domingo, 10 de abril de 2011

QUEM ÉS TU VIÇOSA

Intitulada carinhosamente como Princesa das Matas, por Dr. Francisco Isidoro, notável historiador alagoano, também foi chamada de Atenas de Alagoas e Cidade Acadêmica, recebendo o título de Viçosa a partir de 1890 pelo verde de seus campos e de sua cultura agrícola, a exuberância do seu solo e a fertilidade da inteligência de seus filhos.
Situada a 86 km de Maceió, tem como atividade econômica o Comércio e a Pecuária, sua Emancipação Política é comemorada no dia 13 de Outubro.
As terras que hoje constituem o município de Viçosa eram primitivamente habitadas pelos índios Caambembes, subtribo dos Caetés, que viviam em continuas lutas com os Cariris e outras tribos tapuias habitantes das caatingas. Pela sua disposição topográfica e excelentes condições físicas - riqueza em matas, numerosos cursos de água e fertilidade das terras - o atual município de Viçosa foi um dos pontos do Estado onde se desenvolveram obstinadas lutas entre os aborígines alagoanos.
No aspecto cultural, Viçosa é berço de destacados escritores e intelectuais de Alagoas, como Otávio Brandão, além de um importante núcleo de folclore. Com essa tradição cultural, destaca-se, principalmente, por suas festividades: Carnaval, Festas Juninas, Festa do Padroeiro Senhor do Bom Jesus do Bomfim (entre os meses de janeiro e fevereiro), Cavalhadas e Vaquejadas.
Entre as belezas naturais está a Serra Dois Irmãos, local onde historiadores supõem que teria vivido Zumbi em seus últimos anos, até a morte.
Viçosa tem ainda atração esporádica (não a dia nem mês estabelecidos) o trem de Viçosa, onde filhos da terra viajam juntos até o município e fazem um grande encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE-SE