sexta-feira, 17 de abril de 2015

Aprenda a controlar, em três passos, o nervosismo na hora da prova

Um dos fatores que podem prejudicar o desempenho dos candidatos na hora das provas é o nervosismo. Normalmente, essa sensação é provocada pelo alto nível de estresse e compromete a capacidade de resolução de questões. Mas, calma, você pode domá-lo. E quem explica isso é a psicóloga e coach Sônia Onuki (CRP-0622).

De acordo com ela, o primeiro passo para controlar o nervosismo é respirar lentamente. O candidato deve sentir o ar entrando pelo nariz e saindo pela boca. Quanto mais devagar você fizer isto, mais rápido deve ser o controle da sensação. Esta é uma técnica que pode ser aplicada em diversas situações, não apenas em concursos públicos.
Outra dica da especialista é que o candidato mantenha um diálogo consigo mesmo. “É interessante que ele converse com ele mesmo e se lembre que ele está preparado para a prova, que será apenas mais um concurso e que depende apenas dele para ser aprovado”, explica Onuki. Você vai usar argumentos lógicos em seu favor!
O terceiro passo, segundo a psicóloga e coach, é que o candidato “se transporte” para a situação ideal. O que você vai fazer quando for aprovado? Como será sua vida? “O ideal é que ele se imagine aprovado, com o resultado prático da prova que ele vai prestar. Isso vai motivá-lo e, ao mesmo tempo, diminuir o nível de estresse”.
Mas Onuki adverte que essas técnicas devem ser aplicadas de forma breve, apensa para controlar o nervosismo e que os candidatos devem tomar cuidado para não comprometer o tempo destinado para a resolução das questões. “É fundamental encontrar um equilíbrio entre a aplicação das técnicas e o controle do nervosismo e o tempo necessário para responder às questões”, concluiu.

Fonte: valeagoraweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE