sábado, 14 de março de 2015

Arcebispo vai ordenar neste sábado um padre em Viçosa

A Arquidiocese de Maceió vai ganhar quatro novos sacerdotes e dois diáconos transitórios, que serão ordenados ao longo dos meses de março, abril e maio. Para o ministério sacerdotal serão ordenados os diáconos Elias Roberto, José Antônio, José Lourenço, e José Maurício. Já para o ministério diaconal serão ordenados os seminaristas Luiz Antônio e Ronaldo Silva.
Conforme rezam as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, os vocacionados ao sacerdócio devem passar por um vasto período de discernimento vocacional, que compreende o período formativo no Seminário, com os cursos Propedêutico, Filosofia e Teologia, além da experiência pastoral que realizam nas paróquias ou comunidades, junto ao povo. Após esta etapa, a equipe de formação do Seminário apresenta os candidatos ao arcebispo e este lhes confere a ordenação, confiando-lhes uma missão na circunscrição eclesiástica, de modo que cada um exerça, através do ministério recebido, a missão de tornar Jesus Cristo conhecido, amado e seguido.
Antes da ordenação, porém, os ordinandos, isto é, aqueles que serão ordenados diácono ou sacerdote, passam por um período de retiro espiritual, que os prepara para este momento através da oração, do silêncio e da meditação. No período de 03 a 06 de março, os seis ordinandos estiveram reunidos em retiro, tendo como pregadores os padres Celso Alípio e Márcio Fabiani, que apresentaram o perfil dos ministros ordenados, e o que a Igreja espera deles.

Tanto os quatro diáconos quanto os dois seminaristas se preparam para o dia de suas ordenações com um lema que reflete o ideal de sua consagração ao Cristo, Cabeça e Pastor da Igreja. Diácono Elias Roberto da Silva, de 31 anos, escolheu o lema “Levanta-te e come, pois o caminho é superior às tuas forças”, conforme o primeiro livro dos Reis, fazendo alusão à Eucaristia; Diácono José Antônio dos Santos Filho, de 34 anos, escolheu “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28,19), motivado pela dinâmica da missão; Diácono José Lourenço da Silva Júnior, de 29 anos, escolheu o lema “Contigo, Maria Santíssima, serei eucarístico”, fruto de sua devoção a Nossa Senhora, mulher eucarística; “O Espírito do Senhor está sobre mim porque Ele me ungiu e me enviou para evangelizar os pobres” (Lc 4, 18) é o lema escolhido pelo diácono José Maurício Rodrigues, de 43 anos, motivado pela missão. Por fim, os seminaristas que serão ordenado diáconos escolheram lemas que remetem ao serviço. Luiz Antônio de Araújo Guimarães, de 31 anos, escolheu “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27); e Ronaldo Silva dos Santos, de 30 anos, “Eis-me aqui Senhor, envia-me” (Is 6,8).

Data, horário e local das ordenações:
Dia 14 de março, às 18h, em Viçosa, Ordenação Diaconal – Ronaldo Silva
Dia 19 de março, às 19h, em Marechal Deodoro, Ordenação Sacerdotal – José Antônio
Dia 25 de março, às 19h30, em Rocha Cavalcante/União dos Palmares, Ordenação Sacerdotal – José Lourenço

Dia 08 de abril, às 19h30, no Benedito Bentes I, Ordenação Sacerdotal – José Maurício
Dia 27 de abril, às 19h30, no Salvador Lyra, Ordenação Sacerdotal – Elias Roberto
Dia 01 de maio, às 19h30, em Pitanguinha, Ordenação Diaconal – Luiz Antônio

Fonte: valeagoraweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE