segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Comunidade escolar escolhe novos diretores para as escolas municipais

Sexta-feira, 6, foi dia de eleição para a escolha dos novos diretores das escolas municipais de Viçosa. A escolha foi feita pela comunidade escolar e faz parte do processo de gestão democrática. O prefeito de Viçosa Flaubert Filho, e a secretária de Educação, Ana Paula Torres, integraram a comitiva que visitou as escolas. O setor jurídico acompanhou e garantiu a lisura do processo. A posse dos novos gestores acontecerá no dia 27 de dezembro.
 
Após a sensibilização por parte da Comissão Articuladora de Gestão Democrática, a comunidade escolar atendeu ao chamado e foi às escolas escolher os novos gestores escolares. 13 escolas vivenciam o processo democrático.
 
Sirlene Xavier possui um filho em escola da rede municipal. No dia da eleição atuou como fiscal. Ela fala da importância da participação dos pais na vida escolar. “É muito importante os pais se fazerem presentes na escola, não só visitar a escola quando receber o chamado dos professores. Tem que ser exemplo para o filho se preocupando com as ações da escola”.
 
Durante todo o dia algumas escolas mostraram a produção cultural dos alunos, a exemplo da Escola Municipal Dr. José Pimentel Amorim onde os alunos apresentaram um pouco sobre a influência africana na cultura e na culinária brasileira e uma coreografia com a música Canto das Três Raças, de Clara Nunes.
 
Os eleitores além de votar, ainda conferiam o que os filhos estavam aprendendo no ambiente escolar, como o coco de roda, xaxado, e outras danças populares. Além do despertar para a poesia com recitais, confecção de artesanato e outras manifestações artísticas.
 
Alguns pais foram incentivados pelos filhos a se fazerem presentes nas urnas de votação, é o caso do vigilante José Roberto. Os filhos foram buscá-lo no trabalho para que ele votasse. “Eu fico muito feliz. Eles estão aprendendo a exercer o papel deles na sociedade”.
 
Fonte: vicosa.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE