quinta-feira, 15 de maio de 2014

CAPS Viçosa realiza I Seminário de Saúde Mental

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Manoel Maurício de Albuquerque realizou na manhã desta quarta-feira, 14, o I Seminário de Saúde Mental com o tema “Saúde Mental Como Dever de Todos”. O evento aconteceu no Centro Cultural e de Convenções Dr. José Evilásio Torres.
 
A secretária de Saúde, Kenya Valença, deu as boas vindas aos participantes. “Quero agradecer a todos os presentes e lembrar que Viçosa está na luta antimanicomial. Os usuários do CAPS precisam de carinho e atenção, e é isso que estamos dando a eles na luta pelo bom convívio social. Somos todos iguais”.
 
Durante a manhã aconteceram seis palestras, iniciando pela psicóloga Jeane Mayara que abordou o tema “Resgate Histórico da Luta Antimanicomial”. A profissional viçosense falou da importância do convívio social para o tratamento. “A psicologia utilizada com os usuários do CAPS difere totalmente do tratamento manicomial. É necessário criatividade, pois utilizamos métodos para trabalhar a reinserção social dos nossos usuários. Fazemos o tratamento em grupo. O objetivo do CAPS é trazer o usuário para o meio familiar, somos uma família”.
 
Dona Maria de Lourdes da Silva é uma das usuárias do CAPS, emocionada ela agradeceu a equipe do CAPS pelo acolhimento. “Agradeço a Deus e a todos do CAPS por sempre nos acolherem tão bem. No CAPS eu me sinto em casa, eu amo encontrar esta minha família todos os dias”.

Estiveram presentes no seminário: a coordenadora da atenção básica de Viçosa, Maria do Carmo, secretária de Assistência Social de Viçosa, Lúcia Carvalho, secretário de Esportes, Audálio Honorato, a coordenadora do CAPS de Atalaia, Márcia Albuquerque, coordenador do CAPS Quebrangulo, Romerito Oliveira, além dos Agentes Comunitários de Saúde.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE