sexta-feira, 13 de março de 2015

Saúde Viçosa faz balanço das ações entre setembro e dezembro de 2014

Foi realizada na última quinta-feira, 05, a audiência da Saúde de Viçosa para prestação de contas e balanço das ações ocorridas entre os meses de setembro e dezembro_ terceiro quadrimestre de 2014. A audiência ocorreu na Câmara Municipal e contou com a participação dos vereadores, secretários e usuários da saúde do Município.
 
A medida cumpre as resoluções da Lei Federal 12.438, de 06 de julho de 2011, vigorada em janeiro de 2012, que determina a divulgação de informações sobre o montante e a forma de aplicação dos recursos da saúde em todas as esferas governamentais.
 
A audiência foi iniciada pela atual secretária de saúde, Marina Canuto, que assumiu a pasta em janeiro deste ano, mas que já estava a par de todos os dados a serem apresentados na solenidade. A secretária ressaltou a importância, para a população, da realização desta audiência, “é um momento muito rico para todos nós, que fazemos e precisamos da saúde. A audiência serve para apresentar à população onde foram aplicados os recursos destinados a saúde do município”.
 
Logo após a fala da secretária, foi o momento de ouvir Edilson Barbosa, é presidente do conselho municipal de saúde, como representante dos usuários do SUS.  Ele explicou que o conselho está presente em todas as decisões da Secretaria Municipal, e aprova ou não as decisões a serem tomadas pela gestora da pasta.
 
Edilson também cobrou melhor participação, por parte da população, em solenidades e prestações de contas como a que ocorreu nesta quinta-feira, “a população de Viçosa precisa despertar mais para o que é dela, pois é nosso dinheiro que está sendo investido e precisamos estar cientes do trabalho da saúde de Viçosa”, afirmou o conselheiro.
 
Toda a apresentação das ações da Secretaria de saúde, durante o quadrimestre de 2014, foi realizada pela assessora de planejamento da saúde de Viçosa, Sônia Moura. Ela explicou que apresentou os números destinados do Ministério da Saúde para Viçosa e os gastos do município na mesma área, e explicou que, com os serviços oferecidos em Viçosa, como a UPA, a Cidade atende a nove municípios vizinhos, “Viçosa é onde se concentra a maior responsabilidade do serviço de saúde que atende os moradores de toda essa região”.
 
As ações da Secretaria de Saúde de Viçosa são baseadas no plano 2014/2017, que tem com diretrizes garantir o acesso em tempo oportuno no atendimento de saúde, e inovação de gestão pública. Este plano foi definido durante a última conferência de saúde e votado por usuários dos SUS, trabalhadores e saúde e secretariado municipal.
 
Dentre os pontos destacados pela assessora foi a quantidade de consultas e atendimentos realizados, entre os meses de setembro e dezembro de 2014, foram atendidos 86 mil e 483 pessoas. Outro ponto destacado é a manutenção da Academia de Saúde, que funciona há dois anos e só começou a receber recursos federais em dezembro de ano passado. Até então a Prefeitura estava arcando com todos os gastos referentes à academia. A Prefeitura arcou também com os gastos da assistência farmacêutica, que durante dois meses (setembro e outubro) ficou sem receber recursos do Ministério.
 
Em sua explanação a assessora destacou as parcerias com as Secretarias Municipais, executando campanhas de combate a dengue, e de vacinação, e a realização do Programa Saúde na Escola, uma parceria com a Educação Municipal que visa cuidar da saúde dos estudantes da rede.
 
Para encerrar a audiência foi passada a palavra para os vereadores, que fizeram mais alguns questionamentos aos gestores e elogiaram o trabalho realizado em Viçosa.
 
Dentre os elogios se destacou a fala do vereador Afrânio Tenório, que lembrou o caos da saúde no Brasil, e disse que “Viçosa está conseguindo passar, com poucos problemas, por toda essa crise. E está cuidando bem da população”.
 
A vereadora Lúcia de Fátima ressaltou o compromisso da atual administração em garantir a transparência das ações e melhorar, a cada dia, o atendimento à população. “A saúde em Viçosa é uma das melhores do Estado”, disse.
 
Fonte: valeagoraweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE