terça-feira, 27 de agosto de 2013

Escola Alza Torres homenageia artistas da terra na I Mostra Folclórica

A I Mostra de Folclore da Escola Maria Alza Torres Barbosa deu continuidade a programação de comemoração ao Dia do Folclore em Viçosa. Os alunos da escola e a comunidade do conjunto Santa Ana tiveram um dia muito especial com apresentações folclóricas e homenagem a artistas viçosenses.

A abertura do evento ficou por conta do Reisado Mestre Osório do Bananal.O mestre Expedito mostrou a alegria das peças do reisado, algumas criadas pelo seu pai- o Mestre Osório. A mostra contou ainda com trabalhos realizados pelos alunos da escola, que colocaram em exposição poemas de Fernando Alves, quadro de plantas medicinais e uma maquete viva da feira de Viçosa, com animais e produtos agrícolas. Apresentações de capoeira - do programa Mais Educação da Escola Alegria e Esperança, Coco de Roda, banda Afro Gurungumba e cantigas folclóricas completaram a rica programação.

As atividades contaram com a parceria do projeto Educ’Arte, realizado pelo maestro Paulinho Xavier, que leva arte aos alunos das escolas da rede municipal. O maestro  da banda Afro Gurungumba, Paulo Adriano, mais conhecido como Paulinho da banda Afro, foi pego de surpresa quando a direção da escola anunciou que ele seria homenageado. Paulinho não segurou a emoção. “Eu não sei nem o que falar, foi uma surpresa, essa placa vai pra banda Afro Gurungumba, pelos seus 11 anos de história. Viva a cultura”.

O poeta Fernando Alves também foi homenageado. “Eu já estou com uma certa idade, já vivi muito nessa vida, já tive muitas alegrias, hoje eu digo que ganhei na Loteria Cultural e esse prêmio eu vou guardar bem no fundo do meu coração. Meus olhos marejaram, estou muito feliz”, destacou o poeta.

Para Luciana Tenório, diretora da Escola Alza Torres, os alunos puderam conhecer um pouco mais cultura de Viçosa. “Trabalhamos toda a riqueza da cultura e do folclore de Viçosa em sala de aula. Conseguimos passar um pouco da nossa cultura para eles, e eles amaram. Homenagear dois artistas viçosenses é uma forma de agradecimento por eles estarem mantendo viva a nossa cultura. O Fernando Alves um grande poeta, e Paulinho um grande maestro e cantor, próximo ano iremos homenagear o poeta e secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Audálio Honorato”.

Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE