sábado, 27 de agosto de 2011

PROERD EM VIÇOSA

Programa Educação para a Promoção da Cultura da Paz traz a equipe do Proerd a Viçosa

Alunos da Escola Municipal Pedro Carnaúba, em Viçosa, tiveram uma aula interativa de conscientização, nesta quarta-feira (24), sobre o perigo das drogas e o mal que causam no seio da família, pelo seu alto poder destrutivo e desagregador. A atividade faz parte do ciclo de palestras que Secretaria de Educação de Viçosa vem desenvolvendo em todas as escolas da rede municipal dentro do Programa Educação para a Promoção da Cultura da Paz.
Para conversar com os alunos, a secretaria trouxe ao município a major PM Valdenize Ferreira dos Santos, o sub-tenente PM Maurício Ferreira Xavier e o 2º sargento PM, Genivaldo Ferreira da Silva, da equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Alagoas, que atua em escolas, comunidades e igrejas na tentativa de prevenir o uso das drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
Coordenada pela major Valdenize, a equipe do Proerd trabalhou o conceito de drogas através de vídeos educativos. De forma criativa, os estudantes se familiarizam com o tema, que tem sempre como foco a valorização da vida.
Em sua explanação, a militar Valdenize apresentou vídeos sobre diferentes tipos de drogas, lícitas e ilícitas, seus sintomas e efeitos físicos, psicológicos e sociais, a exemplo do cigarro, álcool, maconha, cocaína e, principalmente, o crack, subproduto da cocaína com alto poder viciante e efeito devastador, e que tem sido responsável pela morte de centenas de jovens. “Nosso trabalho é baseado na prevenção. Procuramos mostrar às crianças e adolescentes que é preciso dizer não às drogas antes de experimentá-las, pois a recuperação de dependentes é sempre mais difícil”, disse a militar.
Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Edileusa Vilela, iniciativas como essa servem de alerta para que os jovens se conscientizem dos males que as drogas podem causar não só a quem consome como, também, a toda a família. “A juventude tem que se vivida em toda a sua intensidade, com suas descobertas, experiências, mas sempre com o sentido de respeito por si só e pelos outros e valorizando a vida. “O jovem consciente e responsável de hoje é o adulto equilibrado de manhã”, disse.

Por Soraya Leite
Fotos: André Misael
FONTE: VIÇOSA.AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE