quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Viçosa comemora certificação do Unicef edição 2009 2012

Foi comemorada na manhã da última quarta feira (12) em Viçosa a certificação de município aprovado do Unicef edição 2009/2012. A comemoração foi realizada para celebrar o reconhecimento, do Unicef, das politicas públicas municipais em prol das crianças e adolescentes.

Na solenidade o Prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho, reafirmou o compromisso para melhorar a qualidade de Vida das crianças e adolescentes do município. “Quero aproveitar o momento para dizer o quanto é satisfatório receber o reconhecimento do Selo Unicef edição 2009/2012, porque isso mostra cada vez mais os avanços na política social, da educação e da saúde.  Reafirmo que esse avanço é resultado do esforço de todos, de toda sociedade viçosense, do compromisso em prol das crianças e adolescentes. Agora nosso empenho será triplicado fazermos grandes transformações”.

Dentre os avanços citados por Flaubert Filho estão: o processo de gestão democrática escolar, a criação do LAC, a diminuição da mortalidade infantil, o bom resultado do IDEB, programas de progressão parcial e de correção de fluxo, acompanhamento de gestantes, entrega de cestas básicas, e o pioneirismo na implantação da alimentação saudável nas escolas da rede municipal.

A secretária de Educação de Viçosa, Ana Paula Calazans, enfatizou seu orgulho de fazer parte dos municípios alagoanos que receberam o Selo, “É muito importante saber que estamos no caminho certo, melhorando nossos índices e ainda vamos avançar mais. Tenho um orgulho muito grande em fazer parte dos 12 municípios que conquistaram o Selo, ainda mais porque Viçosa não tem recursos de royotes, nem indústrias e nossas ações dependem de repasses federais, e institucionais, e mesmo assim conseguimos, porque soubemos direcionar esses recursos”.

A secretária enfatizou também a importância de tornar as crianças verdadeiras cidadãs, “cidadãos de fato e de direito, não só um aluno alfabetizado, mas alguém que tenha orgulho de ser viçosense, de ter estudado na rede municipal. Nosso ensino tem a essência cultural de Viçosa, e isso é demostrado nas apresentações da Banda Afro, uma banda que é orgulho para o município”.

A abertura do evento se deu com a execução dos hinos Nacional e de Viçosa, e a peça de reisado Viçosa do nosso Brasil, pela banda Afro Gurungumba, da Escola Municipal São José. Logo após ocorreram as apresentações da Escola Municipal Frei Damião (com o tema paz), e Escola Municipal Santa Luzia (com o maracatu baque no canavial), e a apresentação do teatro de fantoches do Núcleo de Promoção a Saúde de Viçosa.

O encerramento da solenidade se deu com a apresentação da estudante, da Escola Pimentel Amorim, Francine Joana da Conceição, medalha de bronze na Olimpíada brasileira da língua portuguesa, gênero poema. A estudante declamou um poema sobre a feira da Cidade, tema que será retratado no stand de Viçosa na Feira da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos).

A comemoração contou com a presença do articulador do Selo em Viçosa, Claudioney Rodrigues, da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adriana Xavier, do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), José de Alcântara Moura, do conselheiro Tutelar, Manoel do Santos, da coordenadora do LAC, Ana Carnaúba, da Coordenadora do Núcleo de Promoção a Saúde, Ivanete da Silva, do Assessor Jurídico, Edmundo Ferro, e da secretária de Assistência Social, Lúcia Carvalho.

Viçosa recebeu a certificação de município aprovado edição 2009/2012, em solenidade no Museu Nacional, em Brasília (DF) no dia 29 de novembro.
 
Por: Sidinéia Tavares
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE