, mas o da educação, especialmente, ainda está sendo um entrave muito grande para o desenvolvimento”.

O professor de história do ensino médio, Moacir Gama, explica que foi estabelecido um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para reformar o ensino brasileiro com prioridade na formação técnica básica para que as pessoas conseguissem trabalho nas indústrias. Com o investimento no ensino técnico, alguns cursos de formação política chegaram a fechar devido ao baixo investimento.

“Historicamente não deu certo, perdemos duas gerações no que se refere ao intelectualismo, produção científica, financiamento de pesquisa, análise documental e criticidade. Esse  novo ensino médio vem exatamente para retornar o projeto tecnicista, não um perfil tão batido quanto no passado, mas é uma ideia parecida”, explica.

Ele pondera que o novo ensino médio trabalha com disciplinas que são chamadas de “disciplinas eixo” onde o aluno terá disciplinas obrigatórias e será direcionado às outras de acordo com as escolhas e necessidades futuras. Porém, para o professor, o modelo atual no ensino médio deve ser revisado por apresentar algumas problemáticas.

“A grade curricular do ensino médio é muito extensa, o aluno tem que dar conta de um conteúdo imenso de todas disciplinas. O aluno não consegue se aprofundar em muitas delas, então vai se tornando mediano e terminando o ensino médio às vezes com muito louvor em nota, mas sem ter lido clássicos, sem ter acesso a grandes obras”, afirma o professor.

Moacir avalia que as disciplinas devem trabalhar os eixos temáticos, mas não podem deixar de existir, ou serem colocadas em segundo plano, dado que fazem parte da formação acadêmica e humana. “Não é só uma questão do aluno passar no vestibular para alcançar a universidade, o processo educacional vai muito além disso.”

Para o professor é necessário reavaliar a quantidade de conteúdos nas disciplinas e trabalhar eixos temáticos, já que a forma prevista direciona o aluno para um determinado curso Com isso,  o aluno não irá se aprofundar nos conhecimentos destacando uma falha no processo de formação.

Gama destaca a importância de refletir sobre a grade curricular no que se refere a quantidade de conteúdo. No entanto, o novo ensino médio prioriza o tecnicismo e coloca em segundo plano disciplinas que refletem sobre a problemática brasileira, sociais e políticas. “Os professores da área de humanas dialogam com muito receio  a princípio o novo ensino médio apresenta retrocesso”, diz.

Ele avalia que a grade curricular pré definida geralmente é destinada a cursos de melhor remuneração. No entanto, a rede escolar, principalmente as públicas, não possuem estrutura abrangente para formatar o projeto, montar a grade e enfatizar a informação. “Inicialmente acho que não vai funcionar e a médio longo prazo representa o retrocesso no processo educacional, porque enfatiza disciplinas relacionadas à formação técnica e não intelectual e cidadã”, conclui.

*Estagiárias, sob a supervisão da editoria

Fonte: cadaminuto.com.br

Flamengo encerra a preparação para encarar a Chapecoense, pelo Brasileirão

Confronto será disputado nesta segunda-feira (8), às 20h, na Arena Condá

Na manhã deste domingo (7), o Flamengo concluiu a preparação, no Ninho do Urubu, visando a partida de amanhã (8), às 20h, na Arena Condá, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido é o atual segundo colocado com 53 pontos.

O técnico Renato Gaúcho comandou uma atividade tática no campo do CT. O goleiro Diego Alves apresentou um desgaste físico acentuado e realizará exercícios específicos. David Luiz segue a programação de retorno gradual estabelecida pelo Departamento Médico. Já Thiago Maia sofreu uma pancada no quadril e no pé esquerdo no último jogo e não se recuperou a tempo das dores. Após o treino, a delegação rubro-negra seguiu para o aeroporto e embarcou para Chapecó-SC.

Flamengo e Chapecoense já se enfrentaram em 15 oportunidades, com ampla vantagem rubro-negra. Foram onze vitórias do Mengão, dois empates e duas derrotas. O último confronto entre as duas equipes terminou 2 a 1 para o Fla, no Maracanã, pelo primeiro turno do Brasileirão. Arrascaeta e Michael marcaram os gols do Mais Querido.

Fonte: flamengo.com.br

sábado, 6 de novembro de 2021

Michael faz dois e Flamengo vence Atlético-GO no Maracanã

Com o resultado, equipe reassume segunda colocação na tabela

Na noite desta sexta-feira (5), o Flamengo venceu o Atlético Goianiense por 2x1, no Maracanã, em partida válida pela 19° rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo havia sido adiado em setembro, em decorrência da Data FIFA para a disputa das eliminatórias da Copa.

Com o retorno de Rodrigo Caio e David Luiz, Flamengo fez partida segura e soube aproveitar os momentos de superioridade na partida para fazer o resultado. Com a vitória, a equipe volta à segunda colocação no Campeonato Brasileiro e segue viva na disputa.

O jogo

A primeira chance veio pela direita, em descida de Isla. O lateral chileno cruzou, e na sobra, Everton Ribeiro finalizou; a bola bateu na zaga e foi para escanteio. Na cobrança, Rodrigo Caio cabeceou para fora. O Flamengo dominava as ações e trabalhava a posse de bola, buscando encontrar espaços na defesa adversária. Sem a bola, marcava em cima. 

Aos 30 minutos, o Atlético-GO chegou com perigo em bola esticada em profundidade, mas David Luiz fechou bem o espaço e bloqueou a batida. Na sequência, o juiz assinalou o impedimento do ataque adversário. Aos 32 minutos, após cobrança de escanteio cortada pela defesa do Atlético-GO, a bola sobrou na intermediária e rodou até chegar em Andreas Pereira pela direita, que cruzou para cabeçada de Rodrigo Caio. Fernando Miguel defendeu no meio do gol.

Aos 35 minutos, a pressão do Flamengo funcionou e a equipe retomou a bola na saída do adversário. Andreas encontrou Gabi na intermediária, que de primeira serviu Bruno Henrique na entrada da área; o atacante rubro-negro finalizou com muito perigo para fora. Quase o Mengão abre o placar. Aos 43 minutos, Michael disparou pela esquerda, ganhou da marcação e cruzou com muito perigo. A bola passou por todo mundo. 

O bom momento do Flamengo na partida enfim deu resultado. Após lindo lançamento de David Luiz, Everton Ribeiro recebeu pela direita e encontrou Isla se projetando para a linha de fundo. O chileno recebeu e de primeira acionou Michael no meio da área, que finalizou pro fundo do gol. Foi o 17° gol do craque pelo Mais Querido: 1x0 Flamengo. 

Na volta do intervalo, o Flamengo logo chegou com perigo. Depois de novo lançamento de David Luiz, Everton Ribeiro recebeu pela direita e cruzou. Michael pegou de primeira em bonito chute e a bola passou com perigo à esquerda do goleiro Fernando Miguel. Aos 13 minutos, o Atlético-GO chegou pela esquerda e, após finalização de Baralhas, Diego Alves fez defesa segura. 

Aos 14, Renato promoveu a primeira substituição na equipe: saiu Andreas Pereira para a entrada de Thiago Maia. Na sequência, foi a vez de Isla dar lugar a Matheuzinho. 

Aos 22, Michael lançou Gabi pela direita, o atacante rubro-negro conduziu até a entrada da área, cortou pro meio e finalizou. A bola desviou e passou com muito perigo. Quase o Flamengo aumenta. Na cobrança de escanteio, Everton Ribeiro encontrou Rodrigo Caio, que cabeceou pra defesa segura de Fernando Miguel. 

Aos 28, Thiago Maia buscou Bruno Henrique na intermediária, que trabalhou com Gabi; na sequência da trama, Michael e Gabi tabelaram na área e o baixinho finalizou para o fundo das redes. Um golaço, segundo do Michael na partida, 18° pelo Mengão: 2x0 Flamengo. 

Aos 34, Gabi achou Everton Ribeiro na área, que dominou e bateu sem deixar a bola cair. A finalização saiu por cima. As entradas de Vitinho, João Gomes e Rodinei nos lugares de Everton Ribeiro, Michael e Bruno Henrique, aos 40 minutos do segundo tempo, deram forma final a equipe. 

Na reta final da partida, enquanto o Flamengo ainda buscava o ataque, a equipe do Atlético-GO chegou com muito perigo, Zé Roberto saiu de frente para o gol e bateu forte, mas Diego Alves fez brilhante defesa para manter a zaga sem ser vazada. O Mais Querido ainda chegou mais uma vez no último minuto: após lançamento de David Luiz, Gabi teve finalização travada. Não houve tempo pra mais nada, fim de jogo no Maracanã.

Próximo compromisso

O Rubro-Negro volta a campo na próxima segunda-feira (8) para encarar a Chapecoense, às 20h, na Arena Condá, pela 30ª rodada do Brasileirão.

Ficha técnica

Flamengo 2 x 0 Atlético-GO – 19ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Maracanã

Data: 05/11/2021

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)

Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)

Var: Rafael Traci (SC)

Cartões amarelos: Andreas e Gabi (FLA); Igor Cariús (Atl-GO)

Gols: Michael (43’1ºT e 28’2ºT).

Escalação do Flamengo

Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Ramon; Willian Arão, Andreas (Thiago Maia) e Everton Ribeiro (Vitinho); Michael (Rodinei), Bruno Henrique (João Gomes) e Gabi.

Técnico: Renato Gaúcho.

Escalação do Atlético-GO 

Fernando Miguel; Dudu (Montenegro), Wanderson, Eder e Igor Cariús; William Maranhão, Marlon Freitas, Gabriel Baralhas (Toró) e João Paulo; Janderson (Oliveira) e André Luis (Zé Roberto).

Técnico: Eduardo Souza

Fonte: flamengo.com.br

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Delegação alagoana é destaque dentro e fora das competições do Jeb’s 2021

Experiência, interação, integração e inclusão. Essas são as principais palavras e conquistas da delegação alagoana, a maior na história dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), com 250 pessoas, que se destacou dentro e fora das competições na competição realizada no Rio de Janeiro.

Ao todo, o “Time Alagoas” voltou para casa com 08 medalhas, sendo duas de prata do judô, uma no atletismo, uma no handebol, duas no voleibol de quadra e duas no futsal. Porém, a experiência alcançada, a vivência, a integração das delegações, foi das maiores vitórias.

“O Jebs foi na sua essência, uma verdadeira integração entre as delegações dos Estados participantes. Logicamente, todo mundo vem para cá querendo fazer bonito, conquistar medalhas, mas viver o evento com toda essa estrutura, será fundamental para sequência da carreira de todos eles”, afirmou o Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert.

Superintendente do Esporte, Lazer, Rendimento e Inclusão Social da Selaj e Chefe da Delegação Alagoana no Rio de Janeiro, Wagno Godez, destacou o trabalho realizado antes e durante a competição.

“Um trabalho iniciado ainda no Jeal, não apenas na realização dos eventos, mas no contato e diálogo com os atletas, técnicos, professores e dirigentes. Ampliamos e oferecemos toda uma estrutura para que a nossa delegação, pudesse ter as melhores instalações e condições de competir em pé de igualdade. Fomos vitoriosos independente de qualquer medalha”, afirmou.

Além das medalhas conquistadas, a delegação apresentou grandes talentos para o esporte alagoanos. Um deles vem da natação, a jovem Thaynara Lago, de apenas 12 anos, que não conquistou medalha no Rio de Janeiro, mas é a líder do ranking nacional dos 400m livre.

“Alagoas é um celeiro de grandes talentos e o Jebs irá nos mostrar isso, em diversas modalidades. Sempre que conversei com atletas, reforcei para eles a importância de aproveitar toda estrutura oferecida para o evento, que seria muito importante para aqueles que querem seguir a carreira no esporte. O evento foi bonito e será proveitoso para todos os envolvidos”, completou Irã Cândido, presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec).

MEDALHAS DE ALAGOAS

JUDÔ

Anderson Santos/Arapiraca – Prata

Israel Dules/Arapiraca – Prata

ATLETISMO

Alexsander de Assis/Murici – Prata o Arremesso de Peso

HANDEBOL

Colégio Contato/Maceió – Bronze na Série Cobre Feminino

VÔLEI DE QUADRA

Colégio Rosalvo Ribeiro/Maceió – Prata na Série Bronze Masculino

Colégio São Lucas/Maceió – Bronze na Série Cobre Feminino

FUTSAL

Colégio Ativo/Maceió – Bronze na Série Prata Masculino

Colégio José Cursino/Jequiá da Praia – Prata na Série Cobre Feminino

Fonte: cadaminuto.com.br

CRB encerra o jejum como mandante, vence o Sampaio Corrêa e segue na briga pelo acesso

O CRB venceu o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, na noite desta quinta-feira (04), pela 33ª rodada da Série B. Emerson Negueba marcou o gol da vitória.

A equipe regatiana volta a campo no próximo domingo (07), contra a Ponte Preta, no Estádio Moises Lucarelli, às 20h30, pela 34ª rodada do brasileirão.

O JOGO

A bola rolou no Estádio Rei Pelé e o CRB começou. Jean Patrick arriscou de longe e o goleiro espalmou para o escanteio.

Jajá fez boa jogada individual, entrou na área e chutou para o gol. Mais uma fez o goleiro defendeu.

Na segunda etapa, logo aos 05 minutos, Diego Torres foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Mas, depois de olhar o lance no VAR, o juiz voltou atrás e anulou a penalidade.

Em seguida, Reginaldo tocou para Emerson, que entrou na área e finalizou cruzado. Sem chance para o goleiro.

Final de jogo, CRB 1 x 0 Sampaio Corrêa.

Fonte: cadaminuto.com.br

Flamengo encerra a preparação para a partida contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão

Confronto será disputado nesta sexta-feira (5), às 21h30, no Maraca, em jogo atrasado da quarta rodada

Na tarde desta quinta-feira (4), o Flamengo finalizou a preparação para a partida contra o Atlético-GO, que acontece amanhã (5), às 21h30, no Maracanã. Este é o jogo atrasado da quarta rodada do Brasileirão.

Flamengo e Atlético-GO já se enfrentaram em 17 oportunidades, com ampla vantagem rubro-negra. Foram onze vitórias, quatro empates e duas derrotas. Amanhã, o atacante Gabi pode chegar a uma marca histórica com o Manto Sagrado. Caso balance as redes, o artilheiro fará seu centésimo gol representando o Mengão.

Confira alguns números do atacante pelo Flamengo:

- 23 gols de pênalti;

- 6 gols de cabeça;

- 82 gols de pé esquerdo;

- 11 gols de pé direito;

- 94 gols dentro da área;

- 5 fora da área;

- Maiores vítimas de Gabi com a camisa do Mengão: Fluminense e Santos (7 gols);

- 3 Hat-tricks;

- Maior artilheiro do Flamengo em Brasileiros de pontos corridos: 47 gols;

- Maior artilheiro rubro-negro no século: 99 gols;

- Em toda história, apenas 18 jogadores alcançaram a marca de 100 gols pelo Mais Querido;

- Gabriel Barbosa está na 19ª posição no ranking de artilheiros do Fla, ao lado de Nunes (99 gols), e atrás de Evaristo e Alfredinho (103 gols cada).

Fonte: flamengo.com.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Kaká faz período de observação com Ceni no São Paulo para virar treinador de futebol

Kaká encerrou sua carreira há quatro anos. E, depois de um período ‘curtindo’ sua aposentadoria, o ex-jogador iniciou a preparação para o próximo passo de sua vida no mundo do futebol.

O ex-jogador de Milan, Real Madrid e seleção brasileira está fazendo o curso da CBF para tirar a licença A de treinador e iniciar sua carreira na área de forma profissional, com a possibilidade de treinar uma equipe da Série A do Brasileirão.

Além disso, nesta terça-feira (2), o ídolo do São Paulo iniciou um período de observação no clube dentro do CT da Barra Funda, onde acompanhará o trabalho de Rogério Ceni nos próximos dias.

A ideia de Kaká é ter um pouco mais da vivência de um treinador, vendo de perto o cotidiano do clube, não só como jogador.

Durante sua primeira visita, o ex-jogador já se reuniu com Muricy Ramalho, seu ex-treinador, e Rogério Ceni, além de antigos companheiros de vestiário como Miranda e Reinaldo.

Kaká teve duas passagens pelo São Paulo: a primeira no início de sua carreira, entre 2001 e 2003 e a segunda já na reta final, no segundo semestre de 2014.

Fonte: alagoas24horas.com.br

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Flamengo empata por 2 a 2 com o Athletico-PR na Arena da Baixada, pelo Brasileirão

Gabi marcou duas vezes para o Mais Querido. Time volta a campo na próxima sexta (5) para enfrentar o Atlético-GO, no Maraca

Em jogo atrasado da quarta rodada do Brasileirão, o Flamengo empatou com o Athletico-PR por 2 a 2 na tarde desta terça-feira (2), na Arena da Baixada. Os gols do Mais Querido foram marcados por Gabigol, ambos na primeira etapa.

O jogo

O Flamengo começou a partida tomando a iniciativa e mantendo a posse de bola no campo ofensivo. Aos 17’, o Mengão abriu o placar! Michael tocou para Vitinho, que arriscou o chute e o goleiro defendeu com o pé. No rebote, Gabi mandou para o gol e encerrou um jejum de nove jogos sem balançar as redes: 1 a 0.

Após sair na frente, o time rubro-negro continuou buscando o ataque. Aos 20’, Andreas cobrou falta no bico esquerdo da área e a bola passou com perigo por cima do travessão. Minutos depois, o Mengão ampliou o marcador, novamente com Gabi. Santos saiu jogando errado, Isla conseguiu interceptar e lançou para o artilheiro na área, que encobriu o goleiro e marcou um golaço: 2 a 0.

O Athletico voltou para o segundo tempo pressionando o Fla em seu campo de defesa. O Mais Querido, por sua vez, não conseguia contra-atacar e nem cadenciar o jogo. Aos 17’, o Athletico-PR diminuiu com Renato Kayzer: 2 a 1. Logo após a saída de bola, Kayzer chegou a fazer o segundo, mas após revisão do VAR, o gol foi anulado corretamente.

Aos 49’, os donos da casa chegaram ao empate com Bissoli: 2 a 2. No último minuto, Gustavo Henrique cabeceou uma bola no travessão e quase fez o terceiro do Flamengo. Resultado final, empate na Arena da Baixada.

Próximo compromisso

O Rubro-Negro volta a campo na próxima sexta-feira (5) para encarar o Atlético-GO, às 21h30, no Maracanã, em jogo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão.

Ficha técnica

Athletico-PR 2x2 Flamengo – 4ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena da Baixada-PR

Data: 02/11/2021

Árbitro: Marielson Alves (BA)

Assistentes: Alessandro Alvaro (BA) e Elicarlos Franco (BA)

Cartões amarelos: Terans (CAP), Thiago Heleno (CAP), Léo Pereira (FLA), Renato Kayzer (CAP), Nicolás Hernández (CAP) e Andreas (FLA)

Gols: Gabi (17’1ºT, 28’1ºT), Renato Kayzer (17’2ºT) e Bissoli (49’2ºT).

Escalação do Flamengo

Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Ramon; Willian Arão, Andreas (Rodinei) e Everton Ribeiro (João Gomes); Vitinho (Thiago Maia), Michael (Bruno Viana) e Gabi.

Técnico: Renato Gaúcho.

Escalação do Athletico-PR

Santos, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolás Hernández (Pedrinho); Marcinho, Erick (Bissoli), Léo Cittadini (Christian) e Abner Vinícius (Jader); Nikão, Terans e Renato Kayzer.

Técnico: Alberto Valentim.

Fonte: flamengo.com.br

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Flamengo finaliza a preparação para novo confronto contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão

Em jogo atrasado da quarta rodada do Brasileirão, Mais Querido enfrenta os paranaenses nesta terça (2), às 16h, na Arena da Baixada

Na manhã chuvosa desta segunda-feira (1), o Flamengo finalizou a preparação, no Ninho do Urubu, para a partida contra o Athletico-PR, que acontece amanhã (2), às 16h, na Arena da Baixada. Este será o jogo atrasado da quarta rodada do Brasileirão. Em caso de vitória, o Mais Querido ficará a sete pontos do líder Atlético-MG.

O técnico Renato Gaúcho comandou uma atividade tática no campo do CT. Após o treino, a delegação rubro-negra seguiu para o aeroporto e embarcou para Curitiba-PR, local da partida desta terça.

Apesar da eliminação da Copa do Brasil, o Flamengo vem de um bom aproveitamento contra o Athletico no retrospecto recente. Nos últimos nove jogos foram seis vitórias do Mengão, um empate e apenas duas derrotas. O Mais Querido marcou gols em oito das nove partidas.

Fonte: flamengo.com.br
CADASTRE-SE